31.8.22
Do seu pouco o seu tudo.
Nesta parábola Jesus ilustra ao seus discípulos a importância do coração do homem esta alinhado com o coração de Deus,
Naquele texto os discípulos provavelmente estavam maravilhados com a beleza e as pedras preciosas que ornavam o templo Lucas 21:5-6 o históriador Judeu Flavio Josefo vai relatar que as pedras do templo, chegavam a ter quarenta côvados de comprimento por dez de altura. Isto seria cerca de dezoito de comprimento por 4 metros de altura, pense nisto, de fato deveria ser realmente muito lindo e muito precioso o templo para o Judeus, mas toda esta glória para Deus não tem valor nenhum, toda a riqueza, toda a glória de sua vida, todo o seu saber, toda a sua experiencia de vida para Deus não tem valor nenhum.
Mas em dado momento Jesus começa a lhes contar esta parábola sobre a viúva e sua atitude de depositar no mesmo altar que os ricos depositavam suas riquezas, suas duas únicas moedas. (situação da viúva a época de Jesus Legalmente ela era proibida de tudo e estava constantemente submetida a todas as punições civis e penais imagináveis, sujeita até mesmo à pena capital. Também nos momentos das refeições a mulher era isolada, pois ela não podia se alimentar ao lado dos homens).
Entenda o primeiro ensinamento ou princípio do reino de Deus nesta palavra onde o rico vai o pobre também vai, não existe diferença no reino de Deus.
Nesta palavra não quero me ater por muito tempo na arrogância e prepotência descrita no versículo primeiro de Lucas no ato dos ricos ofertarem, mas sim na visão do Cristo ante a oferta da viúva, alguns autores vão dizer que os ricos ofertavam toda a sua arrogância ali quando as moedas de grande valor caiam de suas mãos ao gazofilácio. Ofertava do que sobrava.
Moody vai dizer que a oferta da viúva era estimada em $ 0,01 de dólar americano em torno de R$ 0,05, cada moedinha quer dizer 10 centavos de real, você precisa perceber e entender que cada detalhe descrito por Lucas tem o seu real significado, nada na bíblia é solto, e tem valor profético enorme para nossas vidas. Por que então Jesus Cristo fez questão de dizer duas moedas de pequeno valor?
Quero você perceba que Jesus reconhece o valor do esforço que você tem feito por ele e que Ele entende também, quando não há esforço nenhum de sua parte.
Segundo princípio, nós não engamos a Deus em momento algum, você não está enganando a Deus, mas a si mesmo.
No versículo 3 “disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;”
Amados irmãos o templo tinha em média 162 m ² e existiam vários locais de coletas espalhados pelo templo de Jerusalém. Pense comigo que poder tem este Jesus, para afirmar que ela tinha ofertado mais que todos ali naquele lugar.
Mas para entender bem tudo isso que se passava nesta parábola você precisa ler Gen 2:1 “Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.” , Da parte de Deus ele tinha criado tudo e a partir de Gen 1:3, Deus começa a usar a sua voz para criar tudo do nada, o Barah de Deus , a capacidade de gerar as coisas do nada, e disse Deus haja luz e houve luz.
Hoje em meu entendimento Deus não deseja gerar mais nada do nada (BARAH) por que tudo que Deus faz é perfeito (Sl 18:30 a) e Ele já tinha criado tudo.
Deus por intermédio de Jesus passa a chamar o homem a ser coparticipante de tudo que ele viesse a fazer Mc 3:14 “E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar”. Deus gosta da parceria do homem.
Do tudo, Deus agora deseja gerar do pouco. Jesus Reconhece o valor da oferta da viúva pobre ele sabia que realmente era de pouquíssimo valor, duas moedas, valor irrelevante mas ele iria construir em cima de tudo que ela possuía, o seu tudo, o seu nada, do nada ao tudo, Deus vai começar a gerar e construir algo novo e bom na sua vida.
Não permita que seus medos e inseguranças, que a fala de pessoas próximas ou distantes, ou até mesmo que a aparente falta de oportunidades na sua vida o impeça de perceber o agir de Deus em você e através de você, entregue o seu tudo a Deus, mesmo que você pense ser nada, dez centavos, entregue, confie e espere em Deus, Ele vai fazer o milagre que você realmente necessita acontecer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...
Nenhum comentário:
Postar um comentário