20.2.25
EU SOU GERAÇÃO PROFÉTICA
Joel 2:28
Josué 24:15b Podemos observar que Deus fala do seu cuidado com o povo de Israel do vers 2 ao vers 18.
Para entendermos o ideal de Deus para as mulheres de hoje, será abordardo
Três pontos que destacam esse objetivo. Primeiro - Instrução a obediência a palavra de Deus, a palavra instruir no hebraico significa Yarah dar a direção, apontar para o alvo, iniciar.
No livro de Salmos cap 45 de 13 a 17 existe uma instrução de como deveriam se portar as princesas do povo de Israel. Amados cabia as mulheres hebréias, conduzir, ensinar, ministrar as crianças a tomarem os lugares ocupados por seus pais, (Sl 45:16). O ensino ocorria enquanto o homem saia para guerrear, caçar, plantar, na verdade prover o sustento da família. (por isso a necessidade das mulheres serem hebréias, para que as verdades de Jeová, penetrassem na vida das crianças). conforme, Dt 7:3, Nm 25 1 a 5, Gn 24:3.
Minhas irmãs, a mulher hebréia entendia que não existia demérito em ser cuidadora do lar, mas sim uma grande honra era ter essa atribuição, pense bem, ser responsável pela formação futura de uma nação é algo extremamente importante. (quem tem formado hoje nossos filhos?).
“ Existia um costume antigo no povo hebreu que as parteiras passavam suco de tâmara nas gengivas dos bebes recém nascidos para que eles pudessem pegar o peito de suas mães rapidamente ao nascer”. A bíblia exorta, a mulher a interferir e influenciar positivamente, na vida de seus filhos e maridos. A influenciar nos relacionamento, namoros e na relação com os amigos e etc, tudo isto tendo como base a Lei do Senhor.
- Ensinar e aconselhar – Tt 2:3-5, a agir em diversas outras situações – Sl 34:19.
– Se Deus livra sendo pai imagine as mães.
Terceiro – Deus quer que as mulheres sejam vencedoras- Atos 16:6. O Espírito Santo conduziu o apóstolo a ela. E Atos 16: 13 – 18. Lídia era um comerciante natural da cidade de Tiatira (Gde. centro de manufaturados) Por ser uma vendedora de tecidos coloridos ela era bem relacionada com a classe alta de sua cidade, na verdade bem sucedida e temente a Deus. A grande diferença para os dias de hoje é que muitas mulheres cristãs são bem sucedidas mas não são tementes a Deus, querem acima de tudo, silicone, lipoaspiração, plásticas, jóias, implantes, carros, restaurantes e todo o tipo de luxúria fora da vontade de Deus. Minha querida entenda que Deus quer que você seja de fato vitoriosa e vencedora, que tenha realmente muito sucesso, mas não quer que você se esqueça que Mateus 6:35, também foi escrito para você, saiba existe um caminho muito mais excelente que é de servir e amar a Jesus.
19.2.25
ENCONTRANDO A NUVEM DE GLÓRIA
Essa palavra tem como objetivo levar as pessoas a se arrependerem de um estilo de vida errado, contrário à palavra de Deus. Não se enfoca pecados específicos, mas todo um estilo pecaminoso.
Introdução
a) Qual seu objetivo aqui?
Com certeza quando você foi convidado a estar aqui passou pela sua cabeça o porquê de vir nesse lugar. Às vezes pode ser para descansar. Aqui é um bom lugar para isso. Pode ser que é simplesmente para satisfazer alguém, afinal a pessoa que te convidou é seu amigo e você não gostaria de desapontá-lo. Às vezes veio por curiosidade, alguém disse que era muito bom e pronto, você veio. Pode ser ainda que você foi obrigado a vir ou por seus pais ou pelo seu cônjuge. Eu diria que ainda que pode ser que você veio aqui porque está cansado da vida e quer mudança de vida. Espero que seja esse o motivo.
b) Qual o nosso objetivo com vocês?
Talvez nós nunca vamos saber o porque de você estar aqui, porém nós falaremos claramente para vocês o nosso objetivo de tê-los aqui. O intuito é que vocês tenham um encontro com Deus. Faremos todo o possível para que isso aconteça. Nós não podemos encontrar Deus por você, mas podemos criar as condições para que isso aconteça.
c) Você já experimentou de Deus?
A bíblia diz em Salmos 34:8 para provarmos do Senhor e verificarmos o quanto Ele é bom. Você já experimentou do Senhor? Então experimente e veja o quanto o Senhor é maravilhoso.
A bíblia também diz em João 7:37-39 que quem tem sede venha a Jesus e beba. Você tem sede de alegria? Você tem sede de paz? Você tem sede de esperança? Então venha a Jesus e beba. Jesus sacia a todos os que tem sede inclusive você. Mas Ele aguarda que venha.
1) A história de Jacó
Vou contar a história de um homem que experimentou e viu que Deus era bom. Seu nome era Jacó. Era filho de Isaque e Rebeca, irmão de Esaú que era gêmeo com ele. Jacó nasceu alguns minutos depois de Esaú, por isso Esaú era o filho primogênito. Naquela época o filho primogênito herdava toda a herança dos pais. Por isso Jacó achou que ele foi prejudicado desde seu nascimento. E eu diria que ele começou a desenvolver um estilo de vida meio que não muito correto. Ele gostava de levar vantagem em tudo que fazia e sempre estava na espreita para tirar vantagem de alguma oportunidade.
Talvez você também possa ter desenvolvido um estilo de vida assim. Às vezes por motivos semelhantes ou quem sabe por outros motivos. O que importa é que você chegou à conclusão que se você não cuidar do que é seu ninguém fará isso, e mais, para defender o que pode ser seu, vale qualquer coisa.
No caso de Jacó, esse tipo de vida trouxe a ele vários problemas. Um dia ele enganou o irmão, depois ele enganou o próprio pai, e por isso, o irmão dele disse que o mataria, fazendo com que ele fugisse da casa de seus pais e mudasse para uma terra distante.
Quantos de nós não estamos como Jacó, fugindo de problemas? Às vezes é um casamento que não dá certo, uma família que nunca pode contar com ela, uma vida financeira que sempre está no buraco e assim por diante. Jacó fez isso por 20 anos. Um dia ele resolveu voltar e encarar sua família. Dessa forma voltou para a terra de seus pais. Quando ele estava já perto, ele mandou alguns mensageiros para irem à frente avisar que ele estava chegando. Esses mensageiros foram e voltaram até ele dizendo que o seu irmão, aquele que queria matá-lo a 20 anos atrás vinha ao encontro dele com 400 homens. Imagine o que passou pela cabeça dele naquele momento, pois é, é exatamente isso que passa agora pela sua. Jacó ficou desesperado com aquela notícia. Será que também não tem vindo ao seu encontro alguém com 400 problemas e você não sabe o que fazer e por isso está tão desesperado quanto Jacó ficou naquele dia?
Jacó naquele dia ficou tão desesperado que ele buscou a Deus para que o livrasse daquela situação. Jacó não era um homem religioso. O seu pai era, ele, porém, conhecia Deus de ouvir falar. Nunca tinha tido uma experiência transformadora de vida com Deus o que ele tinha tido até então eram experiências de trocas com Deus. O Senhor me dá isso que eu te dou aquilo outro. Mais uma vez esse pode ser o seu caso. Ainda não teve uma experiência de um encontro real com Deus, mas apenas algumas graças recebidas Dele.
2) Como foi essa experiência de Jacó
Pregamos aqui na quinta passada que A bíblia diz que Deus não tem sombra de variação, ou seja, o que era ontem é hoje e o será eternamente. Então se Jacó teve um encontro profundo com Deus que mudou a vida dele, caso nós façamos da mesma forma que ele, nós também teremos um encontro com Deus e seremos profundamente abençoados por Ele.
Gn. 32: 22-31
Como foi esse encontro e quais as condições para que esse encontro acontecesse?
a) Vs. 22-24a - Em Peniel Jacó ficou só (Solitude).
A bíblia diz que Jacó passou tudo o que tinha, mulher, filhos, empregados, suas posses, para o outro lado do rio, porém ele ficou só onde estava. Essa é a primeira condição para que alguém tenha uma experiência com Deus. Ficar só. Isso aponta para esquecermos as coisas naturais, as pessoas à nossa volta e levar nossos pensamentos só a Deus. Se estivermos preocupados com as pessoas à nossa volta com certeza nunca encontraremos com Deus. O encontro com Deus é pessoal e individual. Eu não posso ter um encontro com o Senhor por você. Só você pode ter um encontro com Deus para você mesmo. Esqueça de tudo agora e busque o Senhor como Jacó fez. É só você e Ele.
b) Vs. 24 - Em Peniel Jacó lutou com Deus até surgir o
amanhecer (disposição/passividade) porque tinha objetivo
A segunda condição é a firme disposição para que isso aconteça. A bíblia diz que Jacó lutou toda uma noite para que o Senhor o abençoasse. Isso aponta para uma disposição inarredável de buscar a Deus até que encontre. Jacó não desistiu no meio da noite, ele perseverou até ao amanhecer. A passividade nunca conquista nada em Deus. Você quer ser abençoado? Então lute para isso diante de Deus. Sabe qual é o tamanho de sua noite? Ela começa hoje. Não desista, o Senhor está aqui como estava ali na pessoa daquele anjo junto com Jacó.
Mas porque Jacó teve tanta disposição? Porque ele sabia exatamente o que queria. Ele tinha objetivo. Ele queria Deus e a benção de Deus. Por isso ele foi tão perseverante. Você tem objetivo? Se não tinha agora deve ter. Se tem persevere nele até que alcance. Sem objetivo, sem encontro com Deus.
c) Vs. 25 - Em Peniel Jacó foi desconjuntado por Deus (retirado a sua força).
A bíblia diz que Jacó foi desconjuntado por Deus. Essa é terceira condição. Perder a força natural. Às vezes nos achegamos a Deus com muita força de luta, porém tudo humano e Deus em sua sabedoria tira isso para que possamos entrar no sobrenatural e encontrá-lo ali. Quantas vezes Deus dá um nó em nossa insensibilidade ou incredulidade ou ainda em nossa inteligência para que possamos nos quebrantar e fluir nas coisas que vem do Espírito? Se isso acontecer não tente resistir ao Senhor, simplesmente deixe que Ele o toque. Você nunca mais será o mesmo. Quantas coisas pré-concebidas nos afastam de Deus. Não deixe que isso aconteça.
d) Vs. 27-28 - Em Peniel somos confrontados.
Quando Deus viu que Jacó estava só, objetivo e muito bem disposto e ainda sem sua força natural, Deus resolveu conversar com Jacó para saber se ele poderia ser abençoado e perguntou para ele qual era o nome dele. Essa é a quarta condição. Jacó disse que era Jacó. “Eu me chamo Jacó”, foi a resposta dele. Alguém pode perguntar porque Deus queria saber o nome dele. Afinal Deus já não sabia? Deus sim, mas será que Jacó sabia? O nome Jacó significa “enganador”. Naquele tempo o nome da pessoa representava a personalidade da pessoa. E o que Deus na verdade estava perguntando para Jacó era se ele sabia quem ele era.
Será que você sabe quem é você? Se pudéssemos te dar um nome que o representasse, qual seria esse nome?
Será que “o mentiroso” te representa?
Ou talvez “o esperto”
ou “o cobiçoso” ou “o ignorante”
ou “o infiel”
ou “o sensual”
ou “o adúltero”
ou “o inconstante”
ou “o independente”
ou “rebelde”
ou “o desobediente”
ou “o não se mistura”
qual nome representa você diante das pessoas? Como você é conhecido pelos que te conhecem? Quem é você?
e) Em Peniel Jacó reconheceu quem era, e se arrependeu.
A quinta condição e a mais importante foi o reconhecimento de Jacó naquilo que era. Jacó sem demora disse que ele era alguém que vivia enganando as pessoas e por isso ele precisava de Deus para desesperadamente mudar de vida. Ele reconhecia que o que vinha acontecendo com ele na maioria das vezes eram consequências de suas próprias atitudes erradas. Ele reconheceu quem era. E mais, se arrependeu do que era. Você reconhece quem é e se arrepende disso para que sua vida seja mudada e você receba a benção do Senhor sobre sua vida?
Só existe uma classe de pessoas que Deus ouve. Não são os ricos ou os pobres, não são os analfabetos ou os cultos, não são os negros ou os brancos, não são os empregados ou os desempregados, a única classe de pessoas que Deus ouve são os sinceros e quebrantados. Esses, Deus não só ouve, mas também os abençoa. Você quer ser sincero com você mesmo e se arrepender do estilo de vida que você leva e que sabidamente é contrário à palavra de Deus e por isso tem trazido tantas complicações para você e para os que te rodeiam?
Esse é o ponto. Quando queremos ser transformados por não aguentarmos mais o estilo de vida que levamos, Deus está pronto para nos transformar, porém há necessidade de arrependimento. Arrependimento não é remorso. Remorso produz tristeza que leva à morte. Arrependimento produz tristeza que leva à vida, pois é produzido pelo Espírito de Deus.
Reconhecimento e arrependimento é a resposta certa diante de Deus. Deus está aqui para te abençoar, porém Ele quer ouvir tua resposta à pergunta Dele: quem é você? Seja sincero e responda a Ele.
f) Em Peniel finalmente, somos abençoados (nosso caráter é mudado e a nossa vida é salva).
Vs. 28 – Israel (nome mudado) uma nova história;
Vs. 28-30 (salva) a vida foi salva.
Quando Jacó deu a resposta certa, quando ele foi sincero diante de Deus, quando ele reconheceu quem era e se arrependeu, o que aconteceu ali foi algo espantador. A bíblia diz que Deus virou para ele e disse: seu nome não será mais Jacó e sim Israel. Jacó significa enganador. Israel significa príncipe de Deus. Essa foi a mudança radical de vida, em Jacó.
O melhor é que a mudança não levou 30 anos para acontecer. Ela aconteceu ali mesmo. Só Deus pode operar algo tão rápido e tão maravilhoso na vida de uma pessoa.
Deus está aqui e deseja fazer o mesmo com você. Só depende de sua resposta para Ele.
Qual é seu nome? Quer falar bem aqui para Deus? Então venha.
Apelo.
Ministração não é escrita por mim, mas irei usá-la.
11.2.25
Não se engane
Texto Tiago 1: 16-18
Tiago ao escrever a sua carta universal destinada as 12 tribos espalhas, vem revelar o desejo do Deus criador em fazer-nos entender, que Deus nos criou que ele nos gerou para andarmos na verdade para que fossemos a sua primícia.
Neste tempo agitado em que vivemos, as corrente de verdades proeminentes deste tempo, deste mundo hodierno, nos força a crer que a nossa vida, nossa vida espiritual, emocional, nossa saúde emocional deve estar em segundo plano.
O mesmo Tiago vai dizer em Tg 1:10, que este o sistema deste mundo que nos governa no coage a buscarmos o que é transitório.
Perceba se você estuda muito. Trabalha muito, se empolga muito, em sua grande maioria de vezes é para obter, prazer, riqueza e conforto.
Queridos as circunstâncias terrenas são transitórias, Tiago começa a nos dizer “ NÃO VOS ENGANEIS em outras traduções” “ Não errais”, meus amados muita gente boa esta enganada a nossa volta.
Irmãos esta semana presenciamos vide mídia escrita, falada, TV, internet e etc uma tragédia, um advogado gaúcho desejava voltar para casa, uma viagem simples de São Paulo para Porto Alegre.
