23.5.23
Jesus em minha casa
Texto: Mateus 12:46-50. “ E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que quer em falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.”
Jesus mais uma vez em sua jornada no Novo Testamento, particularmente no livro de Mateus está cercado por uma grande multidão ao qual lhe ministrava sobre a importância de se entender corretamente seus ensinamentos, onde a vida se torna mais importante do que atos litúrgicos, ele vai falar que a fome não tem hora e nem lugar para ser saciada Mateus 12:4, que a cura se for da vontade de Deus vai acontecer independentemente da vontade das pessoas a sua volta Mateus 12:10, que o homem vale mais do que qualquer coisa Mateus 12:12.
E é interessante perceber que mesmo após 2023 anos de seu nascimento, de sua morte e ressurreição, a humanidade ainda não compreendeu verdadeiramente como viver em conformidade com a sua vontade e se distancia cada vez mais de seu coração.
E como igreja continuamos a trocar cestas básicas por presença em nossos atos litúrgicos, só ganha se vier Mt 12:4.
Não cremos nas curas que são feitas em nome Jesus e não acreditamos nem mesmo com laudos médicos comprovando a cura, posso me atrever a perguntar aqui por diversos irmãos que já passam por mentirosos após serem curados por Jesus Mt 12:10.
A cada segundo de nossas vidas vemos homens e mulheres perdendo a suas vidas por causas de assaltos a carros, motos, celulares, por um pedaço de pão e diversas outras coisas fúteis Mt 12:12.
Fica claro então, por que a humanidade, a igreja e as nossas famílias tem perdido muitas batalhas no dia a dia, pois estamos divididos como cita Mateus 12:25 “Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.”
Estamos vivendo em nossas casas (nossos reinos) com propósitos e ideias totalmente divergentes, cada um age e pensa a sua maneira falta- nos UNIDADE.
Amados precisamos aprender a viver em família da maneira e com a perspectiva que Jesus tem pra nós. Precisamos realinhar a nossa rota, precisamos de um alinhamento celeste.
Jesus a partir do versículo 46 de mateus 12, vai trazer a tona algumas verdades de seu núcleo familiar.
1º Jesus vivia em família – apesar de seu ministério ter começado efetivamente aos 30 anos, todos conheciam seu Pai, sua mãe e seus irmãos.
Sua mãe e irmãos sãos citados neste texto que lemos e seu pai em Mt 13:55.
Preste atenção, quero dizer pra você Jesus tinha uma família, aqui é declarada a sua humanidade e agora Jesus deixa de ser um conto, e toma forma de um cidadão, de fato, pois aos olhos de toda a comunidade ele estava ali, entenda e compreenda carregamos as marcas, os traços de nossa Família, o nome, a identidade, mas quem define a nossa jornada de vida somos nós. Jesus demonstra que quem definia a sua caminhada era Ele, ele cumpria o seu propósito.
Jesus trazia consigo os laços ternos de amor, o ofício de seu pai e a boa relação com seus irmãos, isto ele deseja ampliar aos que estavam a sua volta declarando que todos os que fizessem a sua vontade teriam o mesmo amor dispensados por ele a sua mãe e a seus irmãos.
1º Perceba que Jesus em nenhum momento nega a sua filiação de Maria e nem a sua irmandade com seus irmãos consanguíneos, mas demonstra o desejo de estender, ampliar, incluir a todos os que fizerem a sua vontade em seu núcleo familiar.
2º Jesus era conhecido em seu bairro, os vizinhos sabiam quem ele era, ele não tinha vergonha de suas origens, pois o chamam e ele atende e os reconhece. Eles Sabiam quem era o filho de Maria esposa do Carpinteiro.
Mateus insere a história da visita da mãe e os irmãos de Jesus Lhe fizeram neste ponto da sua narrativa para esclarecer que nem toda a geração de Jesus era má. Ao contrário, havia alguns que tinham respondido bem a Jesus e, estando sempre a sua a ouvir a sua palavra e também ao mostraram que eram obedientes à vontade de seu Pai e. Por sua fé foram levados a tão íntima relação com Ele.
A repreensão aparente de Jesus a receber a informação de que sua mãe e seus irmãos o desejam ver, indica que na nossa relação familiar teremos desencontros. Por que muitas vezes não estaremos na mesma sintonia.
Outro ponto a ser dito aqui é que nem sempre a nossa de vida familiar será escrita por uma história de vitórias e conquistas, as derrotas e dificuldades também farão parte de nossa construção como homem, mulher e jovem, a nossa futura família precisará ter pessoas que saibam lidar com as adversidades, que tenham experiência com a vida de verdade.
Diz o vers. 46 que sua mãe e irmãos desejavam falar com ele.
N verdade a implicação direta da vida desse Jesus dentro do Meu lar será:
1º Com Ele as atribuições estarão bem definidas, Pai, Mãe, filhos e irmãos.
Todos nós devemos agregar valor com nossas responsabilidades, cada um no seu quadrado.
No momento que vivemos, ninguém mais sabe qual a sua responsabilidade e seu lugar no lar, precisamos descobrir quem somos.
2° Não estaremos livres de dúvidas a nossa fala, perceba para muitos Jesus ignora sua mãe e seus irmãos em sua fala.
A intenção na verdade era que ali ele estende a mão para todos aqueles que desejarem ter ou receber o mesmo amor dados a sua mãe e a seus irmãos, estavam ao alcance do estender de seus braços, ele sabia que pessoas estavam carente de Amor.
3º A família muita das vezes não estará ao alcance de nossos olhos, estarão distantes de nós em outras atividades, mas nunca deixarão de ser nossos pais, mães e irmãos. Querido jamais esqueça dos seus, ao ser alertado do desejo de sua mãe falar-lhe, Jesus para e faz um comentário, Ele reconhece quem estava o chamando. Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo. 1 Timóteo 5: 8
DEUS NESTA NOITE DESEJA NOS LEVAR ATRAVÉS DA FÉ A UM PROCESSO DE ÍNTIMA RELAÇÃO COM ELE E RESTAURAÇÃO FAMILIAR.
Ele deseja que sejamos parte de sua família, Ele deseja abrir a geladeira de sua casa, deitar em sua cama fazer parte de sua vida, INTEGRALMENTE.
Ele deseja por, as coisas em ordem e no seu devido lugar, Jesus não segrega, mas santifica.
Pense Comigo, quando saímos de uma cidade ruim para uma cidade boa, nossa adaptação é tranquila pois deixamos o ruim para o melhor, mas quando deixamos uma cidade com grandes facilidades para uma cidade com grandes dificuldades a nossa adaptação será mais difícil por conta da ausência das facilidades. Agora imagine Jesus descendo dos céus para se encontrar conosco? Ele sofreu por nós para termos uma vida boa nesta nova cidade ou família em Cristo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração
Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...
-
Texto João 21 1- 14 “ Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram n...
-
Texto: Juízes 6:11-16 Podemos perceber que ao longo de textos bíblico do Antigo e do novo testamento o nosso Deus, utiliz...
-
TEXTO: Marcos 3: 13-15 0 melhor método para discipular outros e o do Discipulador Mestre, devemos olhar para ele a fim de descobrir a ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário