11.12.24
Temperado com Sal
Texto: Col 4.5,6 “ Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”.
Dando continuidade nessa série de mensagens abordando a carta de Colossenses, torna-se importante falar da realidade da comunidade de Colossos, Colossos ficava a oeste da Turquia moderna. A cidade estava situada numa estrada comercial principal de Éfeso para o leste, não é surpreendente que os historiadores antigos se refiram a ela nas suas descrições dos movimentos militares de generais tais como Xerxes (assistir ao filme 300 te dará uma boa noção da importância e de todo o poderio do império Persa a época) e Ciro.
Sua importância comercial era devida em grande medida ao seu lugar como mercado da indústria têxtil. A lã era tosquiada das ovelhas que pastavam nos encostos do vale do Lico, e a na cidade era tingida. O nome “colossense” se origina de um flor de cor rosa claro (colossinus).
No período em que Paulo viveu, a importância comercial e social da cidade de Colossos já estava em declínio. Efeitos de um grande terremoto, que causou grandes danos e nos cidadãos de Colossos, e também sobre os cristãos entre eles, não temos meios de saber todos os detalhes.
Quando Paulo escreveu aos cristãos que moravam em Colossos, a população da cidade consistia principalmente em colonos indígenas frígios e gregos.
O cenário religioso entre os frígios era disposto de vários elementos característicos de serem silvícolas, florescia ali o culto a Cibele, a grande deusa-mãe da Ásia e também a atmosfera de sincretismo da cidade devido à presença grega era de fácil percepção e também tinha ali a adoração a Isis que era muito difundida no mundo dos dias de Paulo.
Toda esta introdução se torna importante para que possamos nos situar e entender o porquê da expressão de Paulo aos crentes daquela cidade.
É importante citar que Paulo estava preso ao escrever esta carta e a igreja de Colossos Atos 28:30 e a igreja de Colossos estava correspondendo bem à instrução apostólica, tanto no crescimento (1.6) a igreja estava frutificando, uma terra preparada para tal, a partir do conhecimento da Graça de Deus e sua Verdade (Jesus) e também quanto na determinação de ficar firme na fé, arraigados (2.5-7), alguns estudiosos vão dizer que Colossos cresce a partir do Líder de PGM Epafras. Paulo estava presente em espírito, na essência de vida em Cristo.
Todo este crescimento introdutório é para que tenhamos uma base sólida ao discutirmos a realidade de Colossos e percebemos que nossa realidade, guardadas as questões anacrônicas, é similar ao que vivemos hoje.
Nossas relações interpessoais, se dão com pessoas de diversas crenças, de diversas etnias, e que passaram por diversos tipos de problemas e até terremotos, inundações, secas, todos as intempéries climáticas, e tudo isso gera nas pessoas diversas reações e posicionamentos quanto a pessoa de Deus e sua manifestação e indagações ao nível de questionarem a sua justiça.
Abordaremos Três pontos e desejo que você entenda qual era o objetivo que Paulo tinha pra nós nesta reflexão:
Primeiro seja sábio:
O Ap. Paulo os exorta os colossenses e nos exorta hoje também, que sejamos SÁBIOS, com aqueles que não conhecem a Deus intimamente, tenha tato, ouça mais, não seja mal-educado, quantas e quantas pessoas afastamos da cruz por falta de sabedoria, por não saber o que e como falar, por falta de tato e amor, queridos irmãos já estamos dentro, estamos em Cristo.
Deus não deseja que o homem se perca I Tim 1:4“Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”.
As vezes a sua opinião não importa entenda isso.
SEJA SÁBIO!
Segundo Ponto: Aproveite as oportunidades.
Paulo continua a orientar, não percam as oportunidades, estejam atentos, aproveitem as oportunidades, cada momento é um dom precioso a ser explorado até os últimos momentos. O verbo na frase grega de Paulo (conforme Ef 5.16 é remir o tempo) a ideia do texto é tirada diretamente da linguagem comercial de mercado, seja como um bom vendedor experiente, aproveite cada sinal ou deixa dada pelo cliente.
O grego para oportunidade é exagorazomenoi (indica aproveitar), denota uma atividade intensiva, um aproveitamento de todas as oportunidades, todas mesmo, tudo importa, cada dica por menor que seja, não de mole.
Então 1. Seja sábio
2. Fique atento as oportunidades
Terceiro Ponto:
Paulo vai dizer, tempere com sal a sua fala, nem muito e nem pouco, o sal para ser agradável deve ser na medida certa. (TEMPERADO), História da batatinha frita.
Em Efésios 4.29 vai dizer “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”.
A sua palavra é para gerar vida, o evangelho é as boas novas de Jesus.
Devemos transmitir boas notícias, busque sempre jogar as coisas pra cima com a verdade de Jesus. Entenda analise cada situação em particular, cada caso é um caso, cada pessoa tem uma história de vida e diversas motivações, seja um bom observador.
Deus deseja que você frutifique assim como os irmãos de colossos frutificaram. Amém!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...
Nenhum comentário:
Postar um comentário