10.2.25

O poder de nossas palavras



Texto: Tiago 3 

 O poder das palavras 
       Meus irmãos nós não temos a real noção do poder das palavras que proferimos não importa se de maneira consciente ou inconsciente, na grande maioria das vezes não paramos para refletir sobre o quanto elas podem nos ajudar, atrapalhar e mexer com as nossas emoções. 
       As palavras são tão poderosas que o nosso brado podem derrubar muralhas como em Josué 6:20.
A palavra é tão poderosa, tão forte que em Num 11:20 fez com que o povo comesse carne, até nãao aguentar mais ou que fossem todos queimados vivos em Num 11:3.

 Porém, não se pode negar de fato que elas refletem nossos sentimentos e são determinantes para que a nossa vida tenha ou não sentido. O Escritor Argentino Alberto Manguel vai citar que a Psicologia diz que as palavras têm um poder determinante: elas podem tanto construir um ótimo relacionamento ou caráter, como também os destruir. 
    Existe a coisa fácil e existe a coisa certa , fazer o certo as vezes não é fácil e hoje lhe convido a fazer a coisa certa, mesmo que seja muito difícil.
   Como seres humanos que somos temos a linguagem como a capacidade de comunicação com os demais. Expressamos vontades, angústias e sentimentos através dela, apesar de usarmos outros códigos de comunicação a linguagem falada expressa tudo. 
   No caso das palavras, quando construímos uma frase e a proferimos, ou escrevemos para alguém, na verdade estamos “transbordando” uma parte do nosso inconsciente, e esse transbordas mesmo que não desejamos traz consigo série de vivências e emoções, que se convertem em uma determinada mensagem. 
    Alguns profissionais treinados e experimentados conseguem captar tudo isso facialmente; então isso é percebido pelos outros não só pelas palavras que selecionamos, mas também pelo jeito como as dizemos: o tom de voz certo pode alertar, ao mesmo tempo que pode aliviar ou estimular. 
    E nesse jogo da comunicação, o poder das palavras está em justamente captar qual é a necessidade que o receptor tem, para fazer o uso correto delas. 
    Como seres humanos conscientes cristãos ou não, não podemos simplesmente falar “o que nos dá na telha”, sem filtros. Isso pode gerar consequências desagradáveis ou magoar pessoas queridas. 
    Mas por outro lado, muitas vezes um relacionamento se torna difícil pela ausência de diálogo – já que elas também são uma forma de demonstrar amor e nossas frustações. 
    NÃO TENHA MEDO!
   Não tenha medo de se auto examinar, pois o medo é algo bem antigo na raça humana, NÃO É UM SENTIMENTO NOVO, seu Primeiro registro foi em Gen 3:8 (Tive medo) 
    Pastor então como devemos usar as palavras corretas?  Ler Tiago Cap 3
    Na verdade, a espontaneidade é maravilhosa: ela indica naturalidade e originalidades combinadas e faz com que a gente se diferencie dos demais. 
    O problema está no fato de deixar a sinceridade rolar solta, sendo inconsequente principalmente em momentos de conflito. 
    Controlar, administra e pesar as palavras é determinante para manter relacionamentos saudáveis: seja com seu/sua parceiro(a), amigos ou familiares ou irmãos em Cristo. 
    Tiago vai nos alertar de uma maneira bem clara sobre tudo isso. 
     Uma dica de ouro para saber se as palavras estão ou seu lado é observar a reação das pessoas com mais cuidado. Tenha uma certeza que quando as palavras de carinho, encorajamento e frases de amor são proferidas, as pessoas reagem muito melhor. 
    E se você perceber reatividade ou tristeza por meio da sua comunicação, é hora de reavaliar! 
    Afinal, palavras positivas realmente tem o poder de estimular, enquanto as negativas freiam e podem também nos afastar de quem nos é querido. 
    Tiago no capítulo 3 de seu livro inicia alertando que a cobrança será muito maior para todas as palavras daqueles que se julgam mestres e é interessante perceber que todos que falam demais se julgam os grandes donos da verdade e nunca estão sujeitos a qualquer mudança em seu comportamento.      No versículo 2 ele é muito claro se você não tropeça no seu falar você é um ser perfeito, ele usa uma metáfora da mudança de direção de um grande navio se á pela ação de um pequeno leme. 
    Ele compara o leme a nossa língua e aos estragos que ela pode causar em nossas vidas e das pessoas que nos cercam. 
    Vamos ver nos versículos a seguir no capítulo 3 a causa de sermos inconsequentes 
    A palavra nos alerta que perecemos por falta de conhecimento e em Oséias 4:6 traz um recado para nós. 
     Deus nesta palavra te exorta a crer e praticar a palavra e em Salmos 119:66, Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos. Até Davi pediu ao Senhor bom senso em suas ações nós devemos então fazer o mesmo. Que Deus nesta noite te de força e coragem para abraçar a sua verdade e segui-lá.

Nenhum comentário:

Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração

  Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...