14.12.23
Não jogue as bênçãos de Deus no lixo
Texto: “Então ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tomou tudo o que era de nosso pai, e do que era de nosso pai obteve ele toda essa a glória”. Gênesis 31:1
Neste extrato da palavra de Deus, comentar parte da história de um dos patriarcas do povo de Israel e de nossa fé cristã e trazer para o contexto de nossa vida diária, com certeza vai nos revelar a bondade e o cuidado que o nosso Deus dispensou a Jacó e o que Ele dispensado a nós hoje.
Podemos perceber que, ao longo dos capítulos 30, 31 e 32 do Gênesis, Jacó tinha todas as argumentações para se considerar um desafortunado e abandonado por Deus.
Jacó vem de um relacionamento familiar totalmente desfavorável para o bom desenvolvimento emocional e formação do caráter de um homem adulto saudável.
Ele teve um pai (Isaque) que não dispensou amor na medida adequada para ele (Gen. 25:28).
Um pai que imaginava que desde o ventre de sua mãe (Raquel) que ele desejava tirar proveito de seu irmão Esaú (Gen. 25:22).
Tudo fruto de uma fantasia poética do povo, a briga de ambos vai gerar muitos problemas para a sua vida em família.
Amado desde quando o bebê luta dentro da barriga de sua mãe?
Por este motivo, já nasce perseguido e desfavorecido.
Seu irmão Esaú era o queridinho de seu pai e por isso Jacó discriminado e rejeitado por seu pai, ao ponto de Jaco comprar a primogenitura de seu irmão e desta maneira se sentir mais privilegiado (Gen. 25:34).
Tinha uma mãe super protetora, que o mimava, por ver e saber o que seu filho sofreu em sua vida. (Gen. 27:13).
Devido a essa sucessão de fatores, com certeza o caráter de Jacó não era um do melhores.
Mas ele debaixo da promessa vai para outra terra (Gen. 28:14) e chegando lá, ama uma mulher (Raquel) e deseja ser honesto, trabalhar e tocar a sua vida.
A mulher de sua vida cuidava dos negócios (Gen. 29:9) de seu pai Labão, ela era pastora, Seu sogro Labão, o engana, o enrola e o põe pra trabalhar por longo 14 anos de sua vida (Gen. 29 :30).
Toda estrutura emocional de Jacó é forjada e formada neste ambiente de vida totalmente hostil e ele precisa, necessitava ser curado por Deus e o tratamento de Deus em sua vida seria tão grande, que Deus mudaria seu nome.
Você precisa compreender que quando Deus entra em nossa vida ele não só muda nosso nome, mas também o caráter.
JACO – ENGANADOR.
ISRAEL – Permita que DEUS prevaleça.
Mas apesar de todas as circunstâncias desfavoráveis comentadas nesta reflexão, Jacó se rende a Deus, reconhecendo que ele mesmo era, veja este diálogo entre ele e um anjo: a pergunta do anjo a Jacó é direta, quem é você? Gen. 32:27 O homem lhe perguntou, qual é o seu nome? Ele Responde JACÓ, Ele reconhece quem ele é e se rende a Deus e começa ao processo de cura.
DEUS só transformará você, se você se render.
Mas nesta noite, a palavra especificamente não é sobre as ações de Jaco, mas sim sobre os filhos de Labão, e é neste ponto que desejo sua máxima atenção, eles viram grande parte do que se sucedera sobre a vida de Jacó. (Gen 32:1)
Entenda eles tinham, recebido de seu pai a fazenda com um número de gado infinitamente superior ao de Jacó (Gen. 30:35).
Não administraram bem aquilo que DEUS tinha dado para eles, Jacó apenas ficou com o resto. (Gen 30:36).
Se preocuparam demais com a vida de Jacó e esqueceram das suas.
Culparam Jacó por sua própria incompetência e o chamam de ladrão.
Nesta noite quem é você neste cenário?
Jacó que se rende a Deus apesar de todos os infortúnios que a vida lhe deu e não o culpa por nada, Jacó entende que a vida deve ser vivida.
Os filhos de Labão foram favorecidos por Deus e não conseguem perceber.
Quem é você.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...
Nenhum comentário:
Postar um comentário