Texto: Ezequiel 1.1 e 1.28
Ezequiel era o filho de Buzi um sacerdote de Israel, Criado como filho de um sacerdote.
Foi levado para o cativeiro em 597 a.C. Junto ao jovem rei Joaquim e “todos os príncipes, todos os homens valentes, todos os artífices e ferreiros” (2 Rs 24:14), quando os exércitos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, tomaram Jerusalém depois de um breve cerco, foi removido do Templo, que haveria de ser sua vida, e estabelecido nas planícies poeirentas da Babilônia e no 5º ano do cativeiro é chamado por Deus, seu chamamento se dá em meio a um cenário de tristeza, desolação, abandono e falta de fé do povo de Deus.
Ezequiel tinha por volta de 30 anos de idade e o evento citado a partir do cap. 1 ocorre por volta do ano 585 a.C, Ezequiel é impactado profundamente pela presença de Deus e no Ez 2:2, Deus de fato o toma para si, YAWEH e o alerta em Ez 2:4-5, que talvez o povo não o ouvisse.
Primeiro ensinamento toda pessoa rebelde é resistente a voz de Deus.
Deus segue ainda falando com Ele, e lhe dá ordens para que ele fale aos israelitas Ez 3:5-7.
Mas seu povo não quererá ouvi-lo.
Um ponto importante nesta reflexão é que o Rei Joaquim, Rei de Judá, rende-se voluntariamente, sem resistência a Babilônia 2 Reis 24:12, nós sempre nos entregamos voluntariamente ao pecado (Não se engane, não se peca sem querer)
A situação de estar cativos na Babilônia é resultado da desobediência a palavra de Deus.
Cativeiro = pecado, para os filhos de Deus Exílio é igual a momento de purificação.
Deus mostra para o profeta Ezequiel que ele age na vida do homem não se importando a situação que ele esteja vivendo. (Pecado, exílio, não importa se Deus quiser ele age).
Todas as vezes que o Eterno age na vida do homem ele cria marcos importantes, por exemplo no trigésimo ano... Ez 1:1. Tinha 30 anos de idade.
Ex: Apóstolo Pedro e seu irmão (André) quando se encontraram com Jesus em Mateus 4:20, eles largaram as suas atividades (as redes) e seguiram a Jesus.
Ap. Paulo Atos 9 :3 – Deixou de perseguir.
Quais os marcos que você consegue identificar em sua vida?
O encontro com Jesus fará com que você abandone questões ao qual você entende como importantes.
Quais são as visões de Deus que você tem visto?
Que caminho Deus quer você trilhe? Crente ou não querido, o que Deus quer de você? Amado não importa a situação que você tenha vivido.
Não importa em que momento de vida você se encontre, note bem o profeta Ezequiel estava em meios aos cativos, preso no cativeiro e mesmo assim ministrava a palavra de Deus a beira do rio Kebar, e quando nós fazemos a vontade de Deus os céus se abrem, não importa o local e a situação.
Nesta palavra abordaremos três princípios que Deus tem para gerar vida na sua vida.
Primeiro princípio quer ver os céus se abrirem? Faça a vontade de Deus.
Querido você já consegue identificar a visão de Deus para você e sua família?
Amado toda dificuldade ou crise que você possa estar vivendo é preparo de Deus para o que pode vir acontecer, no caso do profeta Ezequiel, Deus sabia que ele ficaria viúvo Ez 24.18
Segundo princípio que tudo o que acontece com você passa pelo crivo do Deus Eterno - Ez 24:16, Deus enviaria o alívio pelo luto, até mesmo o próprio Cristo sabia que passaríamos por dificuldades e aflições, e todos nós já no início da vida passamos pela dor. (parto). (Explicar, respiração, limpeza das narinas, alimentos sólido, líquido amniótico)
Terceiro princípio e último desta ministração. Ver visões de Deus te leva para um caminho de humilhação Ez 1:28. A humilhação permite que nós ouçamos a Deus e ouvir a Deus gera em nós um novo coração.

Nenhum comentário:
Postar um comentário