A Santidade no tratamento com o próximo (Lv 19: 18,34)
Na verdade Lv. 19 costuma ser chamando de Sermão do monte do AT Poderia ser facilmente considerado um texto de autoria de Jesus, se bem que, de certa forma, nenhum texto bíblico está fora desta condição. Este livro representa o ponto alto do amor ao próximo no AT, amor ordenado por Deus em termos claros e concisos. Cada ordem é seguida por: “Eu sou o Senhor”. O próprio Jesus considerou esta ordenança como segundo grande mandamento da lei de Deus (Mt 22:39)
1º - Honrando aos pais
A primeira advertência em Lv.19 é:”Cada um temerá a sua mãe e seu pai...”(v.2).Na verdade, este mandamento faz parte do decálogo (Ex.20:12), e contém uma promessa:”Para que se prolonguem os seus dias sobre a terra.”Este mandamento foi repetido à “geração nova”que nasceu no deserto (Dt5:3,16)e no NT, através do apóstolo Paulo, tornou-se um grande ensino para igreja do Senhor (Ef.6:2,Col.3:20).
2º-Ter uma vida justa
Em cada mandamento Deus procura nos ensinar uma vida de justiça:”Não fará injustiça no juízo”(Lv.19:15). O propósito divino era fazer o seu povo diferente das demais nações ímpias e pagãs que viviam naquela região; por isso Ele prescreve: Não oprimirás, não amaldiçoarás “. Para que isso se torne realidade o Senhor disse:”guardaras os meus estatutos”(Lv19:19). Isso também serve para nós , pois somente guardando a palavra no coração, seremos santificado para vida reta e justa (Sl.19:11,João17:17)
3º-Respeitando toda liderança instituída por Deus
Amigo Jesus te ama e quer mudar a história da sua vida, com fez com aminha até o próximo estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário