6.3.21

Tema: Comunhão que resiste ao distanciamento

 


Texto: Efésios 4:4-6

            Definir conceito de igreja.

Eclessia do latim e Ekklesia do grego, traduz-se do grego assembleia pública, reunião dos que foram chamados, na etimologia da palavra EKKLESIA TEMOS CHAMAR E FORA, chamados para fora.!

É possível estar em comunhão sem estarmos juntos?

                        Primeiro ponto – Comunhão que é vital para a vida.

  1. A carta foi escrita durante a primeira prisão do Ap. Paulo, uma prisão domiciliar Atos 28:16 preso em uma casa alugada por ele mesmo, durante um período de dois anos Atos 28: 23-30, vigiado por dois soldados diuturnamente, mesmo assim não parou de falar das verdades relacionadas ao reino de Deus, como relatado nos versículos lidos.
  2. Mesmo em uma situação adversa pregava, mesmo não tendo 100% de aceitação de sua palavra Atos 28:27. Talvez no seu fique em casa, você tenha vivenciado algo semelhante, isto não é um privilégio só seu.
  3. Paulo tinha privação de amigos, de alimentos, de sua intimidade, de sua liberdade e não tinha whatsapp.
  4. É interessante perceber que Paulo lembra aos cristãos de Éfeso que apesar dele estar preso, deveriam manter a união no espírito Santo de Deus por meio do vínculo da paz. Efésios 4:3.

Segundo ponto – Comunhão que é vital para a vida.

            Paulo faz uma analogia entre o corpo e a igreja entre a similaridade do funcionamento de ambos, em duas situações quando estão são, ou quando estão doentes.

            Ambos são organismos vivos, que tem necessidades físicas, espirituais e emocionais.

            Tanto o corpo quanto a Igreja precisam ser guiados por um comando, por que se suas partes, seus membros, (1 Cor 12:27) resolverem tomar decisões independentes teremos sim uma grande confusão que causará com certeza a falência de seus órgãos.

            No caso do corpo, você facilmente encontrará a cabeça acima de seus ombros alguns com umas menores, outros com alguma maiores e ainda outros com bem maiores.

            No caso da Igreja Jesus Cristo é o cabeça (Col 1:18), o senhor da igreja aquele que de verdade deve nos dar os comandos, e neste período de pandemia você precisa fortalecer ou reestabelecer o seu contato com esta cabeça.

           

 

Canais para o contato:

            - Oração – Mt 21:22; Rom 8:26-27;

            - Leitura da palavra – Josué 1:8; Rom 15:4;

Terceiro ponto – Comunhão que é vital para a vida.

Jesus sabia quem sem ele nada poderíamos fazer, ... sem mim nada podeis fazer.... João 15:5, e que o templo físico não poderia ser o centro da comunhão entre Deus e o homem, pois o templo físico nem sempre estarei disponível ou mesmo existiria, quantos templos cristão foram destruídos ao longo da história e quantos tiveram seus acessos restringidos por diversos motivos, como guerras, terrorismos e agora pela pandemia.

O templo de fato não é o centro da comunhão do cristianismo, mas Jesus disse que não nos deixaria órfãos e sempre estaria conosco, a comunhão central do cristianismo é o seu relacionamento pessoal com Jesus.

O qual está sobre todos em todos, e vive por meio de todos.

Os nosso irmãos que tiveram o privilégio de conviver com Cristo na terra, principalmente os discípulos precisaram aprender a viver sem a presença física de Jesus, cabia a ele e cabe a nós de buscar a ter intimidade com Ele.

Note que alguns de seus seguidores após a sua ressurreição não o conheceram devido terem abandonado o relacionamento pessoal com Jesus.

Nós como igreja, aprendemos a ter comunhão com Deus, estando presentes, juntos, no templo, nos cultos nas reuniões, sim isto tudo é muito importante mas não é ou não pode ser a base de nossa comunhão.

Deus está acessível a nós onde quer que estejamos, Paulo entendeu isto e mesmo preso não parou de ter intimidade com Ele, o mestre está com você, sobre você e agindo através de você, sinta a sua presença, mesmo que não possa vê-lo.

Conclusão

Realmente neste tempo de pandemia fomos forçados a olhar para dentro, olhar para as coisas que passavam despercebidas, coisas que iam perdendo importância com o passar dos dias, então chegou o #fiqueemcasa, para muitos uma loucura, para outros novas oportunidades e novas descobertas.

Acredito que Deus gerou a oportunidade para nos reconectamos com Ele, com os familiares do nosso núcleo familiar e com nós mesmos.

Sim o tempo em que vivemos tem nos ensinados que podemos de verdade ter comunhão sem estarmos juntos, podemos sentir a necessidade, as alegrias e compartilhar as emoções como corpo de cristo sem estarmos fisicamente ligados, é válido lembrar que fisicamente nos céus não estaremos mais ligados.

É preciso entender que Paulo se confessa preso, mas nos admoesta  a andarmos da maneira digna com o chamado que fomos chamados, há andarmos no mesmo corpo, no mesmo espírito, com a mesma fé, tendo o batismo como um laço de união e a amor, sabendo que existe um só Deus que um mesmo Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos nós.

 

 

 

 

 

2.3.21

O PODER DE TRANSFORMAR

 

Texto: II Timóteo 1:7

            O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua apresentação formal como apóstolo do Senhor Jesus Cristo, não por vontade própria mas pela vontade do próprio Senhor Jesus, que a Ele Paulo revelada. Paulo dirige-se especificamente a Timóteo seu filho na fé ao qual ele nutria grande zelo e amor.

            Esta carta de II Timóteo encerra um certo debate teológico, muito interessante sobre a questão da apostolicidade de Paulo, Deus o elegeu.

Apesar disto note que o próprio Paulo suscita no vers 3, que desde os dias de seus antepassados servia a Deus com consciência pura, e é importante ressaltar que mesmo servindo a Deus com uma consciência pura, nós podemos cometer equivocadamente atrocidades em nome de Deus.

            Paulo faz Timóteo lembrar da fé ministrada ao seu coração, por intermédio de sua avó Loide e sua mãe Eunice. (Note que a palavra de Deus, jamais voltaria vazia ministrada por elas. Is 55:11)

            Perceba que Paulo lembra a Timóteo que a sua fé e a nossa fé não deve ser de modo nenhum FINGIDA. O tempo em que vivemos é um tempo onde precisamos restaurar o caráter perdido a alguns anos, temos tido como povo de Deus um caráter duvidoso e inseguro, isto tanto no trato espiritual, quanto no trato social.

            Tenho percebido que Deus nos imputou o uso contínuo da máscara, para cobrir nossas vergonhas, pois a face do homem chega primeiro em qualquer lugar.

            Paulo clama e chama Timóteo a responsabilidade nesta segunda carta, pois na primeira referenda a presença de Timóteo em Éfeso, enquanto ele partia para a Macedônia, Paulo tinha instituído Timóteo para defender a Fé em Jesus de líderes que naufragaram em sua confiança, como Himeneu e Fileto, ambos insultavam a Deus com suas filosofias e fábulas, I Tim 1:2-4.

            É por isso que desesperadamente suplica a Timóteo, DESPERTE o dom que há em ti, o dom adormecido, pois você é meu verdadeiro filho da confiança I Tim 1:2.

            Paulo sabia quem era Timóteo, mas talvez Timóteo não sabia quem ele era.

            Quem é você?

O versículo 7, do Cap 2, base desta reflexão irá nos revelar 4 pontos importantes para Timóteo, para mim e para você.

1º - Paulo lembra a Timóteo, que Deus é quem deu o dom espiritual.

Um espírito de temor (“delias” original em grego timidez), ou em algumas traduções de covardia.

Os tais não herdarão o reino de Deus. Ap 21:8

2º - Deus deu um espírito de fortaleza (original grego “dínamos”, power), mas prefiro a tradução de fortaleza (lugar de segurança e lugar fortificado, de onde olhamos protegidos para fora)   

Você irá ver realmente o perigo, mas ele não lhe causará dano.

            3º -  Um espírito de amor (Agapos) amor incondicional, amor praticado por Deus a ser copiado e praticado também pelos homens, você deve tão somente amar;

            4º - Espírito de moderação, controle próprio, equilíbrio, serenidade, carinho.

Precisamos ter de uma maneira bem definida em nossas mentes a diferença básica entre mudança e transformação.

Mudança altera temporariamente as características dos corpos envolvidos no processo.

Transformação, altera as características permanentemente dos corpos envolvidos no processo.

O Espírito Santo me fez pensar sobre o tema desta reflexão levando-me a relembrar alguns mergulhos feitos a profundidades de 3m, 7m e 10m, para melhor exemplificar a explicação.

Quando falamos de poder para transformar, é preciso entender que dependendo do pecado e da necessidade de transformação, ela só ocorrerá a medida que mergulharmos em níveis corretos de profundidade no Espírito Santo, pois Deus é irresistível.

Muitas pessoas que conhecemos são impactados pela presença e pelo amor de Deus, mas somente permitem serem mudados pelo Espírito Santo e não transformados, Elas não permitem ao Espírito Santo agir no nível de intensidade ideal em suas vidas.

Deus anseia que seus filhos, eu e você, seu povo, mergulhe em suas águas, em suas profundezas, para que o milagre aconteça por completo.

Assim como Timóteo você precisa ter a convicção, que o poder transformador da palavra de Deus e do Espírito Santo, pode restaurar a criação caída, não importando o mal que esteja envolvido ou comprometido.

Basta tão somente que anunciemos o desejo Dele, que é que a humanidade seja libertada e chegue ao pleno conhecimento da verdade.

 

 




Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração

  Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...