5.11.20

Quando a Adversidade é a insegurança Lição 3


Texto: Ex 4:10 – 13

1. A todo instante vivemos situações que geram insegurança.

1.1 Uma dessas situações passam por desafios familiares, Sifrá e Puá, parteiras hebréias tiverem seus nomes registrados aqui no livro de Ex 1:15-16, para a eternidade com a coragem de desafiar a ordem do faraó de assassinar todo neném recém nato. Meus queridos uma decisão errada de nossa vida pode, mudar toda uma história de uma geração, imagine se Moisés não existisse.? (devemos sempre optar pela vida, MESMO QUE SOFRAMOS 1 Cor 13:4 e 7).

1.2 Moisés como hebreu criado pela sua ama de leite (Sua mãe Ex 2:9) e de acorco com estudos de Rousseau, Froebel, Decroly, Montessori, Piaget e seus seguidores, delineiam com as idéias de Vygotsky e entende-se que o desenvolvimento cognitivo com a construção do conhecimento, se dá de 0 a 6 anos. A ciência humana só confirma o que a bíblia revela.

Então Moisés maturado pela doutrina de Deus, foi entregue “grande”como explicita o texto,  a sua nova mãe, a princesa egípcia, Ex:2:10.

Mas apesar de ter sido ensinado na plenitude do conhecimento egípcio durante 40 anos de sua história Atos 7:20-24, não perdeu a sua essência hebréia, em meio a diversas adversidades e decisões que temos que tomar, decisões até de entregar um filho para alguém criar, o nosso Deus é suficientemente grande para tomar conta da decisão.

NA ADVERSIDADE A MISERICÓRDIA DE DEUS TRANSFORMA AS SITUAÇÕES.

2. Vencendo a insegurança com Deus

Provavelmente Moisés já tinha ouvido falar de Deus (YAWEH) O Deus de Israel, pois sua mãe foi sua ama de leite e sua irmã Miriam acompanhou seu crescimento como serva junto a princesa e seu sogro no futuro (Jetro) era sacerdote, mas no monte Horebe ele se depara com uma das mais fantásticas manifestações divinas na terra, ele encontra a Deus em uma sarça ardente (sarça arbusto de acácia, madeira sem valor comercial, que no futuro seria utilizada para compor a arca da aliança, que guardaria a manifestação do Altíssimo, uma tipologia do Espírito Santo habitando em nós) a sarça queimava e não se consumia, deixe o Espírito Santo queimar você, aleluia.

E isso gerou temor, gerou medo, gerou insegurança, ELE TEMEU O ENCONTRO.

Mas aqui há uma chave bíblica para ampliar o seu entendimento, a palavra “EIS ME AQUI.” Para vencer a insegurança com Deus, você precisa ver a Deus, e no texto de        Ex 3:4, Moisés se depara com o criador e tenta fugir e Deus o chama e ele responde, EIS ME AQUI.

QUERIDO SE DEUS TE CHAMAR RESPONDA EIS ME AQUI, OLHE O QUE SAMUEL FEZ (I SM 3:6), ISAIAS (IS 6:8) E ANANIAS (AT 9:10), queridão toda vez que Deus lhe chamar, responda eis me aqui, pois ele fará grandes coisas por seu intermédio.

O chamamento de Deus a Moisés notabiliza algumas particularidades.

2.1 Deus é um Deus pessoal – Ele te chama pelo seu nome (te conhece do ventre Jer 1:5-7, antes de formá-lo no ventre de sua mãe antes de você nascer eu te escolhi, cabe uma observação, Satanás sabe que quando o homem encontra a Deus uma geração pode ser transformada e ele não sabe qual o homem, Deus pode usar, acredito que na verdade ele queira usar a todos, mas... e é interessante perceber que os homens de grandes projetos para a humanidade sempre são aqueles marcados por uma grande adversidade.

Não aborte o sonho de Deus.

Se existe insegurança, medo, baixa estima, e incertezas deposite em Deus e confie, somente confie.

2.2 O chamamento exige mudança, metanoia, NÃO TEM JEITO, SÓ SENDO TRANSFORMADO PARA EXECUTAR A BOA E PERFEITA VONTADE DE DEUS. Rm 12:2.

Moisés tire o sapato que o lugar que você esta é santo, tirar os sapatos nos torna obedientes, escravos, servo submissos de Deus. Os sapatos trazem o mundo (nossas vontades manias, inseguranças, medos e certezas) por isso sacudi o pó de nossos sapatos Mt 10:14

2.3 O chamamento divino não deixa sombra dúvida Ex 3:6 Eu sou o Deus de teu pai...

 

2.4 O chamamento divino sempre tem um objetivo Ex 3:7 – Curar o povo

Viver dependente de Deus “ Eis me aqui, dependência, confiança” Deus é contigo e nunca te deixará sozinho Is 41:10.

Conclusão (Retirada na íntegra da revista Palavra e Vida lição 3 pg 34)

Como Moisés, podemos vencer a insegurança. Como Moisés, podemos depender de Deus e nos aproximar mais dele. Moisés aprendeu a ter intimidade com Deus e não houve mais profeta em Israel como ele, “que conversava com Deus face a face” (Dt 34.10). Aproveitemos esse tempo para crescer na intimidade com Deus pela oração e leitura da Bíblia. Deus colocou esses recursos à nossa disposição pelo seu grande amor por nós. E podemos fazer isso em nome de Jesus. Louve a Deus e cante para afugentar a insegurança e o medo. Lembre-se: “Seguro estou, não tenho temor do mal, sim guardado pela fé em meu Jesus” (C.C. 324) ou

“Que segurança! Sou de Jesus, e já desfruto as bênçãos da luz. Sou por Jesus herdeiro de Deus, ele me leva à glória dos céus” (H.C.C. 417). Lembre-se que Deus é soberano, Ele sabe tudo sobre o nosso passado, presente e futuro. Por que temer? Não deixe as preocupações

demasiadas tomarem conta da sua vida. Situações adversas poderão surgir como: enfermidades, desempregos, violências, catástrofes naturais ou causados pelos homens

na natureza, incertezas políticas e muitos outros motivos, neste mundo de a lições, entretanto o próprio Jesus nos advertiu que venceremos, pois Ele venceu – “No mundo tereis a lições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. (Jo 16.33).

PARA PENSAR

1. Como você reage diante das adversidades que trazem insegurança?

2. Que conselhos você daria para alguém vivendo situações de insegurança?

3. Cite um versículo que o lembra sobre a segurança que Deus dá

 



 

Nenhum comentário:

Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração

  Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...