Texto: Efésios 4:4-6
Definir conceito de igreja.
Eclessia do latim e Ekklesia do grego, traduz-se do grego assembleia pública, reunião dos que foram chamados, na etimologia da palavra EKKLESIA TEMOS CHAMAR E FORA, chamados para fora.!
É possível estar em comunhão sem estarmos juntos?
Primeiro ponto – Comunhão que é vital para a vida.
- A carta foi escrita durante a primeira prisão do Ap. Paulo, uma prisão domiciliar Atos 28:16 preso em uma casa alugada por ele mesmo, durante um período de dois anos Atos 28: 23-30, vigiado por dois soldados diuturnamente, mesmo assim não parou de falar das verdades relacionadas ao reino de Deus, como relatado nos versículos lidos.
- Mesmo em uma situação adversa pregava, mesmo não tendo 100% de aceitação de sua palavra Atos 28:27. Talvez no seu fique em casa, você tenha vivenciado algo semelhante, isto não é um privilégio só seu.
- Paulo tinha privação de amigos, de alimentos, de sua intimidade, de sua liberdade e não tinha whatsapp.
- É interessante perceber que Paulo lembra aos cristãos de Éfeso que apesar dele estar preso, deveriam manter a união no espírito Santo de Deus por meio do vínculo da paz. Efésios 4:3.
Segundo ponto – Comunhão que é vital para a vida.
Paulo faz uma analogia entre o corpo e a igreja entre a similaridade do funcionamento de ambos, em duas situações quando estão são, ou quando estão doentes.
Ambos são organismos vivos, que tem necessidades físicas, espirituais e emocionais.
Tanto o corpo quanto a Igreja precisam ser guiados por um comando, por que se suas partes, seus membros, (1 Cor 12:27) resolverem tomar decisões independentes teremos sim uma grande confusão que causará com certeza a falência de seus órgãos.
No caso do corpo, você facilmente encontrará a cabeça acima de seus ombros alguns com umas menores, outros com alguma maiores e ainda outros com bem maiores.
No caso da Igreja Jesus Cristo é o cabeça (Col 1:18), o senhor da igreja aquele que de verdade deve nos dar os comandos, e neste período de pandemia você precisa fortalecer ou reestabelecer o seu contato com esta cabeça.
Canais para o contato:
- Oração – Mt 21:22; Rom 8:26-27;
- Leitura da palavra – Josué 1:8; Rom 15:4;
Terceiro ponto – Comunhão que é vital para a vida.
Jesus sabia quem sem ele nada poderíamos fazer, ... sem mim nada podeis fazer.... João 15:5, e que o templo físico não poderia ser o centro da comunhão entre Deus e o homem, pois o templo físico nem sempre estarei disponível ou mesmo existiria, quantos templos cristão foram destruídos ao longo da história e quantos tiveram seus acessos restringidos por diversos motivos, como guerras, terrorismos e agora pela pandemia.
O templo de fato não é o centro da comunhão do cristianismo, mas Jesus disse que não nos deixaria órfãos e sempre estaria conosco, a comunhão central do cristianismo é o seu relacionamento pessoal com Jesus.
O qual está sobre todos em todos, e vive por meio de todos.
Os nosso irmãos que tiveram o privilégio de conviver com Cristo na terra, principalmente os discípulos precisaram aprender a viver sem a presença física de Jesus, cabia a ele e cabe a nós de buscar a ter intimidade com Ele.
Note que alguns de seus seguidores após a sua ressurreição não o conheceram devido terem abandonado o relacionamento pessoal com Jesus.
Nós como igreja, aprendemos a ter comunhão com Deus, estando presentes, juntos, no templo, nos cultos nas reuniões, sim isto tudo é muito importante mas não é ou não pode ser a base de nossa comunhão.
Deus está acessível a nós onde quer que estejamos, Paulo entendeu isto e mesmo preso não parou de ter intimidade com Ele, o mestre está com você, sobre você e agindo através de você, sinta a sua presença, mesmo que não possa vê-lo.
Conclusão
Realmente neste tempo de pandemia fomos forçados a olhar para dentro, olhar para as coisas que passavam despercebidas, coisas que iam perdendo importância com o passar dos dias, então chegou o #fiqueemcasa, para muitos uma loucura, para outros novas oportunidades e novas descobertas.
Acredito que Deus gerou a oportunidade para nos reconectamos com Ele, com os familiares do nosso núcleo familiar e com nós mesmos.
Sim o tempo em que vivemos tem nos ensinados que podemos de verdade ter comunhão sem estarmos juntos, podemos sentir a necessidade, as alegrias e compartilhar as emoções como corpo de cristo sem estarmos fisicamente ligados, é válido lembrar que fisicamente nos céus não estaremos mais ligados.
É preciso entender que Paulo se confessa preso, mas nos admoesta a andarmos da maneira digna com o chamado que fomos chamados, há andarmos no mesmo corpo, no mesmo espírito, com a mesma fé, tendo o batismo como um laço de união e a amor, sabendo que existe um só Deus que um mesmo Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário