1.5.08

Estruturação do Estudo

Levítico tem por objetivo singular de convocar o povo de Deus para santidade pessoal. Esse estudo deve nos levar a uma reflexão sobre qual tem sido a nossa conduta diante do Senhor, a nossa santidade e a nossa devoção perante o Deus Santo I João 3,9.

Cenário religioso

Recém saídos do Egito idólatra, os Israelitas com marcas em suas vidas sociais e profissionais, passaram o primeiro ano nas montanhas desertas de o Sinai. Os teólogos chamaram este ano de “teológico”, pois nele o povo recebeu uma quantidade enorme de verdades religiosas (pequena semelhança com 2006). Em vez de irem diretamente para Canaã, foram levados pela coluna de fogo e a nuvem de fumaça rumo ao Sul, para o Sinai antes de encontrarem um inimigo num conflito armado, precisavam de uma comunhão especial com o Senhor. Para que isso acontecesse. Deus proveu para eles comida, água, vestiário e saúde, a fim de afastá-las da idolatria e ensinar-lhes os caminho e o caráter do Deus único e verdadeiro.

Havendo recebido a lei e o tabernáculo, precisavam ser instruídos quanto à adoração e culto no santuário, e quanto`a maneira de ter uma vida de santidade.

Santo Por Que Eu Sou Santo

A Sagrada Escritura tem seu ensino sobre santificação sempre levando para a necessidade de separar-se do mundo, por isso, Deus chama a atenção do seu povo: “Fala a toda congregação dos filhos de Israel e diga-lhes: sede santo porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2)

Na verdade Deus não está falando no sentido literal de “santo”, mas sim do nosso comportamento, da nossa reverência, da nossa entrega total e plena e do nosso desejo de buscá-lo. Faltando a santificação o crente começa a perder a reverência diante das coisas de Deus.

A Santidade é uma exigência Divina?

Sim. Pois como nós vimos, é o próprio Deus que nos chama a essa santidade, e não o pastor ou o nosso líder de ministério, que são apenas instrumentos que Deus usa assim como usou o seu profeta Moisés. (Lv. 19:1); Deus exige que seu povo seja santo. A santidade bíblica significa separação para o uso e posse de Deus, isto é, o crente em Cristo passa a pertencer a Deus e também a servi-lo (At. 27:23)

A Santidade é um objetivo divino?

Sim, porque quando tirou o seu povo do Egito, Deus tinha um objetivo muito especial, pois este mesmo povo deveria ser um exemplo para que todas as nações vissem quem era grande Deus, que se fazia presente na vida de Israel. (Lev 19: 35-37). Isso não é diferente hoje, porque Deus quer que sejamos exemplo, diferentes em uma sociedade corrompida na qual o que é errado passou a ser certo, e o certo, errado. Será que temos sido esta geração que o apóstolo Pedro diz em I Pe 2:9?

Um comentário:

carlos eduardo disse...

a verdade é que me pergunto se aqueles que se dizem povo de Deus entendem essas categorias de Deus? acredito que a maioia nao. sem dúvida santidade é ter respeito pelas coisas de Deus, amor profundo por Ele e Diante D´Ele. nós vamos pecar, sempre, todos os dias, nao gostamos disso, se temos o Espirito de Deus, mas inevitavelmente vamos pecar. me parece que hj existe uma idéia cruel para que sejamos igual a Deus. sim isso é cruel, pq impor as pessoas (os leigos) uma santidade impossivel faz dos líderes possoas melhores, o que nao sao! sao exatamente iguais. por isso jesus a revelaçao maior, a palavra auto-interpretada, a visao de Deus plena, apenas por bondade e um olhar misericordioso oferece autoridade e poder, amor e paz, para paulo, pedro, joao, mateus etc... Deus sabia q nunca seriam SANTOS na terra como Ele É, mas isso nao impedil de paulo escreve aos Santos de gálatas, de efesios .... os filhos de Deus, os trigos de Deus , os q amam a Deus sao santos, sao imagem restaurada de Deus pq Ele quis assim em Cristo.

VALE A PENA?

  TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...