13.9.25

O que acontece quando abandonamos as redes.

 

Texto João 21 1- 14 “ Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada”.

            Após a morte de Jesus na cruz muitos de seus discípulos tiveram sua esperança frustrada, mesmo após andarem com Jesus, realizarem milagres em nome de Jesus, testemunharem muitas maravilhas e conhecerem a lei a respeito do que deveria acontecer com o filho homem os discípulos abandonaram a fé e foram pescar, perceba que uma condição para que seguissem a Jesus era que eles deveriam largar as redes e passarem a ser pescadores de homens (Mateus 4:22), por um período de 3 anos assim eles o fizeram e presenciaram tudo aquilo que podemos perceber ao ler os textos bíblicos.

            Mas agora eles assumem a sua antiga profissão, voltaram a pescar pois tudo havia perdido o sentido.

            Dos 12 apóstolos fiéis de Jesus, sete dos discípulos que se encontraram no Mar de Tiberíades. Simão Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e dois discípulos não mecionados.

            A Perda da fé é evidenciada no vers.4, do capítulo 21 pois não reconhecerem Jesus na praia.

            Perceba no vers. 5 que quando somos chamados e perdemos a visão não temos sucesso em mais nada, pescadores sem peixe e com fome.

            No vers 7. Pedro coloca a sua capa pois estava nu, quando perdemos a fé ficamos nu diante dos homens e de Deus, a nossa humanidade é totalmente exposta. 

            Mesmo longe daquilo para o qual foram chamados Jesus continua os chamando de filhos, talvez você tenha se perdido pelo caminho, digo a você filho continua sendo filho.

            Mesmo sem entender, instintivamente eles ouvem a voz de comando do mestre, OBEDECEM, e lançam as redes.

            Jesus dá uma aula de sinais, rede do lado direito, pesca maravilhosa após a ordem, peixe assado na beira da praia, mesmo assim eles não percebiam os sinais,

            Quantas vezes em nossas vidas Deus nos dá diversos sinais e nós não percebemos e entendemos nada.

            Há um sinal profético de 153 peixes grandes na rede, é obvio que existiam os peixes pequenos, mas a bíblia enfatiza os 153 grandes peixes de diversas qualidades, entenda 153 é o somatório dos números de 1 a 17 inclusive (em outras palavras, o número triangular de 17 o que chamou a atenção para as propriedades simbólicas do número 17 - o número da lei (10) mais o número da graça (7); um dos que menciona, isto é, Agostinho. Jesus une a lei a graça e isso resulta em salvação.

            Até o ver 13 com partir do pão eles ainda tinham dúvida, até participar na ceia não devemos mais ter dúvida de quem é Ele, o batismo precisa significar maturidade, mas ao longo de nossa experiencia cristã não é isso que percebemos.

                        Queridos irmão é relatado no versículo 14 que Jesus já tinha aparecido três vezes a eles, é por aqui que concluímos a reflexão, muitas das vezes estamos realizando a obra do Senhor com uma convicção, percepção e objetivos errados, não entendemos que a obra não pode ser feita a nossa maneira e nem na força do nosso braço, o convite é para realizarmos, na força do poder dele Efésios 6:10, e andar após a ordem dele sobre a palavra Dele Lucas 5:5.

            Quando perdemos a fé corremos o grande risco de voltarmos ao caminho abandonado na Cruz.

 


Nenhum comentário:

Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração

  Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...