21.12.23
Nasceu o Salvador
Texto Lucas 1: 31 – 33 " Eis que e eu ventre conceberás e darás a luz a um filho e por-lhe-ás o nome de Jesus”
Em meio ao corre-corre de final de ano, em meio as compras de mercado para a ceia de natal, em meio ao empurra-empurra dos shoppings e das grandes magazines, a maioria das pessoas não se atentam para o fator motivacional desta agitação em que o mundo se envolve neste tempo.
Esse texto de Lucas cap. 1 é um texto riquíssimo de belezas e verdades para nossa vida que nos levam da teologia sistemática onde nos vers. de Lucas 1:46 - 47, em que a humilde menina que tinha a idade entre 16 e 18 anos, talvez iletrada de nome Maria, tem uma definição que para alguns teólogos, tem sido uma grande dificuldade de entendimento, a cerca da concepção e constituição da estrutura do homem, onde ele é concebido em três partes como, corpo (BIOS), alma (PSIQUE) e espírito (PNEUMA) o que define o homem como um ser tricotômico, ou a afirmação que desbarata e destrói qualquer tentativa de se dizer que a grávida carrega em seu ventre não é um ser humano completo, mas um ser que pensa e também necessita receber o Espírito Santo, vers. 41.
Cabe também ressaltar, que o anjo ao profetizar a Izabel sobre o nascimento de João Batista, vai determinar que no ventre, o bebe pode ser cheio do Espírito Santo, João Cap 1:15.
Neste mesmo texto Deus, demonstração a poderosa ação dos anjos como seus emissários, isto posto, agora no Novo Testamento, no século 1 de nosso tempo, vers 19 e 26 do mesmo cap 1.
Maria fica surpresa com tão grande honra dada a Ela, a tão simples moradora de uma pequena Aldeia chamada Nazaré, que até no mapa da Judéia é difícil de se identificar.
Nasceu Jesus, para mudar toda a história da humanidade e usar os simples para pregar a sua palavra e anunciar a sua salvação, Mateus 11:25.
É bem possível que você não tenha parado para analisar que o nascimento de Jesus Cristo foi algo tão poderoso no mundo espiritual que hoje no ano de 2023 a humanidade congela todas as suas atividades para celebrar o nascimento de Jesus Cristo.
No vers. 31 o Anjo Gabriel diz a Maria, que o nome dele seria Joshua, Jesus (O Senhor é salvação), e confirma a palavra do Profeta Isaías em seu livro no cap 7 vers. 1, e que a virgem daria um filho e que ele se chamaria Emanuel (Deus conosco).
E este Deus Emanuel é aclamado no livro do profeta Isaías 9:6
Onde o Menino nos Nasceu.
O Principado esta sobre seus ombros – Todos os poderes da terra s curvarão a Ele
Ele é Maravilhoso,
Ele é Conselheiro,
Ele é Deus Forte,
Ele é Pai da Eternidade,
Ele é Príncipe da paz
No seu principado em sua vida a paz não haverá fim, ele fortificará a justiça e o seu Zelo será para todos os que nele confiarem.
20.12.23
IGREJA MULTIPLICADORA – RD I e II
Mateus 28: 18-20 - A Igreja Multiplicadora é a visão de multiplicação intencional baseada em cinco princípios bíblicos de crescimento para a igreja local com o objetivo de cumprir a Grande Comissão.
1. Oração,
2. Evangelização Discipuladora,
3. Plantação de Igreja,
4. Formação de Líderes, 5. Compaixão e Graça.
Todos sabemos que o nosso chamado primordial é fazer discípulos. Mas entre esse saber e fazer há uma enorme distância.
Os discípulos não tiveram dúvidas de como executariam o que Jesus lhes estava pedindo. Eles foram discipulados!
Ser como” (Mt 10.25 e Lc 6.40)
O RD acontece quando o discípulo deseja se parecer com o seu discipulador. Mas as pessoas são diferentes e o RD não é uma padronização.
O QUE PRECISAMOS PARA FAZER DISCÍPULOS?
1. PRECISAMOS TER UMA BOA REFERÊNCIA DE QUEM NOS CONHECE.
“No dia seguinte, João estava ali outra vez, com dois de seus discípulos, e, olhando para Jesus, que por ali passava, disse: Este é o Cordeiro de Deus! Os dois discípulos ouviram-no dizer isso e passaram a seguir Jesus”. (Jo 1.35-37)
DISCIPULAR É LIDERAR, E LIDERAR É INFLUENCIAR.
2. PRECISAMOS DEDICAR TEMPO A DISCÍPULOS EM POTENCIAL
“Voltando-se e vendo que o seguiam, Jesus perguntou-lhes: Que desejais? Eles disseram: Rabi (que significa Mestre), onde te hospedas? Ele lhes respondeu: Vinde e vereis. Foram, pois, e viram onde ele se hospedava; e passaram o dia com ele. Era cerca da décima hora”. (Jo 1.38,39)
- ORAR E OBSERVAR
3. DEVEMOS TER UMA MENSAGEM QUE AGUÇA A VONTADE DE BUSCAR A DEUS
Desde então começou Jesus a pregar...: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão... e André, ...os quais lançavam as redes ao mar; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mt 4.17-19)
4. PRECISAMOS ENTRAR NO MUNDO DOS DISCÍPULOS EM POTENCIAL E OS ABENÇOAR ALI
Certa vez, às margens do lago de Genezaré, quando a multidão se comprimia junto a Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele viu dois barcos junto à praia... Entrando ele num dos barcos, ...pediu-lhe (a Simão)que o afastassem um pouco... e, sentando-se, do barco ensinava as multidões. (Lc 5.1-11)
ABENÇOE OS DISCÍPULOS EM POTENCIAL EM SEU PRÓPRIO MEIO
Jesus fez um milagre. Nós podemos orar. Ore para que as pessoas que você deseja discipular sejam abençoadas naquilo que é importante para elas, sua profissão, sua família, seus afazeres do dia a dia. Pergunte-lhes quais são os seus pedidos de oração e se comprometa a interceder.
Nosso discípulo será todo aquele que, convertido ou não, manifeste o interesse de conhecer mais de Deus por meio da nossa vida.
Princípios Essenciais:
1. O primeiro aspecto da vida do discípulo que precisa ser ajustado é a relação dele com Deus.
2. Princípio da Intimidade: o nível de abertura do discípulo é aprofundado à medida que o RD vai se desenvolvendo.
3. Princípio da Discrição:
Tudo o que é compartilhado pelo discípulo precisa ser guardado pelo discipulador.
4. Princípio da Honestidade:
Um RD que é desenvolvido sem a transparência não produz o efeito esperado: a maturidade.
5. Princípio da Cura:
Há pecados que precisamos da ajuda de alguém para vencê-los, ou seja, para sermos curados
6. Princípio da Objetividade: Precisamos identificar as áreas específicas que precisam ser tratadas na vida do discípulo.
7. Princípio da Prevenção:
A solicitação de contas favorece a prevenção contra o erro, uma vez que o discípulo pode compartilhar com antecedência as áreas de sua vida em que têm enfrentado dificuldade.
14.12.23
Não jogue as bênçãos de Deus no lixo
Texto: “Então ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tomou tudo o que era de nosso pai, e do que era de nosso pai obteve ele toda essa a glória”. Gênesis 31:1
Neste extrato da palavra de Deus, comentar parte da história de um dos patriarcas do povo de Israel e de nossa fé cristã e trazer para o contexto de nossa vida diária, com certeza vai nos revelar a bondade e o cuidado que o nosso Deus dispensou a Jacó e o que Ele dispensado a nós hoje.
Podemos perceber que, ao longo dos capítulos 30, 31 e 32 do Gênesis, Jacó tinha todas as argumentações para se considerar um desafortunado e abandonado por Deus.
Jacó vem de um relacionamento familiar totalmente desfavorável para o bom desenvolvimento emocional e formação do caráter de um homem adulto saudável.
Ele teve um pai (Isaque) que não dispensou amor na medida adequada para ele (Gen. 25:28).
Um pai que imaginava que desde o ventre de sua mãe (Raquel) que ele desejava tirar proveito de seu irmão Esaú (Gen. 25:22).
Tudo fruto de uma fantasia poética do povo, a briga de ambos vai gerar muitos problemas para a sua vida em família.
Amado desde quando o bebê luta dentro da barriga de sua mãe?
Por este motivo, já nasce perseguido e desfavorecido.
Seu irmão Esaú era o queridinho de seu pai e por isso Jacó discriminado e rejeitado por seu pai, ao ponto de Jaco comprar a primogenitura de seu irmão e desta maneira se sentir mais privilegiado (Gen. 25:34).
Tinha uma mãe super protetora, que o mimava, por ver e saber o que seu filho sofreu em sua vida. (Gen. 27:13).
Devido a essa sucessão de fatores, com certeza o caráter de Jacó não era um do melhores.
