26.1.24
Eu preciso entender meu chamado
Texto: I João 3:9 “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.”
A primeira carta de João é um tratado teológico e verdadeiramente uma epístola pastoral, enviada por um pastor a seu rebanho ou a uma parte dele, a carta, com muita segurança pode ser atribuída a João pois tem sua reivindicação como testemunha ocular que se acha em suas palavras iniciais (I Jo 1:1, 3). Aí João está anunciando a sua de modo particular o que vimos, ouvimos e tocamos, João escreve aos fiéis espalhados pela Ásia menor, seria hoje território da turquia e cercanias.
João faz uma declaração contundente sobre a realidade daqueles que abraçam a fé em Jesus, os nascidos de DEUS. Não nascidos do ventre novamente como Nicodemos questionou, mas aqueles que nasceram do seu Espírito.
Ele afirma que a semente de Deus está em todos eles que recebem a Jesus Cristo como senhor e salvador, e semente marca e identifica quem, a semente de Jesus protege, a semente cresce em nós gerando vida.
É interessante correlacionar com o Antigo Testamento, pois Deus não muda o seu discurso o Livro de Levítico por exemplo, tem o objetivo singular de convocar o povo de Deus para santidade pessoal, isso no Antigo testamento, esse alinhamento nos leva a uma reflexão sobre qual tem sido a nossa conduta diante do Senhor, a nossa santidade e a nossa devoção perante o Deus Santo, nos dias atuais, pois o seu anseio é que “a fim de que todos sejam um . . . também sejam eles em nós” (Jo 17:21). Unidade em santidade com Ele.
Observe o Cenário religioso do Antigo Testamento
Recém saídos do Egito idólatra, os Israelitas com marcas em suas vidas sociais e profissionais, passaram o primeiro ano nas montanhas desertas de o Sinai. Os teólogos chamaram este ano de “teológico”, pois nele o povo recebeu uma quantidade enorme de verdades religiosas (pequena semelhança com o que estamos começando a viver e aqui em 2024). Em vez de irem diretamente para Canaã, foram levados pela coluna de fogo e a nuvem de fumaça rumo ao Sul, para o Sinai antes de encontrarem um inimigo num conflito armado, precisavam de uma comunhão especial com o Senhor. Para que isso acontecesse. Deus proveu para eles comida, água, vestiário e saúde, a fim de afastá-las da idolatria e ensinar-lhes os caminho e o caráter do Deus único e verdadeiro.
Havendo recebido a lei e o tabernáculo, precisavam ser instruídos quanto à adoração e culto no santuário, e quanto à maneira de ter uma vida de santidade.
Santo Por Que Eu Sou Santo
A Sagrada Escritura tem seu ensino sobre santificação sempre levando para a necessidade de separar-se do mundo, por isso, Deus chama a atenção do seu povo: “Fala a toda congregação dos filhos de Israel e diga-lhes: sede santo porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2), trata-se de uma necessidade para se relacionar com Ele, uma credencial de acesso direto ao PAI, SER SANTO! Deus não está falando no sentido literal de “santo”, mas sim do nosso comportamento, da nossa reverência, da nossa entrega total e plena e do nosso desejo de buscá-lo.
Faltando a santificação o crente começa a perder a reverência diante das coisas de Deus.
A Santidade é uma exigência Divina?
Sim. Pois como nós vimos, é o próprio Deus que nos chama a essa santidade, e não o pastor ou o nosso líder de ministério, que são apenas instrumentos que Deus usa assim como usou o seu profeta Moisés. (Lv. 19:1); Deus exige que seu povo seja santo. A santidade bíblica significa separação para o uso e posse de Deus, isto é, o crente em Cristo passa a pertencer a Deus e também a servi-lo (At. 27:23) O Anjo de DEUS quer ter acesso a nós.
A Santidade é um objetivo divino?
Sim, porque quando tirou o seu povo do Egito, Deus tinha um objetivo muito especial, pois este mesmo povo deveria ser um exemplo para que todas as nações vissem quem era grande Deus, que se fazia presente na vida de Israel. (Lev 19: 35-37). Isso não é diferente hoje, porque Deus quer que sejamos exemplo, diferentes em uma sociedade corrompida na qual o que é errado passou a ser certo, e o certo, errado. Será que temos sido esta geração que o apóstolo Pedro diz em I Pe 2:9 “ Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
No texto inicial indica que nos somos nascidos de Deus e precisamos assumir o nosso papel e chamado de I Pedro
Nos entendermos como Geração Eleita (escolhida) João 15:16,
Sacerdócio Real assim como Cristo é – Hebreus 4:14
Uma Nação (um povo) Santo
Um povo com uma missão de anunciar, não somente dentro das igrejas, somos pulverizados em várias famílias para anunciar;
E como estamos preparando a terra em 2024, precisamos melhorar a qualidade de nossa semente para que nossa colheita seja perfeita em Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração
Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...
-
Texto João 21 1- 14 “ Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram n...
-
Texto: Juízes 6:11-16 Podemos perceber que ao longo de textos bíblico do Antigo e do novo testamento o nosso Deus, utiliz...
-
TEXTO: Marcos 3: 13-15 0 melhor método para discipular outros e o do Discipulador Mestre, devemos olhar para ele a fim de descobrir a ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário