Texto: II Timóteo 1:7
O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua apresentação formal como apóstolo do Senhor Jesus Cristo, não por vontade própria mas pela vontade do próprio Senhor Jesus, que a Ele Paulo revelada. Paulo dirige-se especificamente a Timóteo seu filho na fé ao qual ele nutria grande zelo e amor.
Esta carta de II Timóteo encerra um certo debate teológico, muito interessante sobre a questão da apostolicidade de Paulo, Deus o elegeu.
Apesar disto note que o próprio Paulo suscita no vers 3, que desde os dias de seus antepassados servia a Deus com consciência pura, e é importante ressaltar que mesmo servindo a Deus com uma consciência pura, nós podemos cometer equivocadamente atrocidades em nome de Deus.
Paulo faz Timóteo lembrar da fé ministrada ao seu coração, por intermédio de sua avó Loide e sua mãe Eunice. (Note que a palavra de Deus, jamais voltaria vazia ministrada por elas. Is 55:11)
Perceba que Paulo lembra a Timóteo que a sua fé e a nossa fé não deve ser de modo nenhum FINGIDA. O tempo em que vivemos é um tempo onde precisamos restaurar o caráter perdido a alguns anos, temos tido como povo de Deus um caráter duvidoso e inseguro, isto tanto no trato espiritual, quanto no trato social.
Tenho percebido que Deus nos imputou o uso contínuo da máscara, para cobrir nossas vergonhas, pois a face do homem chega primeiro em qualquer lugar.
Paulo clama e chama Timóteo a responsabilidade nesta segunda carta, pois na primeira referenda a presença de Timóteo em Éfeso, enquanto ele partia para a Macedônia, Paulo tinha instituído Timóteo para defender a Fé em Jesus de líderes que naufragaram em sua confiança, como Himeneu e Fileto, ambos insultavam a Deus com suas filosofias e fábulas, I Tim 1:2-4.
É por isso que desesperadamente suplica a Timóteo, DESPERTE o dom que há em ti, o dom adormecido, pois você é meu verdadeiro filho da confiança I Tim 1:2.
Paulo sabia quem era Timóteo, mas talvez Timóteo não sabia quem ele era.
Quem é você?
O versículo 7, do Cap 2, base desta reflexão irá nos revelar 4 pontos importantes para Timóteo, para mim e para você.
1º - Paulo lembra a Timóteo, que Deus é quem deu o dom espiritual.
Um espírito de temor (“delias” original em grego timidez), ou em algumas traduções de covardia.
Os tais não herdarão o reino de Deus. Ap 21:8
2º - Deus deu um espírito de fortaleza (original grego “dínamos”, power), mas prefiro a tradução de fortaleza (lugar de segurança e lugar fortificado, de onde olhamos protegidos para fora)
Você irá ver realmente o perigo, mas ele não lhe causará dano.
3º - Um espírito de amor (Agapos) amor incondicional, amor praticado por Deus a ser copiado e praticado também pelos homens, você deve tão somente amar;
4º - Espírito de moderação, controle próprio, equilíbrio, serenidade, carinho.
Precisamos ter de uma maneira bem definida em nossas mentes a diferença básica entre mudança e transformação.
Mudança altera temporariamente as características dos corpos envolvidos no processo.
Transformação, altera as características permanentemente dos corpos envolvidos no processo.
O Espírito Santo me fez pensar sobre o tema desta reflexão levando-me a relembrar alguns mergulhos feitos a profundidades de 3m, 7m e 10m, para melhor exemplificar a explicação.
Quando falamos de poder para transformar, é preciso entender que dependendo do pecado e da necessidade de transformação, ela só ocorrerá a medida que mergulharmos em níveis corretos de profundidade no Espírito Santo, pois Deus é irresistível.
Muitas pessoas que conhecemos são impactados pela presença e pelo amor de Deus, mas somente permitem serem mudados pelo Espírito Santo e não transformados, Elas não permitem ao Espírito Santo agir no nível de intensidade ideal em suas vidas.
Deus anseia que seus filhos, eu e você, seu povo, mergulhe em suas águas, em suas profundezas, para que o milagre aconteça por completo.
Assim como Timóteo você precisa ter a convicção, que o poder transformador da palavra de Deus e do Espírito Santo, pode restaurar a criação caída, não importando o mal que esteja envolvido ou comprometido.
Basta tão somente que anunciemos o desejo Dele, que é que a humanidade seja libertada e chegue ao pleno conhecimento da verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário