Rm 13:1 obedeçam ao governo, porque Deus foi quem o estabeleceu. Não há governo, em parte alguma, que Deus não tenha colocado no poder.
A proposta paulina de uma Eclésia igualitária, ministerial e leiga, sinal vivo da ágape/caridade e expressão máxima da nossa fé no Cristo Senhor, veio, aos poucos, sendo substituída por uma igreja hierárquica, autoritária e sacerdotal. Na verdade as cartas paulinas atestam a presença de lideranças dentro da comunidade, de uma forma clássica como apresenta o texto de 1Cor 12:28, com um coração pronto para servir, sabendo do peso e da importância da responsabilidade de cada um dentro do corpo de Cristo, confirmando a importância dos apóstolos, profetas e mestres, como pessoas, estabelecidas por Deus na Eclésia. De fato aqueles que Deus estabeleceu e elegeu na Igreja são: primeiro apóstolos, segundo profetas, terceiro mestres, depois a doutores, depois o dom das curas, das assistências, do governo e de falar em línguas. Este contexto nos faz entender que esta lista não deve ser tomada como legitimação de uma hierarquia de poder no exercício dos diversos serviços, nem em nível de importância pessoal, mas sim no caráter de serviço, mas conforme Romanos Cap 12. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação. Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros, não podemos deixar de esclarecer que assim como corpo todos são essencias nas suas atividades, seja ela em comandar, seja ela em executar. A autoridade despendida a cada um na Eclésia, vem da demanda do seu exercício fiel das habilidades inerentes de cada um dada por Deus, isto posto que Deus da a quem lhe aprouver o dom e habilidade que ele quiser.
A organização administrativa é claramente hierárquica e não mais igualitária: bispos, diáconos e presbíteros são tarefas constituídas dentro da comunidade e sua função principal é o "governo" conforme cita (1 Tm 3: 1-12), (1Tm 5:17), (Tt 1:5), na verdade estes tem a responsabilidade da defesa da sã doutrina, de uma forma plena,em tempo oportuno e inoportuno, exortando com paciencia e ensinando, instruindo conforme fica claro em (1Tm 6:20, 2Tm 1:12-14). O homem sempre precisou de alguém para guiá-lo e demonstrar como fazer (Hb 3:2). Em contrapartida é fácil diagnosticar a ausência de autoridade a qualquer um que não tiver uma conduta irrepreensível, comportamentos impiedosos, insubmissos, palavrosos, enganadores, envolvidos com o lucro ilícito, com fábulas, com doutrinas de demônios e caduquices, conforme cita em (1 Tim Cap 4: 1-7, 2Tim 2: 16- 17 eTt 1:10-11).
Rm 13:8 Paguem todas as suas dívidas, exceto a dívida do amor aos outros; nunca terminem de pagá-la! Se vocês amarem aos ou¬tros, estarão obedecendo a todas as leis de Deus, e satisfazendo todas suas exigências.
Rfe: Sandro Gallazzi e Prof Lato Santos Junior, Fatimo dos
Nenhum comentário:
Postar um comentário