Texto: Lc 12.16-21.
Uma das palavras mais propostas pela nossa sociedade contemporânea é juntar, projetar e investir, perceba que todos nós desde muito cedo somo motivados a ter uma visão quase profissional sobre educação financeira somos quase mestres em ciências atuariais (Atuários utilizam modelos para quantificar riscos futuros, como mortalidade e catástrofes, definindo prêmios e garantindo o equilíbrio financeiro de empresas), quem não tem prática está fora da moda, mas tudo isso não como primícia de uma proteção para os acontecimentos imprevistos de nossa caminhada humana (sinistros), mas para ter para ser, eu sou pelo que tenho.
Perceba que desde jovens, todos são conduzidos a acumular mais e mais, se você olhar para a sua vida notará que até mesmo nas emoções somos acumuladores e isso tem trazido muitos danos para a vida de muita gente boa.
Jesus vai nos contar uma parábola para explicar que a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens ou das coisas que acumulamos e consideramos ser importantes para nós. A bíblia vai dizer que Jesus sendo rico se fez pobre (2 Coríntios 8:9), nasceu em uma região miserável tão pobre que não constava nem nos mapas da época, nasceu em Nazaré, por chacota era chamado de Jesus de Nazaré, e pasmem realizava movimento pendular junto com seu pai para com certeza trabalhar em Jerusalém, Nazaré x Jerusalém 150 km, Reza Aslam vai comentar sobre isso em seu livro Zelota – A vida e a época de Jesus de Nazaré, talvez você perceba algo similar com sua vida, talvez você realize Duque de Caxias x Centro do Rio.
Jesus vai falar de certo homem rico que produziu muito e não tendo como armazenar sua colheita, construiu celeiros ainda maiores, confiante de que estaria garantido por muitos anos, queridão até ai não existe nada demais, irmão quem não estaria feliz “Pacas” deu tudo certo, não existe nada de ilegal nisto, mas quero alertar a você que o evangelho se descobre nas entrelinhas. O filho do homem não tinha nem onde reclinar a sua cabeça (Lucas 9:58), dormia por ai em casa de amigos.
Jesus vai chamar aquele homem de louco, pois guardava para si riquezas e não era rico para com Deus, você precisa perceber que Jesus tinha uma vida totalmente aquém das pressões daquela sociedade e que também são as mesmas deste tempo, ter dinheiro.
Tenho descoberto que Deus do propósito e não coisas alinhadas somente com nossas vontades egoístas Tiago 4:3, que diz: "Pedi, e não recebei”…
Deus tem nos conduzido a um entendimento profundo a cerca deste tema, fazemos quase tudo errado, QUANDO TENTAMOS SER DONOS DE NOSSOS NARIZES, João 15:5b, quando Jesus diz nada, é nada mesmo.
Jesus chama aquele homem de louco por que todo o seu esforço, não terá valor de nada, ele não poderá decidir em nada relacionado a suas conquistas após a sua morte ou até mesmo se estiver acamado, irmãos temos empregado força demais em coisas que não tem valor nesta vida. Mateus 6:19.
Querido é ano de Semear a terra, Deus já lhe deu as sementes, você tem o segredo do sucesso, a chave já está em suas mãos, é o conhecimento de quem é Jesus, vamos gastar energia naquilo que realmente tem valor eterno.
Paulo declara que mais bem-aventurada coisa é dar do que receber, At 20.35. A palavra-chave no reino de Deus não é juntar e sim repartir. Não pense apenas em dinheiro. Reparta também seu tempo, seu ouvido, a palavra e tudo aquilo que Deus lhe deu. Reparta com seu próximo.
Perguntado sobre quem é o nosso próximo, Jesus contou a parábola do bom samaritano.
Você conhece bem esse enredo, então aja.
Invista em Deus, sejamos ricos em Deus, depositemos nossas riquezas em Deus.