Minha pergunta existe alguma ilegalidade neste desejo, claro que não! Acredito que ele tenha trabalhado e se esforçado muito para adquirir seu patrimônio de R$ 45.000.000,00 e tinha todo o direito de deseja passar o seu descanso merecido com seus amigos e familiares.
Mas infelizmente a nossa vida sempre é interposta por tragédias pequenas e grandes. Irmãos quantas tragédias entram em nosso caminho e as vezes são tão graves que o que podemos fazer?
Mas e a eternidade?
Novamente repito o vers 16 “ Não vos enganeis” é interessante que Tiago acomselha aos irmãos da igreja, “ Meus queridos irmãos”.
Desejo alertar, que esta palavra não é apenas destinas a um grupo específico de pessoas, não é somente destinada a jovens ou adolescentes, mas para todos nós.
Quantas atividades, carros para lavar, casas para pintar, faculdades, investimentos, terrenos e etc, tem roubado o melhor de nós, Tiago vem nos lembrar que tudo o que temos e que recebemos vem do PAI DAS LUZES veers. 17,
Deus é um pai bondoso, zeloso, amoroso, que sabe o que realmente precisamos e necessitamos esse Pai QUE AMA a nos dar bosn presentes, um Deus que ama nos servir,
Pai das Luzes Maior e mais presente qu os astros, que o SOL que a LUA, Um Pai que não se esconde de nós, sempre nos revelando seu desejo.
Ele nos diz, que jamais muda de opinião, ele jamais muda de ideia, sem variação e sombra.
Quantas vezes eu e você mudamos de ideia,” como somos inconstantes” uma hora amamos uma pessoa de nossa a nossa alma, outra hora a odiamos com todas as nossas forças.
Uma hora amamos um carro, uma casa, um sonho e outra hora dizemos me arrependo de ter comprado.
Uma hora dizemos nunca tomei uma decisão tão assertiva em minha vida, outra hora dizemos foi a pior escolha que fiz na minha vida.
Tiago afirma que em Deus não pode, não deve existir variação, isso para nós é uma benção, pois, com certeza, todos nós já demos diversas oportunidades para Deus desistir de nós
Mas João 6:37 nos trás paz.
Que segurança e que paz que o nosso Deus nos dá em não agir como nós, com tanta inconstância, onde toda hora revogamos o que prometemos, chegando ao ponto de negarmos a nossa fé.
Enfim, é desejo dele. ELE NOS GEROU para triunfarmos nele em tudo.
Luzes é igual à verdade, não existe outro caminho. Deus te convida nesta manhã a ser como ele, ande na luz ande na verdade, trilhe o caminho da Luz.
Ande sem rixas, mentiras, enganos e provocações, viva Ap 2:5, tenha coragem e corrija sua rota.
Deus deseja que sejamos novamente Primícias de sua criação.
10.2.25
O poder de nossas palavras
Texto: Tiago 3
O poder das palavras
Meus irmãos nós não temos a real noção do poder das palavras que proferimos não importa se de maneira consciente ou inconsciente, na grande maioria das vezes não paramos para refletir sobre o quanto elas podem nos ajudar, atrapalhar e mexer com as nossas emoções.
As palavras são tão poderosas que o nosso brado podem derrubar muralhas como em Josué 6:20.
A palavra é tão poderosa, tão forte que em Num 11:20 fez com que o povo comesse carne, até nãao aguentar mais ou que fossem todos queimados vivos em Num 11:3.
Porém, não se pode negar de fato que elas refletem nossos sentimentos e são determinantes para que a nossa vida tenha ou não sentido.
O Escritor Argentino Alberto Manguel vai citar que a Psicologia diz que as palavras têm um poder determinante: elas podem tanto construir um ótimo relacionamento ou caráter, como também os destruir.
Existe a coisa fácil e existe a coisa certa , fazer o certo as vezes não é fácil e hoje lhe convido a fazer a coisa certa, mesmo que seja muito difícil.
Como seres humanos que somos temos a linguagem como a capacidade de comunicação com os demais. Expressamos vontades, angústias e sentimentos através dela, apesar de usarmos outros códigos de comunicação a linguagem falada expressa tudo.
