24.3.17
Tema: Quando a Igreja Clama o Espírito Santo cria.
Txt: Zacarias 4:6-7 “E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; porque ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela.”
Saudação.
Falar do Barah e Deus, criar a partir do nada.
No hebraico quer dizer, “Yahweh lembra”, ou, como dizem alguns, “Yahweh é famoso”. Esse é o nome mais popular na Bíblia, o que presumivelmente significa que era o nome mais popular entre os hebreus judeus, ou pelo menos um dos mais populares
Zacarias era um contemporâneo mais jovem de Ageu e os dois trabalharam na mesma época e no mesmo local (Jerusalém, por volta de 520 A. C.). Assim, é correto chamar as profecias dos dois de “livros companheiros”, já que eles se uniram nos esforços de corrigir os mesmos problemas espirituais dos exilados que retornaram a Jerusalém após o cativeiro babilônico, por volta de 539 a.c.
Neste contexto é preciso entender que o povo vinha de uma cultura pós exílio babilônico e desta forma a maneira pagã babilônica de viver impregnava a nação de Israel. Deus precisava restabelecer a religião nacional e motivar o povo a dar início a segunda construção do templo em Jerusalém, como cita Ageu 1:2 “ Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.” A Construção que demorou por volta de 24 anos.
Meu amado você precisa perceber que quando o povo de Israel perde o templo perde sua identidade religiosa, e motivação espiritual.
Imagine a visão do judeu em sua mente ter um Deus que esta no templo e não o protege, imagine zelar pela proteção de seu povo.
Entenda querido “Israel é enviada ao cativeiro babilônico por amor. Os fatos do passado recente na vida do povo, o agir de Deus a seu favor, servem para motivar a esperança do futuro, (voltar a memória) Para ser novamente testemunha, Israel precisava ser curada de sua cegueira espiritual, e a cegueira esta associada a ação de Jeová, contra os deuses pagãos.” Isaias 48:14 “Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam.”
Com seus recursos limitados, eles eram escravos a pouco tempo e para os judeus iniciarem e concluírem o a obra do templo devia parecer algo tão impossível quanto mover uma montanha, mas Deus disse a Zorobabel que o governante iria pelo poder do Senhor aplainar o monte e transformá-lo em campina! Jesus disse a seus discípulos que exercitar a Fé como um grão de mostarda (pequeno, porém vivo) podia mover montanhas (Mt 21:21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;). Quais eram as "montanhas" que Zorobabel tinha diante de si?
Quais as montanhas que você tem diante de si meu amado irmão?
O desânimo no meio do povo, a oposição dos inimigos ao seu redor, colheitas escassas, uma economia instável, pessoas desobedecendo a lei de Deus - problemas não muito diferentes daqueles que o povo de Deus tem enfrentado ao longo dos séculos e hoje também.
A resposta para esses problemas a igreja já conhece é a oração pois ela libera o poder do Espírito Santo.
A Força e a violência citados no versículo 6, remetem a ação humana para prover e gerir os recursos para a reconstrução do templo e a reorganização da nação, Deus não precisa da ação do homem para resolver os problemas de seu povo.
O templo passou por 3 construções a de Salomão, a de Ageu e Zorobabel e a de Herodes, as dificuldades vão existir mais a igreja não pode parar diante delas.
Precisamos aprender como igreja a recomeçar quando erramos o alvo.
O profeta Zacarias teve oito visões espirituais que o motivavam a Jamais desistir, mas vamos nos ater apenas a quinta visão.
A visão da Menorah ou do castiçal, o que Zacarias viu era totalmente distinto daquele que Moisés havia colocado no tabernáculo. Juntamente com as sete hastes e lâmpadas, esse candelabro possuía um vaso de azeite no alto, dentro do qual pingava azeite de duas oliveiras (Zc 4:3), que simbolizavam Josué e Zorobabel (Zc 4:14). O candelabro também tinha sete tubos que saiam do vaso para cada lâmpada, num total de quarenta e nove tubos. Nenhum sacerdote precisava prover o azeite, pois ele pingava constantemente das árvores. Os sete (provimento perfeito) tubos para cada lâmpada garantiam um suprimento abundante de combustível para manter as luzes acesas. O candelabro do tabernáculo simbolizava o Messias, a luz do mundo (Jo 8:12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.), que um dia viria e daria a "luz da vida" a todos que cressem nele. A luz do candelabro brilhava sobre a mesa do lugar santo (Ex 26:35) e revelava os pães, sendo Cristo o pão da vida (Ex 25:30; Jo 6:33, 35, 48, 50, 51). O candelabro do tabernáculo também se referia a nação de Israel, a nação que Deus havia escolhido para ser luz num mundo de trevas espirituais (Is 60:1-3; 62:1). (O candelabro de sete hastes, o menoráh, e o símbolo oficial do Estado moderno de Israel.
Note que o lugar da queima do azeite tem o formato de amêndoa, O profeta Jeremias vai nos ajudar a entender. Em Jeremias 1:11 “ Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira
A amendoeira é considerada a “despertadora” no pensamento hebraico. A amendoeira é a primeira árvore que desperta do sono invernal e floresce antes do fim do inverno. Daí vem seu nome em hebraico – shaked – palavra cuja raiz significa se apressar. Deus estava dizendo que velava sobre a Sua própria palavra para a cumprir. Velar significa vigiar, apressar, antecipar, estar desperto, estar de sentinela, cuidar atentamente A palavra do Senhor não cairá por terra e não voltará vazia! Nessa passagem, Deus faz um trocadilho em hebraico; Shaked = vara de amendoeira; Shoked = estou vigiando para cumprir a minha palavra, eu cumpro o que prometi!
A amendoeira é anunciadora de boas notícias, Eu preciso ser portador de boa notícias ou (boas novas ou Gospel ou evangelho). As suas folhas mortas (vermelhas) tem propriedades terapêuticas, eu preciso levar a cura espiritual, emocional, ou física.
Os seus frutos frutificarão na impossibilidade e durante todo o ano, as sementes ficam por meses boiando em águas salgadas do mar e quando chegam na terra florescem , ELA TAMBÉM FRUTIFICA O ANO INTEIRO, precisamos viver o impossível e levar vida onde existe apenas existia morte.
Os cristãos de hoje devem ter sempre em mente que a igreja e uma luz num mundo em trevas e que devemos depender do Espírito Santo para nos capacitar.
18.3.17
A Igreja Firmada no Alicerce que é Cristo
Ttx: Mt 16:18 “Da mesma maneira Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.”
A Igreja Firmada no Alicerce que é Cristo
Ttx: Mt 16:18 “Da mesma maneira Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.”
Este texto começa com uma afirmação de Jesus a respeito de Pedro dizendo tu és Petros (Pedregulho).
Este é o 1º ponto a ser analisado de 3 pontos a serem analisados nesta palavra, amados A igreja inicialmente era fundamentada por profetas, sacerdotes e apóstolos, tendo eles como base de sua formação estrutural, agora vem Jesus e chama Simão de pedregulho. Uma pedra comporá a estrutura pois a massa é composta de brita e cimento para torna - lá única, hoje os apóstolos e nós fazemos parte desta massa.
Jesus reconhece a Pedro como um grande líder da igreja e declara que ele estará presente na estrutura da igreja, mas não será o seu alicerce.
Jesus o conhece, como servo, apóstolo e amigo. (como Jesus te conhece?)
2º Ponto - Sobre esta pedra (petra – rocha), agora ele fala que a igreja estará firmada em um estrutura homogênea, uma única e sólida rocha que é ELE mesmo, Jesus. A BASE E ESTRUTURA DE SUA PRÓPRIA IGREJA, I Cor 3:11 “ Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” E ainda diz que levará a sua igreja para ele mesmo, VEJA João 3:14 “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
Jesus alerta a igreja que o único fundamento, a única referencia, de onde brotará a fonte, a seiva, o fôlego da vida é ele mesmo, Jesus o CRISTO, a igreja não pode beber de outra fonte, as águas que brotam das fontes originadas por mãos dos homens são de conseqüências terríveis, as de Deus geram vida, veja em “ Num 20 12-13 O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: "Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que dou a vocês". Essas foram as águas de Meribá, onde os israelitas discutiram com o Senhor e onde ele manifestou sua santidade entre eles.” A sede da igreja quem mata é Deus, Jesus se denomina a água da vida.
