8.1.25
A importância da visão de Pequenos Grupos Multiplicador
Texto : Lucas 10: 38-42 “ aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa”;
Precisamos fazer uma abordagem com um olhar atento ao ministério de Jesus e sua prática metodológica, por que de fato foi o maior exemplo de funcionamento e aplicação de um pequeno grupo multiplicador, Jesus liderou o seu PGM, mesmo em meio a uma multidão que o seguia onde quer que fosse.
Os membros de seu grupo não eram meros integrantes de uma multidão; eram homens que o seguiam com propósito, por cerca de três anos e meio, e buscavam compreender e por em práticas seus ensinamentos, mesmo que isto significasse sua autonegação. Um Pgm protótipo de 12 pessoas.
Após o Pentecostes ( sua preparação final), os membros de Seu grupo multiplicaram-se, mudando a história do mundo e a nossa sorte.
Durante a vida de Jesus na terra, residências comuns e simples eram usadas para a propagação do evangelho e para o discipulado de novos convertidos. Isso também aconteceu durante a expansão da igreja no livro de Atos, a participação e confiança de seu povo era fundamental para a facilitação da ampliação e expansão do evangelho.
Jesus modelou a importância do ministério nos lares para se tornar o exemplo prático de que o ministério de toda a igreja não precisa obedecer aos moldes e estrutura formais, litúrgicos e templários. Observa-se que quase tudo o que Jesus fez em seu exercício ministerial aconteceu nos lares, e não somente nos templos.
No texto base a bíblia vai relatar que Jesus seguia por um caminho até encontrar Maria, perceba Jesus sempre estava sendo seguido por uma grande multidão e ele sabia aquém procurava e onde ia.
Necessitamos ser assim como Jesus, devemos andar com objetivos traçados e com os mesmos propósitos, o nosso Cristo tinha a certeza de onde vinha e para onde estava determinado a chegar.
PROPÓSITOS, quais são os seus em relação a sua vida e ao seu Senhor Jesus?
Jesus estava em Betânia, cidade onde Pedro vivia e tinha acabado de designar uma missão importante a seus 70 discípulos para irem de dois a dois pregar a sua palavra, conforme Lucas 10:1.
Jesus delibera sobre seus discípulos a mesma palavra que esta sobre nós hoje, uma palavra profética, de autoridade onde ele tinha liberado a todos os seus discípulos em missão, creia ela está ainda de pé hoje, te desafio a exercitar a sua fé.
Amados irmãos, entrem nas casas exercitem sua fé e se for da vontade de Deus curem todos os enfermos, vers. 9, onde estiverem levem o poder de Deus, e anunciem a chegada e o estabelecimento do Reino de Deus, um exemplo para que vocês entendam é quando um representante do corpo de bombeiros, ou de qualquer outro órgão público entra em nosso lar, dizemos o bombeiro foi lá em casa, você precisa entender a dimensão em que você anda, quando um representante dos reinos dos céus chega a qualquer lugar ali se estabelece o reino de Deus.
No vers. 16 O próprio Cristo vai dizer que quem nos ouve, ouve o próprio Cristo, você realmente é boca de Deus para esta geração.
Você precisa ter consciência disto e te alerto para que tipo de palavra você tem emprestado a sua boca?
Voltando a o texto de Lucas 10, logo após ter esclarecido um Fariseu a respeito da vida Eterna e de quem era o seu próximo, Jesus retorna ao seu caminho e se encontra Marta, Ele iria visitá-la.
Jesus estava no povoado de Betânia a caminho de Jericó, conforme João (12:1), cerca de 3 km de Jerusalém sobre a estrada que levava a Jericó e à Transjordânia. Jesus devia visitá-las com frequência quando viajava entre a Galileia e Jerusalém. Marta era a irmã mais velha, que assumia a responsabilidade de dona de casa.
No vers 39. Fala que sua irmã Maria ouvia os ensinamentos de Jesus. A palavra grega (êkouen) para ouvir, significa que ela estava continuamente ouvindo o Mestre, ou que era seu costume fazê-lo. “Sempre costumava ouvir os seus ensinamentos” seria uma boa paráfrase.
Temos aqui a aplicação direta desta reflexão, tal qual Marta e Maria sempre teremos a nossa frente essa situação de pessoas que ouvem e as que não ouvem a nossa pregação, isso não é somente um privilégio seu e nem motivo para que você pare de anunciar as verdades de Jesus.
Muitas Martas e muitas outras pessoas estarão preocupadas com as coisas desta terra, isto não é ilegal, nem imoral e nem pecado, mas não é o mais importante veja Marta no vers 40. onde a palavra grega (periespato) indica separada ou afastada, portanto "distraída" ou "sobrecarregada".
Perceba que o que mais o mundo tem feito conosco é nos deixar sobrecarregados, Mas em Mateus 11:28 existe um alento para nós, Jesus nos convida, a trocar de fardo.
O ensino didático de Jesus nos dá com Marta no vers 41. Muitas pessoas em diversas ocasiões devem ser chamadas a ouvir sobre Jesus por diversas vezes, nesta narrativa de Lucas, Jesus repetiu um nome quando quis fazer alguma declaração extraordinariamente importante e da mesma forma ele fez em Lucas 22:31; e. Atos 9:4.
Ele nos ensina que não se pode parar no primeiro obstáculo
Fica então a oportunidade de assim como Maria escolher a melhor parte, permita o Senhor Jesus fazer parte da história de sua família.
Saiba que elas não sabiam, mas em João 11 Jesus realizaria um grande milagre que mudaria a história de suas vidas, permita que ele faça o mesmo por vocês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração
Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...
-
Texto João 21 1- 14 “ Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram n...
-
Texto: Juízes 6:11-16 Podemos perceber que ao longo de textos bíblico do Antigo e do novo testamento o nosso Deus, utiliz...
-
TEXTO: Marcos 3: 13-15 0 melhor método para discipular outros e o do Discipulador Mestre, devemos olhar para ele a fim de descobrir a ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário