24.3.17
Tema: Quando a Igreja Clama o Espírito Santo cria.
Txt: Zacarias 4:6-7 “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela.”
Saudação.
Falar do Barah e Deus, criar a partir do nada.
No hebraico quer dizer, “Yahweh lembra”, ou, como dizem alguns, “Yahweh é famoso”. Esse é o nome mais popular na Bíblia, o que presumivelmente significa que era o nome mais popular entre os hebreus judeus, ou pelo menos um dos mais populares
Zacarias era um contemporâneo mais jovem de Ageu e os dois trabalharam na mesma época e no mesmo local (Jerusalém, por volta de 520 A. C.). Assim, é correto chamar as profecias dos dois de “livros companheiros”, já que eles se uniram nos esforços de corrigir os mesmos problemas espirituais dos exilados que retornaram a Jerusalém após o cativeiro babilônico, por volta de 539 a.c.
Neste contexto é preciso entender que o povo vinha de uma cultura pós exílio babilônico e desta forma a maneira pagã babilônica de viver impregnava a nação de Israel. Deus precisava restabelecer a religião nacional e motivar o povo a dar início a segunda construção do templo em Jerusalém, como cita Ageu 1:2 “ Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.” A Construção que demorou por volta de 24 anos.
Meu amado você precisa perceber que quando o povo de Israel perde o templo perde sua identidade religiosa, e motivação espiritual.
Imagine a visão do judeu em sua mente ter um Deus que esta no templo e não o protege, imagine zelar pela proteção de seu povo.
Entenda querido “Israel é enviada ao cativeiro babilônico por amor. Os fatos do passado recente na vida do povo, o agir de Deus a seu favor, servem para motivar a esperança do futuro, (voltar a memória) Para ser novamente testemunha, Israel precisava ser curada de sua cegueira espiritual, e a cegueira esta associada a ação de Jeová, contra os deuses pagãos.” Isaias 48:14 “Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam.”
Com seus recursos limitados, eles eram escravos a pouco tempo e para os judeus iniciarem e concluírem o a obra do templo devia parecer algo tão impossível quanto mover uma montanha, mas Deus disse a Zorobabel que o governante iria pelo poder do Senhor aplainar o monte e transformá-lo em campina! Jesus disse a seus discípulos que exercitar a Fé como um grão de mostarda (pequeno, porém vivo) podia mover montanhas (Mt 21:21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;). Quais eram as "montanhas" que Zorobabel tinha diante de si?
Quais as montanhas que você tem diante de si meu amado irmão?
O desânimo no meio do povo, a oposição dos inimigos ao seu redor, colheitas escassas, uma economia instável, pessoas desobedecendo a lei de Deus - problemas não muito diferentes daqueles que o povo de Deus tem enfrentado ao longo dos séculos e hoje também.
A resposta para esses problemas a igreja já conhece é a oração pois ela libera o poder do Espírito Santo.
A Força e a violência citados no versículo 6, remetem a ação humana para prover e gerir os recursos para a reconstrução do templo e a reorganização da nação, Deus não precisa da ação do homem para resolver os problemas de seu povo.
O templo passou por 3 construções a de Salomão, a de Ageu e Zorobabel e a de Herodes, as dificuldades vão existir mais a igreja não pode parar diante delas.
Precisamos aprender como igreja a recomeçar quando erramos o alvo.
O profeta Zacarias teve oito visões espirituais que o motivavam a Jamais desistir, mas vamos nos ater apenas a quinta visão.
A visão da Menorah ou do castiçal, o que Zacarias viu era totalmente distinto daquele que Moisés havia colocado no tabernáculo. Juntamente com as sete hastes e lâmpadas, esse candelabro possuía um vaso de azeite no alto, dentro do qual pingava azeite de duas oliveiras (Zc 4:3), que simbolizavam Josué e Zorobabel (Zc 4:14). O candelabro também tinha sete tubos que saiam do vaso para cada lâmpada, num total de quarenta e nove tubos. Nenhum sacerdote precisava prover o azeite, pois ele pingava constantemente das árvores. Os sete (provimento perfeito) tubos para cada lâmpada garantiam um suprimento abundante de combustível para manter as luzes acesas. O candelabro do tabernáculo simbolizava o Messias, a luz do mundo (Jo 8:12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.), que um dia viria e daria a "luz da vida" a todos que cressem nele. A luz do candelabro brilhava sobre a mesa do lugar santo (Ex 26:35) e revelava os pães, sendo Cristo o pão da vida (Ex 25:30; Jo 6:33, 35, 48, 50, 51). O candelabro do tabernáculo também se referia a nação de Israel, a nação que Deus havia escolhido para ser luz num mundo de trevas espirituais (Is 60:1-3; 62:1). (O candelabro de sete hastes, o menoráh, e o símbolo oficial do Estado moderno de Israel.
Note que o lugar da queima do azeite tem o formato de amêndoa, O profeta Jeremias vai nos ajudar a entender. Em Jeremias 1:11 “ Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira
A amendoeira é considerada a “despertadora” no pensamento hebraico. A amendoeira é a primeira árvore que desperta do sono invernal e floresce antes do fim do inverno. Daí vem seu nome em hebraico – shaked – palavra cuja raiz significa se apressar. Deus estava dizendo que velava sobre a Sua própria palavra para a cumprir. Velar significa vigiar, apressar, antecipar, estar desperto, estar de sentinela, cuidar atentamente A palavra do Senhor não cairá por terra e não voltará vazia! Nessa passagem, Deus faz um trocadilho em hebraico; Shaked = vara de amendoeira; Shoked = estou vigiando para cumprir a minha palavra, eu cumpro o que prometi!
A amendoeira é anunciadora de boas notícias, Eu preciso ser portador de boa notícias ou (boas novas ou Gospel ou evangelho). As suas folhas mortas (vermelhas) tem propriedades terapêuticas, eu preciso levar a cura espiritual, emocional, ou física.
Os seus frutos frutificarão na impossibilidade e durante todo o ano, as sementes ficam por meses boiando em águas salgadas do mar e quando chegam na terra florescem , ELA TAMBÉM FRUTIFICA O ANO INTEIRO, precisamos viver o impossível e levar vida onde existe apenas existia morte.
Os cristãos de hoje devem ter sempre em mente que a igreja e uma luz num mundo em trevas e que devemos depender do Espírito Santo para nos capacitar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...
Nenhum comentário:
Postar um comentário