
Intimidade para aqueles que renunciam
Texto base:
" Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. " (Mateus 16:24).
Renunciar o que?
O que é negar-se?
O que é anular-se?
Qual a intenção de Jesus ao dizer estas palavras? qual aplicação desta palavra no contexto atual em que vivemos. O que isto tem a ver com os servos e adoradores deste congresso? O que esta palavra acrescenta aos cristãos deste tempo.
Para que possamos entender esta palavra abordaremos alguns tópicos sobre o que disse Jesus no versículo citado:
- Visão
- Propósito
- Sacerdócio
- Autoridade
Vamos abrir o livro de 1 Pedro 2 v 9 - 10 e mergulharemos neste texto contemporâneo, onde o apóstolo Pedro nos chama de sacerdotes, um termo muito usado no velho testamento, que tem neste texto inserido estes princípios. ele nos diz que antes não éramos povo, mas passamos a condição de povo por algum motivo.
É interessante notar que no velho testamento as tribos eram divididas por famílias e famílias por funções. Por exemplo: dos filhos de Levi a tribo se subdividia em filhos de Gérson, Coate e Merari e cada uma com sua responsabilidade, conforme explicita o livro de Números capítulo 4.
Onde quero chegar?
Entenda vivemos um momento singular do evangelho, onde somos cristãos com autonomia e vontade própria, queremos viver sem submissão, ter vontade de escolha, ser dono dos nossos narizes, ter a liberdade de fazer o que queremos, andarmos de acordo com a moda vigente no mundo, escolher o caminho que queremos seguir. Amado, quero te alertar que no Reino de Deus, as coisas não funcionam bem assim, a liberdade que Cristo nos dá, é para que escolhamos ser submisso, totalmente dependente do Senhor, estarmos debaixo do senhorio de Cristo, não termos mais vontade própria. Sim isto é uma grande contradição, ter liberdade para escolher ser submisso. Mas fique tranqüilo pois a própria palavra diz em I Coríntios 1:25 Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana.
Hoje nós somos filhos de Deus, herdeiros escolhidos, discípulos de Jesus, sacerdotes, filhos amados, e alguns por opção tornam-se levitas por reconhecerem o seu chamado para tal.
Na verdade as funções se misturam, tão somente se distinguindo quanto ao ministério que Deus deu a Igreja, pastores, mestres, evangelistas, apóstolos e profetas, na verdade todos são servos, nivelados pela cruz de Cristo, sem privilégios ou qualquer tipo de discriminação, na cruz todos se tornam iguais.
E ainda quero te alertar, que fazer a vontade de Deus não implica, que não haverá adversário, a dedicação, às vezes provoca ódio do mundo.
Meus irmãos, vamos falar um pouco dos filhos de Israel em um episódio durante o domínio Babilônico, (O REI CIRO , foi o autor de famosa declaração que em 537 a.C. autorizava os judeus a regressar à Judéia, pondo fim ao período da Captividade Babilónica. ) voltaram para Israel cerca de 42.360 israelitas genuínos dentro de suas respectivas famílias (observe que muitas famílias eram reconhecidas pelo local de sua moradia, vilas etc), fora servos e servas (Esdras 2 vers. 64), Na passagem sobre a restauração do altar da casa de Deus, encontrado no livro de Esdras cap. 3 vers. 1 ao 7 - a Igreja se posso chamar assim agia em unidade como um só homem, isto nos mostra claramente que para construirmos um altar ( ou fazer qualquer outra atividade) com a aprovação de Deus, digo em conformidade com a sua vontade a igreja não pode estar dividida, em facções, em meio dissenções, pois divisão não é uma palavra que deve ser usada no reino, quando se fala de Eclésia (abrigo de ovelhas no original), no versículo 7. Fala-se tranqüilamente em um tema muito polêmico nos dias de hoje, dar dinheiro a obra de Deus, para alguns cristãos é melhor chamar ele para briga do que falar ou pedir dinheiro. Eles davam dinheiro para a obra, amados naquele momento existia a necessidade de fazer aquilo que não conseguiam fazer, então se fazia necessário contratar profissionais especializados, justamente com esse dinheiro.
Qual era o objetivo de contratar esses profissionais?
No versículo 11, esta implícito que existia prazer, alegria durante a execução do trabalho na casa de Deus. Observe que até o final desta ministração, você entenderá por que tanta alegria em trabalhar na Casa de Deus.
Note que antes e durante a construção, verifica-se ações dignas de uma novela global, tramas, mentiras, cartas falsificadas, fofocas e etc. Esdras 4 vers. 7 a 20.
Na dedicação a construção do templo existe muita alegria (Esdras cap. 6: 16 a 18), amados não há como não ter alegria na reconstrução, depois de viver as dificuldades de anos de escravidão, sofrimento, abandono, pecado, lutas, mentiras, é claro que os israelitas envolvidos diretamente nesta atividade realmente tem que celebrar e com muito júbilo se alegrar. Note que Deus trabalhou em favor do seu povo ao permitir que o rei Ciro publicasse um edito Real, determinando a continuidade da obra de restauração do templo, dos muros da cidade e de toda a cidade de Jerusalém.
• No livro de Esdras (1: 2-4) apresenta uma versão do edito de Ciro que põe fim ao exílio judeu na Babilônia.
• O livro de Daniel possui varias referências ao Imperador Ciro.
O Segundo livro das Cronicas (36: 22-23) apresenta outra versão do edito de Ciro.
No ano de 457 a.C. o rei persa Artaxerxes emite um decreto definitivo para restaurar a cidade de Jerusalém. Desde a sua destruição no ano de 537 a.C., outros dois reis persas, já haviam emitidos outros dois decretos (Ciro em 538-537 a.C. e Dário ao redor de 519 a.C.), porém, somente o terceiro decreto, dado por Artaxerxes teve força suficiente para restaurar toda a cidade. Referência livro de Neemias, capítulo 2 do versículo 1 até 8.
Meu querido, e amado irmão, você entende bem, o que vem da parte de Deus para você nesta manhã? Olha Deus diz o seguinte: lembra de onde Eu te tirei? Lembra da história de sua vida? Lembra da vida de sua família? Do seu casamento? Das dificuldades que você passou para chegar até aqui? Do emprego que era impossível para você? Você se lembra de tudo que Eu fiz por você?
É por isso que a bíblia diz " em Lamentações de Jeremias 3:21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança." você deve fazer de tudo na casa de Deus com júbilo, alegria e temor, por que Deus já fez o que deveria fazer por você, sabe o grande mistério é que nós brasileiros, temos a memória histórica muita curta para as coisas boas que as pessoas fazem por nós, quer ver? Qual foi a última bondade ou favor que fizeram por você, o que você fez por gratidão a esta bondade? Sabe querido, em muitas outras culturas as pessoas devotam a sua vida inteira em gratidão referente ao favor ou a benção que se fazem a eles.
Agora pense e me responda, que maldade ou covardia que fizeram com você e qual foi a sua pronta resposta?
Sabe nós não vemos a Deus, talvez por isso, você não se atente as benesses dele ao seu favor.
Amado te falo isso para que você entenda a importância do seu compromisso, da sua visão, do seu propósito, do seu chamado dentro da casa de Deus. Você sabe do que eu estou falando, a missão de Deus que você relegou ao segundo plano.
Meu querido para que Ele te chamou, o que faz arder o seu coração?
O que faz você chorar de vontade de trabalhar?
Que sonhos Deus plantou em seu coração? e você não deixou germinar?
Deus quer que você tenha um novo ânimo, uma visão nova, gratidão ao fazer a sua obra.
Deus quer, que você tenha o privilégio de servi-lo com alegria, Deus quer receber a sua adoração através do seu serviço, ou você acha que adorar é cantar, adorar é muito mais que isso, adorar é prostrar-se, render-se, submeter-se ao criador, fazer a sua vontade incondicionalmente em todas as áreas de sua vida, é tornar-se escravo do amor do senhor, é ter anseio para fazer a vontade de Deus e desejar estar no centro de sua vontade. Amado a única coisa que impede de você fazer e alcançar isto para a sua vida é você mesmo, pois se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário