Texto: Mateus 19:6 “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”.
No capítulo anterior do texto lido Jesus em seu discurso na Galileia Jesus estava falando de perdão, da necessidade do homem de Deus em andar no caminho do perdão.
Não existe falar de casamento sem abordar o tema perdão.
Jesus estava falando da oportunidade de quem está no poder de abençoar quem esta abaixo, ou seja, de quem está com a razão, em ser misericordioso e não um executor cruel.
Quantas vezes em nosso relacionamento conjugal estamos com a razão e não perdemos a oportunidade de pisar e humilhar ao próximo, que dizemos que amamos.
Voltar ao dia do sim é estar disposto a perdoar e voltar ao estado original do amor. O texto de Mateus 19:6, nos indica a metáfora, que casar é a mesma coisa de se colar duas folhas, com uma cola muito forte e quanto mais tempos juntos a separação das folhas trará marcas e pedaços da outra folha para sempre.
É melhor restaurar do que começar de novo, Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Mateus 9:16, os recasados mesmo que não saibam são marcados, (Bens, filhos, dores e etc).
Esta passagem sobre o divórcio e tão difícil, que há tantas interpretações diversas, fundadas e infundadas explicadas individualmente por estudiosos, teólogos, pastores e curiosos e por diferentes ramos da igreja cristã, que me permito ter que não expressar opinião sobre ela neste momento, temendo fazer-me culpado de aumentar a confusão exegética e eclesiástica, na mente de cada um vocês aqui nesta noite.
Farei como Jesus considerando que o propósito de Deus exigido é que o homem e a mulher fossem uma só carne, qualquer ruptura no casamento contraria a vontade de Deus (físicas como dormir em quartos e camas separadas sem sexo, emocionais seus desejos são de outras pessoas e espirituais não tem vida espiritual comum). Gn. 1:27 primeiro ele cria homem e mulher e não uma terceira via e depois essa criação segue o rito natural e se une em uma só carne Gen 2:24.
Não desejo no momento a discutir outra união que não seja entre homem e mulher.
Deus institui o casamento antes de existir qualquer lei, o casamento está acima das leis humanas e ele tem quatro objetivos implícitos:
(1) para continuação da raça (Gn 1:28);
(2) para companhia e alegria (Gn 2:18);
(3) para evitar a fornicação (1 Co 7:1-6); e
(4) para mostrar o relacionamento entre Cristo e sua igreja (Ef 5:22-23).
O desígnio original de Deus era que um homem podia casar-se com uma mulher, e apenas a morte quebraria essa união (Rm 7:1-3), desígnio original e outros desígnios devem ser esgotados a luz da palavra.
O casamento é basicamente uma união física (Rm 7:5), embora também deva ser união de mente e coração. O espírito se une a Deus, logo o casamento passa pela vontade voluntária, se deseja estar casado.
Os laços do casamento são até mais fortes que os familiares, pois o homem deve deixar o pai e a mãe para unir-se a sua mulher.
Voltar ao dia do sim é restaurar esses quatro objetivos:
1. Dar continuidade da raça, dentro do possível e da realidade de cada um, não somente com a ideia de povoar a terra, mas em replicar os valores da palavra de Deus, pois o homem sem Deus está morto em seus delitos Efésios 2:1
2. Companhia e alegria - O Amor compreendido em sua essência verdadeira nos revela que casamos para ficarmos juntos, e o mundo e suas aflições têm enganado alguns que a paz e o prazer está em se colocar solitário, viva e crie estratégia para estarem sempre juntos
3. Evitar fornicação, Meus irmãos cada homem e cada mulher tem uma tempera ou uma pegada diferente, desejoso de evitar comparações, desejos e cobiças o Senhor tenta proteger a humanidade.
4. Como o nosso Deus é um Deus didático ele nos ensina fazendo. (Ef 5:22-23). Mas pastor sou divorciado e agora estou em pecado? Querido e amado irmão o nosso Deus é um Deus de oportunidades, precisamos entender o que diz em Romanos 6:19 “ Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação”.
Para os divorciados entenda esse seu novo momento, como uma oportunidade dada por Jesus ande como servo da Justiça.
Ir de volta ao sim é aproveitar a oportunidade que Deus nos dá hoje de recomeçar e andar em santidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário