Texto Base: João 10:10B “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
“Eu vim” A vinda de Jesus é uma promessa tão aguardada por boa parte da humanidade e declarada ao longo de toda a história bíblica, assim profetizado por Jeremias em seu livro no cap. 23: 5-6 “...Eis que vêm dias, diz o Senhor ...”
E no livro de Isaias no cap. 9:6 é dado detalhes de sua personalidade, mas apesar de todas esta referências bíblicas, proféticas e históricas, uma grande parcela da humanidade e particularmente de lideranças religiosas não creem em sua vinda, conforme cita Lc 16:31 e em Mateus 21:15, veja que os sacerdotes e escribas se indignavam por que o próprio Cristo se declarava Senhor.
Assim como Jesus veio, Ele voltará prepare-se!
Jesus Cristo no texto base citado em nossa reflexão, cita outra importante promessa na parte “B” de nosso versículo.
Ele diz que nos daria uma vida abundante, particularmente esta é uma das minhas partes mais preferidas para se discutir neste texto.
Ele nos daria uma vida abundante.
Mas a explicação de nossa reflexão do texto, não tem sido abordada de uma maneira correta e adequada ao longo de nossas histórias.
A palavra vida no glossário português tem um sentido muito amplo facilitando o seu emprego errôneo em relação a palavra de Deus e faz-se necessário a ajuda da exegese para que se resolva este problema.
Que vida é essa ofertada por Jesus Cristo de uma maneira abundante?
A palavra vida no grego é apresentada de três e clássicas maneiras, BIOS, PSIQUE e ZOE:
- Bios – vida biológica, uma vida de saúde física plena, estética, performance, busca de um bom condicionamento físico e neste tempo tem sido ou se tornado um pilar de realização desenfreada do homem, onde o povo se desdobra com foco em caminhadas, academias e cirurgias.
Mas perceba a vida Bios nos deparamos com nossas limitações biológicas e a imperfeição humana, ela um dia findará.
- Psique – Vida emocional, uma busca louca pelo equilíbrio emocional, onde toda hora somos abordados pela depressão.
Note bem, que assim como a vida bios temos limitações emocionais e por mais equilibrados e centrados que sejamos a depressão ou a aflição um dia baterá a nossa porta, ...no mundo teremos aflições...Jo 16:3.
Zoe – vida em Deus, vida no espírito, vida Zõè ocorre trinta e seis vezes em João e essa vida é construída através de um relacionamento diário com o filho de Deus, a vida eterna está em Jesus, I Jo 5:12 e para alcança-la não será possível sem um encontro verdadeiro com Ele.
O propósito da vinda de Jesus ao mundo foi que os homens pudessem desfrutar o início dessa vida eterna já aqui na Terra.
Na vida ZOE não temos limitações, entenda tudo é possível ao que crê Mc 9:23, e Deus deseja que desfrutemos dela hoje.

Nenhum comentário:
Postar um comentário