João 4:14 “... mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.”
3 Ponto – As portas do Inferno não prevalecerão.
Esta afirmativa diz o seguinte: o inferno existe e ele é real.
E a outra da conta que ele já esta derrota contra a igreja do Senhor Jesus, é como se você entrasse em uma partida de futebol ou outro esporte qualquer sabendo que a vitória esta ganha.
Por mais que a de hoje faça força para perder esta partida, com seu testemunho, com suas intrigas, com suas mentiras e armações a igreja do Senhor Jesus não vai perder a guerra.
A igreja firmada na rocha que é Jesus tem a chave do reino de Deus em suas mãos, assim como Jesus entregou a as chaves do reino de Deus nas mãos do Apóstolo Pedro o Senhor Jesus entrega a você nesta noite através do Espírito Santo as chaves da casa de Deus, para você.
Meu amado Jesus quer que você abra a porta da vida eterna para este mundo.
Jesus deseja que você represente o seu reino de Deus na terra, que a luz e a imagem de Jesus sejam refletidas através de você e por você. Veja o Reino Rom 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
Você precisa exalar isto, você precisa refletir isto como em Mateus 5 :16 “ Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
Precisamos refletir a imagem de Jesus, 2 Cor 3:18 “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”
PQSVPAULA 19/03
10.3.17
Patinando na caminhada da Fé. Txt Hb 5: 11-12.
Acredito que você já tenha percebido em alguns momentos de sua vida, que não tem desenvolvido e continua em um mesmo estado espiritual de uns 5 anos atrás?
Você precisa entender que todo ser saudável cresce e sua vida espiritual deve crescer também. É interessante perceber que ao invés de crescer involuímos e voltamos atrás na nossa caminhada da Fé. Mateus 13:12 fala sobre isso “ Ao que tem se lhe dará, e terá em abundância, ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.”
Ainda podemos perceber em Mateus 13:8 que a semente saudável, vai gerar uma outra , não importando a quantidade, mas o importante é que gera, na verdade se desenvolva. Em nossa caminha de fé passamos por momentos de patinar em nossa vida material, emocional e espiritual, precisamos sim desenvolver e esta é uma característica inata do ser humano, que é evoluir, materialmente, espiritualmente e emocionalmente.
Na vida profissional não agüentamos ficar em uma mesma situação por 40 anos, na emocional precisamos deixar de sermos crianças, para nos tornarmos adolescentes, e depois jovens, e assim adultos e depois alcançarmos a maturidade e se isto não acontece detectamos naturalmente que algo esta errado.
Na vida espiritual precisamos também desenvolver, crescer, evoluir e amadurecer e como percebemos que isto não esta acontecendo. Leiamos Hb 5: 11-12.
“Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação por quanto vos tornanstes tardios em ouvir. Por que já devendo ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.”
Destaco e percebo aqui algumas palavras que revelam o que nos faz patinar:
1 – Sabemos a diferença entre ouvir e escutar.
2 – Ainda se alimentando como criança.
Amados o alimento infantil não permitirá o adulto a se desenvolver normalmente. A necessidade de se aprender novamente os princípios da palavra, meus irmãos somos um ser que carrega em si duas naturezas a visível e a invisível, natureza carnal e a espiritual, poderia entrar em detalhes e dividir a natureza invisível em duas em duas a parte da alma – almático (emoções) e a parte do espírito – espiritual que vem de Deus, não é o cerne, nem o objetivo desta reflexão, na verdade é que precisamos para é de patinar e seguir em frente por mais dura que seja a realidade que estejamos vivendo, seguir em frente é crescer.
O convite de Deus para crescer é aprender a ouvir a voz do Espírito Santo de Deus, como?
Me tornando íntimo Dele, me tornando filho Dele e me tornando amigo Dele.
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...