Mas ele debaixo da promessa vai para outra terra (Gen. 28:14) e chegando lá, ama uma mulher (Raquel) e deseja ser honesto, trabalhar e tocar a sua vida.
A mulher de sua vida cuidava dos negócios (Gen. 29:9) de seu pai Labão, ela era pastora, Seu sogro Labão, o engana, o enrola e o põe pra trabalhar por longo 14 anos de sua vida (Gen. 29 :30).
Toda estrutura emocional de Jacó é forjada e formada neste ambiente de vida totalmente hostil e ele precisa, necessitava ser curado por Deus e o tratamento de Deus em sua vida seria tão grande, que Deus mudaria seu nome.
Você precisa compreender que quando Deus entra em nossa vida ele não só muda nosso nome, mas também o caráter.
JACO – ENGANADOR.
ISRAEL – Permita que DEUS prevaleça.
Mas apesar de todas as circunstâncias desfavoráveis comentadas nesta reflexão, Jacó se rende a Deus, reconhecendo que ele mesmo era, veja este diálogo entre ele e um anjo: a pergunta do anjo a Jacó é direta, quem é você? Gen. 32:27 O homem lhe perguntou, qual é o seu nome? Ele Responde JACÓ, Ele reconhece quem ele é e se rende a Deus e começa ao processo de cura.
DEUS só transformará você, se você se render.
Mas nesta noite, a palavra especificamente não é sobre as ações de Jaco, mas sim sobre os filhos de Labão, e é neste ponto que desejo sua máxima atenção, eles viram grande parte do que se sucedera sobre a vida de Jacó. (Gen 32:1)
Entenda eles tinham, recebido de seu pai a fazenda com um número de gado infinitamente superior ao de Jacó (Gen. 30:35).
Não administraram bem aquilo que DEUS tinha dado para eles, Jacó apenas ficou com o resto. (Gen 30:36).
Se preocuparam demais com a vida de Jacó e esqueceram das suas.
Culparam Jacó por sua própria incompetência e o chamam de ladrão.
Nesta noite quem é você neste cenário?
Jacó que se rende a Deus apesar de todos os infortúnios que a vida lhe deu e não o culpa por nada, Jacó entende que a vida deve ser vivida.
Os filhos de Labão foram favorecidos por Deus e não conseguem perceber.
Quem é você.
9.12.23
Fazendo a Vontade de Deus.
Texto “ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”;
A ordem da grande comissão dada por Jesus, é uma palavra profética dada diretamente a igreja, uma palavra de avanço, uma palavra de conquista, revestida de toda a autoridade e poder daquele que a outorgou. Vers 18 “é me dado todo o poder nos céus e na terra”.
Esta palavra é o fechamento de uma caminhada vitoriosa de Jesus Cristo na terra, ele deixa pra nós o legado de conquista e insclusão de todas as nações ao seu reino, no grego ethne – etnias.
A igreja de Jesus é uma igreja inclusiva Ap 22:17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Que fique bem claro em Jesus não existe nenhum tipo de preconceito étnico, cultural ou social, a palavra de Jesus traz a cura a onde chegar.
A boa semente frutificaria em qualquer terreno.
Na parábola do Semeador, a semente brotou em todos os terrenos que caiu, Mateus 13:3.
O problema foi o seu desenvolvimento em cada terreno, faltou gente qualificada para ajudar a se desenvolver.
Ao pé do caminho, (Solidão)
Pedregais, (faltou alimenta, terra adubada, sequidão)
Espinhos, (sem proteção das falácias e de pessoas tóxicas)
Mas cresceu em terra boa (Sib JG).
Jesus da orientação a nós semeadores, vamos semear a qualquer hora e em qualquer terreno, Deus não faz acepção de pessoas “³E abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas”; Atos 10:34 – Até Pedro demorou entender isso.
Mas Jesus segue dizendo, fazendo discípulos (esse é o erro das igrejas neste tempo e se é o da SIB, neste tempo não será mais), a SIB fará discípulos.
Imagine sua caminhada cristã a grande maioria de nós depois da conversão, passou a andar sozinho, mas a ordem de Jesus, nunca foi para que andássemos sós, Lucas 10: 1 com sua igreja de setenta membros reunidas, Jesus os enviou de dois em dois.
Deus não te chamou para uma caminhada solitária meu irmão.
Nestes 5 (cinco) domingos sequencialmente abordaremos de uma maneira crescente, aprendizado intencional, da oração, do discipulado, da formação de líderes, da plantação de igrejas e do mistério da compaixão e graça.
A Sib JG, Irá cumprir a vontade do nosso Senhor.
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...