No caso das palavras, quando construímos uma frase e a proferimos, ou escrevemos para alguém, na verdade estamos “transbordando” uma parte do nosso inconsciente, e esse transbordas mesmo que não desejamos traz consigo série de vivências e emoções, que se convertem em uma determinada mensagem.
Alguns profissionais treinados e experimentados conseguem captar tudo isso facialmente; então isso é percebido pelos outros não só pelas palavras que selecionamos, mas também pelo jeito como as dizemos: o tom de voz certo pode alertar, ao mesmo tempo que pode aliviar ou estimular.
E nesse jogo da comunicação, o poder das palavras está em justamente captar qual é a necessidade que o receptor tem, para fazer o uso correto delas.
Como seres humanos conscientes cristãos ou não, não podemos simplesmente falar “o que nos dá na telha”, sem filtros. Isso pode gerar consequências desagradáveis ou magoar pessoas queridas.
Mas por outro lado, muitas vezes um relacionamento se torna difícil pela ausência de diálogo – já que elas também são uma forma de demonstrar amor e nossas frustações.
NÃO TENHA MEDO!
Não tenha medo de se auto examinar, pois o medo é algo bem antigo na raça humana, NÃO É UM SENTIMENTO NOVO, seu Primeiro registro foi em Gen 3:8 (Tive medo)
Pastor então como devemos usar as palavras corretas? Ler Tiago Cap 3
Na verdade, a espontaneidade é maravilhosa: ela indica naturalidade e originalidades combinadas e faz com que a gente se diferencie dos demais.
O problema está no fato de deixar a sinceridade rolar solta, sendo inconsequente principalmente em momentos de conflito.
Controlar, administra e pesar as palavras é determinante para manter relacionamentos saudáveis: seja com seu/sua parceiro(a), amigos ou familiares ou irmãos em Cristo.
Tiago vai nos alertar de uma maneira bem clara sobre tudo isso.
Uma dica de ouro para saber se as palavras estão ou seu lado é observar a reação das pessoas com mais cuidado.
Tenha uma certeza que quando as palavras de carinho, encorajamento e frases de amor são proferidas, as pessoas reagem muito melhor.
E se você perceber reatividade ou tristeza por meio da sua comunicação, é hora de reavaliar!
Afinal, palavras positivas realmente tem o poder de estimular, enquanto as negativas freiam e podem também nos afastar de quem nos é querido.
Tiago no capítulo 3 de seu livro inicia alertando que a cobrança será muito maior para todas as palavras daqueles que se julgam mestres e é interessante perceber que todos que falam demais se julgam os grandes donos da verdade e nunca estão sujeitos a qualquer mudança em seu comportamento.
No versículo 2 ele é muito claro se você não tropeça no seu falar você é um ser perfeito, ele usa uma metáfora da mudança de direção de um grande navio se á pela ação de um pequeno leme.
Ele compara o leme a nossa língua e aos estragos que ela pode causar em nossas vidas e das pessoas que nos cercam.
Vamos ver nos versículos a seguir no capítulo 3 a causa de sermos inconsequentes
A palavra nos alerta que perecemos por falta de conhecimento e em Oséias 4:6 traz um recado para nós.
Deus nesta palavra te exorta a crer e praticar a palavra e em Salmos 119:66, Ensina-me o bom senso e o conhecimento, pois confio em teus mandamentos.
Até Davi pediu ao Senhor bom senso em suas ações nós devemos então fazer o mesmo.
Que Deus nesta noite te de força e coragem para abraçar a sua verdade e segui-lá.
Assinar:
Comentários (Atom)
Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração
Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...
-
Texto João 21 1- 14 “ Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram n...
-
Texto: Juízes 6:11-16 Podemos perceber que ao longo de textos bíblico do Antigo e do novo testamento o nosso Deus, utiliz...
-
TEXTO: Marcos 3: 13-15 0 melhor método para discipular outros e o do Discipulador Mestre, devemos olhar para ele a fim de descobrir a ...



