27.5.25

O Pecado nos empobrece

 


 Texto: Juízes 6:11-16

Depois da terra de Israel ficar em paz por um período de 40 anos, no período de Débora a palavra vai nos revelar em Juízes 6:1 que os filhos de Israel voltaram a fazer o que era mal aos olhos do Senhor e como de praxe Deus entrega o seu povo nas mãos dos midianitas por 07 anos de lutas e saques as suas plantações, Israel plantava e na hora da colheita os Midianitas roubavam todo o fruto de seu trabalho.

    Vale o conhecimento de que neste capítulo esta a primeira documentação do uso em larga escala deste animal, o camelo, numa campanha militar. Tal arma deu aos midianitas e seus aliados uma imensa vantagem: uma forca de combate rápida, de longo alcance que, certamente, encheu de terror o coração dos israelitas. Uma invasão anual, durante os sete anos, quando tudo começava a se organizar vinham os midianitas, invasão rápida sem dar possibilidades de ações defensivas.

    No plano espiritual as vezes em nossas vidas somos saqueados em tudo que plantamos, a bíblia continua dizendo que os Midianitas não deixavam mantimentos em Israel e o povo outrora próspero por andar nos caminhos do Senhor, agora padecia de fome e empobrecia cada vez mais, perceba que esses saques e ataques espirituais em nossas vidas, são rápidos e muitos destrutivos ou devastadores.

    Note e fique atento que como qualquer pessoa, mesmo aquela que não crê, quando o calo aperta clama pela ajuda divina, o povo clama ao Senhor e o Senhor responde o povo, enviando um profeta não conhecido (SEM MÍDIA) e trazendo a memória do povo os feitos do Eterno Deus, olha eu fiz assim e assim e vocês não me honraram e nem me obedeceram, e assim se procede conosco hoje em dia, a Senhor se tu me deres um emprego eu seria fiel a aos dízimos e ofertas, a Senhor se o Senhor me der um filho eu o ensinarei a andar em seus caminhos, a Senhor se o senhor me der uma namorada, um esposo, ah senhor se o Senhor me fartar de bens a sua casa poderá contar comigo, a Senhor se o Senhor me curar darei a minha vida a ti.

    O Povo vivia uma condenação profética. Os filhos de Israel parecem ter-se voltado ao Senhor, em sua angústia, e como último recurso, o que dificilmente indica fé religiosa vital, pedir algo a Deus de uma maneira desesperada e isso não implica ter uma aliança com Ele.

    Fazemos promessas ao Senhor, e Ele nos ouve e assim como ouvia o povo de Israel e nos esquecemos de nossos votos, mas em Isaías 49:15 diz que Deus não se esquece de nada.

    No início do texto base de nossa reflexão vai nos trazer a figura de Gibeão que malhava no Lagar o trigo, Gideão e seu filho malhavam trigo no largar, para esconder dos midianitas a sua provisão, um lugar seguro para esconder o alimento. No lugar de pisar uva ele malhava trigo.

    Apesar de covarde foi corajoso e ousado, que paradoxo. A atitude independe de que eu seja.

    Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, irmão por que o carvalho, planta que sempre esta a ribeiro de águas, que dá o seu fruto na estação própria, Deus esta no lugar

    Como pode o anjo do Senhor chamar alguém que se esconde com seu filho, para preservar seu alimento de corajoso? Fico a imaginar o anjo sentado embaixo do Carvalho olhando a Gideão e seu filho trabalhando ambos escaldados com a possível invasão dos Midianitas.

    Primeiro Deus não vê o homem como ele se vê, apesar de Ele se apresentar como covarde Deus o vê pelo seu coração e por sua possibilidade de confiar em Deus e ser uma potência (1 Samuel 16:7), os olhos de Deus são diferentes.

    Segundo o homem nunca se acha culpado de nada, EU? ¹³ Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?

Queridão faça um alto exame de sua vida seja sincero e assuma suas responsabilidades

Juízes 6:13, NÃO FUJA, ser o menor da casa indica que quem age é o Maior da Casa JEOVÁ.

    Terceiro Deus olha o coração de Gideão e diz vai nesta tua força, Vai na fé crendo se Eu Deus fiz uma vez , farei de novo

    Quarto confia no Senhor e vai, não titubei ¹⁵ Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel?

Juízes 6:15 – SEJA COROJOS

    Quinto Deus cumpre as suas promessas, Porquanto eu hei de ser contigo Juízes 6:16

Ele prometeu que estaria conosco todos os dias de nossa vida. Mateus 28:20.


Nenhum comentário:

Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração

  Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...