8.5.23
O Valor da família
Texto Lucas 15:8 “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?”
Essa ministração poderia ser levada nesta noite como uma abordagem totalmente centrada em três objetivos despertados pela mulher que buscava algo de valor para si.
- Fé (Que poderia encontrar o que se buscava)
- Esperança (Unida e alinhada com sua Fé, nutria tudo aquilo que a nutria a buscar, mesmo na improvável certeza de tê-la perdido ali ou não)
- Perspectiva (Fé, Esperança e a capacidade de com essas duas virtudes teria vitória, mesmo a situação não sendo favorável);
Acredito se o foque do Espírito Santo nesta noite fosse nesses três pontos, a mensagem não teria com certeza o seu viés na centralidade do homem natural, mas não podemos descartar de hipótese nenhuma as duas naturezas que em nós habitam e duelam conosco dia a dia, por isso creio que.
Neste tempo, neste momento, nesta noite a palavra seja totalmente voltada para o desejo central a que Cristo propunha nesta parábola.
Jesus Cristo mais uma vez esta cercado por uma grande multidão, composta de pecadores, de discípulos, de publicanos, de fariseus e escribas, cercado mais uma vez por uma grande multidão e contava-lhes três parábolas, que muitos teólogos e estudiosos vão denominar de Parábolas da Misericórdia, como cita Luc 15:1.
É importante descrever e detalhar a platéia que cercava e estava a ouvir a Jesus.
- Seus discípulos, desafiados a todo instante a ter uma postura corajosa e desafiadora do seu mestre, pois o fato de aceitar a palavra de Cristo, negavam instantaneamente a religião nacional, a religião de seus pais e irmãos judeus, mas, mesmo assim eles o que a seguiam. Mt 22:37.
- Os publicanos, Judeus associados aos romanos e odiados pelos judeus, eram aqueles que cobravam impostos e extorquiam o seu próprio povo.
Os fariseus e escribas, fiéis guardadores da lei, legalistas, que não aceitavam ou suportavam a proposta de acolhimento e perdão ministrada por Jesus. Como cita Luc 15:2 comia com eles, dividia a mesa. Como pode se assentar com pecadores, uma ideia recorrente deles...
- E os Pecadores, os imorais ou os que andavam de forma incompatível com a lei judaíca.
O capítulo 15 do livro de Lucas, revela de uma maneira prática e didática uma demonstração interessante de como Jesus era paciente e diligente em seus ensinos quanto ao desejo do seu coração, Nessas três parábolas, chamadas de parábola da misericórdia, Jesus chega a ser repetitivo e redundante na demonstração do valor e na busca daquele que talvez nós, trataríamos de uma forma sem valor e não dignos de nossa preocupação de nossa graça e busca. (somos superiores), quantas vezes nos portamos assim no lar.
No capítulo 15
- Jesus fala da ovelha perdida de 1 a 7;
- da Dracma perdida de 8 a 10;
- e do Filho pródigo de 11 a 32.
No texto separado em questão, ele vai falar de uma mulher que tinha dez dracmas, que de acordo com alguns livros de teologia esta dracma grega (somente aqui no Novo Testamento) era o salário pago a um trabalhador por um dia de serviço e essas dez moedas poderiam representar a poupança desta uma mulher, mas o caso de maior questão aqui é relevância que ela dá a busca da moeda que se perdeu.
Tipologicamente podemos associar esta mulher ao Espírito Santo a procurar os perdidos ou até mesmo o Espírito pode ser comparado também a Luz que ilumina a casa, (João 8:12) e as pessoas relacionadas a dracma perdida.
O texto vai iniciar dizendo que qual mulher que perdendo…
Pense comigo só se sabe que se perdeu algo, conferindo os pertences o se pararmos e olharmos tudo a nossa volta, e falando de família, como anda a nossa casa?
Existem coisas em nossas vidas que perdemos e não damos conta por que não paramos para analisar e observar, ou só damos conta da perda quando necessitamos aquilo que perdemos.
Meu querido, sinceramente como anda a sua vida?
Como anda a sua família?
Onde está aquele que deveria estar aqui com você?
O tempo atual em que vivemos é o tempo do Fast, on time, em tempo real, ao vivo, o hoje é para ontem.
E nós nunca paramos para refletir em nada que não esteja ao alcance momentâneo de nossos olhos. Já notou que como esquecemos até o que buscamos na internet e no celular, o homem se limitou ao alcance dos seus olhos físicos.
Irmãos somos seres naturais e espirituais em nós habita duas realidades, como dito anteriormente. “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gal 5:16, o convite de Deus é andar em espírito e o deste tempo é andar no físico, você precisa decidir onde você quer andar.
O Mundo hoje é só Fazer, fazer, fazer, fazer e se satisfazer, amado em nome de Jesus PARE! Respire e faça este exercício de reflexão, como anda a minha casa?
É preciso trazer luz sobre esta questão, Acenda uma candeia, a moeda não tem luz própria e como diz a parábola, está perdida ela precisa receber a luz de cristo para brilhar nas trevas.
Olhe com cuidado em seu lar.
A mulher entendeu que o seu problema, a sua causa, a sua luta, precisava de Luz.
Mas ela não se ateve a somente entender que precisava de luz e para a luz se efetiva ela precisava revolver talvez o que obstruísse, aquilo que impedisse a luz de chegar a dracma e fazê-la brilhar.
Você precisa remover algumas coisas da sua casa ou da sua vida, a bíblia vai dizer que Deus esquadrinha os rins e sonda o coração, Jer. 17:10.
Davi também colocou a sua vida a prova na mãos de Deus, Salmos 26:2.
Faça isso também, Deus vai no mais profundo do seu ser para descobrir as suas verdades, você precisa vasculhar a sua casa, a sua vida. Como esta a sua vida ou a sua casa?
O que você esconde de Deus?
Quero dizer pra você, que isto não será uma das tarefas mais fáceis, pois em meio ao lixo existem coisas apodrecidas, que talvez não cheirem tão bem
Ou aos seus olhos não sejam tão agradáveis de se ver
E aos seus ouvidos tão agradáveis de se ouvir,
Mas a dracma mesmo envolvida nessas coisas ainda mantém o seu valor, mesmo em meio ao lixo não perde seu valor, mesmo na escuridão não perde seu valor, mesmo escondido em algum canto, não perde seu valor, em todas essas situações o seu valor não se altera, seja diligente na sua missão e confie no Espírito Santo.
Porque como assim que a mulher achou e deu uma grande festa você também achará e celebrará.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração
Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...
-
Texto João 21 1- 14 “ Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram n...
-
Texto: Juízes 6:11-16 Podemos perceber que ao longo de textos bíblico do Antigo e do novo testamento o nosso Deus, utiliz...
-
TEXTO: Marcos 3: 13-15 0 melhor método para discipular outros e o do Discipulador Mestre, devemos olhar para ele a fim de descobrir a ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário