25.7.20

Quando se é filho, não se perde a essência.


Texto: Mateus 5:13.Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens”.

            Os Discípulos de Jesus neste texto  são chamados de sal da terra e luz do mundo, a palavra discípulos  (Talmidim no hebraico e Mathetes no grego, significa um aprendiz, ou seja, pupilo, um seguidor).

            É interessante perceber que o mestre Jesus faz menção a duas coisas de grande valor comercial na idade média, o SAL e a LUZ, perceba que Jesus chama a atenção de seus discípulos quão grande valor eles tinha para a sua obra ministerial.

            O Sal elemento que dará origem a palavra salário, os soldados romanos naquela época recebiam o seu sálario por kilos de sal, e também dará a origem da palavra soldo.

            Sabemos da capacidade do Sal como tempero, onde uma pequena quantidade da todo um sabor no preparo de qualquer alimento.

            Sabemos de suas propriedades medicinais tanto orais, pode elevar a pressão de um debilitado, ou profiláticas para purificar e higienizar feridas.

            Observe Jesus vai chamar os seus pupilos, daqueles que temperariam, que curariam e purificariam mundo com sua presença e ação. Jesus os chama de Sal da Terra. Onde cada homem e mulher que encontrassem seus discípulos teriam suas vidas transformadas pelo poder do Espirito Santo que neles habitariam. “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? I Cor 3:16.

Aqueles que influenciariam e não seriam influenciados, aqueles que transformariam a humanidade.

É notório que o chamamento de Cristo aos seus talmidins é especial e totalmente motivador, por que se pensarmos no público que em sua grande maioria seguia a Jesus, não eram eles em grande parcela composto de intelectuais e ricos, eram pessoas normais, populares como eu e você, Jesus trabalhava auto estima deles dizendo vocês são especiais, pois o maior tesouro da vida já esta com vocês, o Espirito Santo, por isso anunciem e espalhem esta boa nova a  toda humanidade.

            Observe o seguinte detalhe, quando este Sal, perde a sua serventia ele é jogado ao chão, pois sem suas propriedades, já citadas ele se torna um pó, normal com o mesmo destino aqueles que não tem o Espírito Santo, vão compor as estradas e vielas como terra batida ao chão para ser pisados por homens e animais.

            Mas Jesus deixa claro que mesmo sendo pisado pelos homens o sal não deixa de ser sal e é aqui o cerne desta reflexão.

            Mesmo em uma situação adversa, contrária aquela que Deus te chamou e projetou, você continua sendo sal.

            Então o que fazer? Sal clama a Ele, Clama A ele... “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. Jeremias 33:3.

            Sabe por que querido “Ele levanta do pó o pobre, e do monturo ergue o necessitado,   Salmos 113:7.

            Ei Sal, ei discípulo, ei filho, eu não sei como você se encontra ao ouvir esta palavra, mas não importa como você esteja agora, ou aonde você, Jesus Cristo quer te levantar para fazer a diferença neste perdido.

            Se você sinceramente sentiu o Espírito Santo falar ao seu coração, faça esta oração comigo:

            Deus eterno, criador dos céus e da terra, Senhor do Universo, Dono de tudo, Senhor de onde todas se convergem, Eu neste momento, reconheço que sem a sua ajuda e do seu filho amado, Jesus cristo e por intermédio do Espirito Santo, quero me levantar, pai amado, meu Deus, enche meu coração nesta hora, com tua doce presença e muda a minha história, em nome de Jesus amém.

Nenhum comentário:

VALE A PENA?

  TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...