2.3.19
CAPÍTULO III – Coragem
CAPÍTULO III – Coragem
- EU PRECISO TER CORAGEM. - 2 Tm 1:7
A mulher samaritana teve coragem. Ao ser interpelada por Jesus no livro do Apóstolo João no Cap 4:16-17 “ Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte".
"Não tenho marido", respondeu ela. Disse-lhe Jesus: "Você falou corretamente, dizendo que não tem marido.
Quero que você imagine a cena e o contexto social ao qual aquela mulher vivia, algo não muito pregado e nem comentado por alguns ministros do evangelho e muito sério por sinal, é que se a mulher coabitasse com um homen que fosse seu marido, ela era considerada uma prostituta, entenda naquele tempo não existia certidão de casamento. Leiamos “Filho do homem, existiam duas mulheres, filhas da mesma mãe. Elas se tornaram prostitutas no Egito, envolvendo-se na prostituição desde a juventude. Naquela terra os seus peitos foram acariciados e os seus seios virgens foram afagados” (Ez 23:2,3).” Esse contexto fala sobre a situação do povo de Israel e Judá (Os dois reinos, Israel e Judá, são apresentados como duas irmãs), mas também pode se aplicar a situação do indivíduo.
Mulheres que desejam viver sendo boca profética de Deus, necessitam ter coragem e precisam ter coragem. Chega de ser enfraquecida pelo medo, nem desanimada pela ansiedade, nem ser abatida pelas circunstâncias difícies e nem com possíveis grandes desafios da vida que com certeza virão, “ Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm 1:7),
A mulher que deseja ser geração profética para este tempo precisa ter:
- coragem no dia-a-dia;
- coragem para se expor;
- coragem para seguir em frente;
- coragem nos relacionamentos;
- coragem moral;
- e coragem para cultivar a coragem.
Coragem no dia-a-dia
É de causar muita preocupação, quando se percebe que, só se ouve falar de coragem quando alguém pratica um ato heróico que atrai a atenção da mídia: salvar uma senhora de idade, tirando-a do prédio em chamas, ou mergulhar-se em meio ao lamaçal depois de uma tragédia como a de Brumadinho, ou até mesmo retirar alguns meninos do incêndio, como aconteceu noa sede do Clube de Regatas Flamengo.
Mas observe que estes fatos, apesar de estarem dentro de nossas casas e permearem nossos pensamentos, nós os sentimos distantes de nossas vidas e dos desafisos de nosso dia-a-dia.
Todos os dias precisamos tomar decisões, decições importantes que revelam se somos corajosos ou covardes em nossa luta diária, precisamos tomar decisões entre o certo e o mais conveniente. Ou agimo com base numa convicção ou cedemos por causa de uma comodidade. Avareza ou desejo de aprovação. Outras vezes temos que assumir riscos cuidadosamente calculado ou nos abrigamos dentro de uma imobilidade de um ambiente seguro. Ou ainda resolvemos crer em Deus e confiar nele, mesmo que por algumas vezes não entendamos os caminhos.
Decisões como estas estão diariamente diante de nós, e surgem num piscar de olhos. Temos de enfrentá-las com tanta frequencia que nem damos conta de que estamos tomando decisões. Precisamos fazer escolhas consciente e corajosas.
Coragem para se Expor
Existem ditados que dizem que o cristianismo é para os fracos, ou parapessoas fracas, essa afirmação deve nos intrigar, uma vez que entendemos de maneira diamentralmente oposta, pois para ser um mathetes de Jesus, faz-se necessário ter muitoa coragem. Ser cristão mesmo que você não perceba é um exercício de Fé. (2 Cor 5:7)
Precisamos entender que para ser um cristão é preciso ter muita coragem, pois “ Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.” Lucas 14:26.
Todavia, insistiu Jesus: “Deixa os mortos sepultarem os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e proclama o Reino de Deus”. Lucas 9:60.
Quem é você?
Coragem nos relacionamentos
Esse tipo de coragem esta em extinção em nossos tempos, pois quando nos damos por vencidos abandonamos e ainda achamos que encontramos amparo bíblico para o tal, não deixamos então espaço para Deus maturar o milagre.
Na verdade um dos grandes centros de decepções e frustações de nosso tempo são os casamentos, e uma resposta breve, curta e objetiva, para o que se fazer para se ter um casamento de sucesso é o de se ter coragem.
É preciso ter muita coragem para olhar nos olhos do esposo e dizer “ Nosso casamento esta ameaçado. Temos que tomar alguma providência”, mas na verdade o que a grande maioria das pessoas faz? Deixam os problemas em “banho maria”, e seguem pelo caminho mais cômodo. Enquanto cada segue seus caminhos e objetivos o casamento vai esfacelando por falta de coragem.
É necessário para coragem para lutar contra a tentação de buscar algo mais interessante; para arrancar as máscaras, véus e mecanismos de defesa, e e dificar o casamento, ano após ano.
Esse tipo de coragem não se aplica apenas ao relacionamento conjugal mas também na educação de filhos, quantas vezes os pais abrem mão da disciplina, só orque não querem enfrentar a desaprovação dos filhos” Um filho tem acesso de raiva e diz:
“ Eu te odieo”.
Os pais cedem. Querem quer realizar a vontade de Deus na educação dos filhos, terá de deixar os pequenos tiranos ficarem com raiva.
Precisa ter coragem para dizer: “ Você não me intimida não, menino. Isto é o cereto que se deve ser feito e eu vou fazer.”
Esse tipo de coragem também se aplica na edificação de relacionamentos expressivos com amigos. “ Será que não está na hora de pararmos de jogar conversa fora e de falarmos sobre o que está acontecendo na nossa vida? Será que não está na hora de nos tornarmos irmãos?”
Precisamos aprender a nos confrontarmos em amor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...
Nenhum comentário:
Postar um comentário