13.12.19
Escola Bíblica Dominical, uma reflexão sobre essa grande oportunidade de participar desta tão amada escola.
Texto: Lucas 19:47 “ Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo.”
Saudação
“Uma necessidade, gerou a oportunidade e virou uma realidade”
Em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester, na Inglaterra. Era uma cidade importante da Inglaterra no período pós Revolução Industrial, notável por sua indústria de tecelagem. Atraía muita gente que, deixava a vida no campo, para tenta uma nova vida na cidade, e o fato de existirem muitas igrejas não impedia o avanço da criminalidade.
Robert Raikes, fundador da Escola Dominical, percebeu esta dificuldade. Descobriu que o abandono em que viviam as crianças pobres da localidade e as suas atividades, também aos domingos, eram um estímulo à prática do crime.
Fundou então uma escola que funcionava aos domingos porque as crianças e os jovens trabalhavam 6 dias por semana, durante 12 horas. Usava a Bíblia como livro de estudo, cantava com os alunos e ministrava-lhes, também, noções de boas maneiras, de moral e de civismo.
O efeito da Escola Dominical foi tão poderoso, que 12 anos após sua fundação, não havia um só criminoso na sala dos réus para julgamento nos tribunais de Gloucester, quando antes a média era de 50 a 100 em cada julgamento!
Uma necessidade que virou uma realidade, ao repensar a EBD, PRECISAMOS ENTENDER QUE ELA NÃO É UM FIM EM SI MESMO, ELA NÃO EXISTE TÃO SOMENTE PARA PREENCHER A VACÂNCIA DE NOSSAS MANHÃS DOMINICAIS.
Robert Raikes, percebeu que a presença física da igreja, inerte na sociedade não resolvia o problema daquela população que era o aumento vertiginoso, da fome, da falta de moradia, de educação e o aumento da criminalidade.
Raikers percebeu que a palavra de Deus sim, poderia mudar a realidade daquelas crianças, abandonadas devido a necessidade de seus pais trabalharem na indústria, outrora elas acompanhavam seus pais no campo e isto favorecia a troca de experiências saudável entre pais e filhos.
Como educar para salvar vidas?
Eis a resposta à escola bíblica dominical, a palavra viva de Deus.
Em Mateus 4:23, 9:35, 11:1, Jesus tem o ensino como premissa básica para o início da apresentação de sua verdade, e como ele mesmo é o Deus vivo e a expressão da sua palavra, ele ensinava Deus.
O Mestre entendia que era importante ter um local próprio para o ensino, por isso creio que ele ensinava todos os dias no TEMPLO.
Nós não conseguimos estar todos os dias no templo para aprender, mas torna-se importante termos sim um momento para estarmos como alunos dedicados para aprender da palavra de Deus, devemos sim valorizar cada momento que temos juntos na Escola Bíblica que agora se expande não só para os domingos pela manhã mas também as quintas-feiras a noite.
Valorizar o ensino da palavra de Deus é dr valor a um desejo de Jesus expresso em suas ações de evangelismo.
Precisamos mudar a perspectiva de nosso olhar para esta sociedade corrompida e refletir o que podemos criar para mudar esta realidade com a palavra de Deus, pois a fé vem por ouvir a palavra Rom 10:17, mas como ouviram se não há que pregue? Rom 10:14.
E quando a igreja não se levanta como voz profética a ser ouvida a s pedras clamam, Lucas 19:40.
Robert Raikes, percebeu que a educação e o poder da palavra de Deus, mudariam a realidade daquelas vidas.
Tivemos em menos de 30 dias, irmãos que se formaram como bacharéis, básico de teologia, seminários de mulheres, seminário de missões, de professores para escola bíblica e onde você está?
Deus quer enviar você, mas para isso ele quer te capacitar.
Você esta disposto?
De o primeiro passo, se entregue e cofie no Senhor.
7.12.19
De volta para o presente
Texto: 2 Cor 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
“Dessa forma, se alguém estiver unido ao Messias. É uma nova criação – a antiga já passou; vejam: o que há agora é diferente e novo!” (Versão do Brit Hadasha ou Novo testamento Judaico) onde o Grego Koine é traduzido bem próximo da raiz natural do original.
Esta semana quando estava subindo a escada para entrar em casa, olhei para a árvore de graviola que fica ao lado da escada de acesso a minha casa, ela acabará de ser podada, percebi que a maioria de seus galhos foram bem cortados próximos ao tronco, e isto me fez saltar os olhos e atentar para a voz do Espírito Santo que começou a falar comigo e conduziu meu coração a esta palavra para abençoar a sua vida hoje.
Parei por alguns segundos na escada olhando para as graviolas que nasciam agarradas ao tronco, umas pequenas outras grandes e permiti que o Espírito Santo me levasse a uma realidade muito comun a nós homens e mulheres que vivemos no mundo de verdade, notei que mesmo cortada e cortada contra a sua vontade, tendo pedaços de seu corpo arrancados e cortados, mesmo contra a sua vontade, obedecia ao comando natural da voz de Deus expressa em Gen 1: 11 – plantas frutificai, e ela frutificava, mesmo em meio a uma total devassidão e dificuldade natural da vida, em que se encontrava naquele momento.
Deus determinou que as plantas frutificassem, independentemente a situação ao qual se encontrem, e desde a fundação do mundo elas assim o fazem, obedecem a voz de Deus.
Nós os seres humanos em nossa grande maioria paramos nos problemas e adversidades que vem sobre nós e estagnamos e não avançamos, o desejo de Deus é que também frutifiquemos em todas as áreas de nosss vidas, não importando o momento e nem a situação.
Percebo que quando não ouvimos a voz de Deus nos seu desejo de caminharmos, bloqueamos o nosso crescimento pessoal, profissional e espiritual, Jesus deixou claro em João 16:33, que teríamos sim aflições no mundo, mas assim como ele, venceu nós venceríamos também.
Precisamos entender e compreender de uma maneira bem clara que todo homem e mulher, tem a liberdade de mudar a qualquer momento, podemos até usar de algumas desculpas para alegarmos o desejo de permanecer no erro, no pecado ou na situação em que vivemos dizendo que foi o diabo que me obrigou ou me colocou nesta situação, mas na verdade o diabo só pode tentar você, ele não nos força a nada. Nós é que tomamos a decisão de parar, de errar de pecar ou de morrer, desconsiderando os alertas que o Espírito Santo dá a nós, aprenda querido, nós respondemos pelas nossas vontades
O Texto de II Cor 5:17, vem falar de que as coisas velhas já passaram, ou na tradução mais próxima do original deixa bem claro que a antiga criação, já passou e que se de fato eu estou unido ao Messias, os seus propósitos, os seus desejos, a suas vontades, a sua luz, a sua imagem passam a ser a minha, não importando a vida que eu tivera anteriormente.
Cristo o Messias ungido passa a habitar em mim.
Então, como não me sinto livre dos desejos e frustações da criação antiga, que trago bem guardado em minha memória?
Batendo um papo com o Pastor Raul Mathias está semana, (psicólogo cristão, meu amigo de divã), aprendi com ele que, muitas pessoas congelam o seu passado, e é este o cerne de nossa palavra, CONGELAR.
Muitas pessoas cristãs ou não, vivem com o seu passado congelado, poderia falar aqui de carne congelada, mais vou buscar um exemplo menos traumático para alguns.
Amados algumas pessoas no Estados Unidos, guardam pedaços de bolo de seus casamentos de 1, 2, 5, 10, 20, 30, 40 ou mais anos atrás, para na data de seus casamentos atuais celebrarem e comerem uma fatia deste bolo e relembrarem um momento tão marcante e importante para eles.
Perceba que quando congelamos ALGUMA COISA é para conservarmos as característica naturais daquilo que foi congelado e consumirmos no futuro com o mesmo sabor.
Note que se assim fazemos com as decepções, mágoas, frustações, dores que sofremos no passado, trazemos conosco congelados para nas datas futuras desgustarmos e sentirmos as mesmas dores que sentimos naquele momento do passado, não importando se se passaram 1 ano, 2, 5, 10, 20, 30 ,40 ou mais anos.
Logo traremos o passado para o presente, e viveremos o passado no presente e não o presente em que estamos, e sofreremos por um futuro de paz que nunca chegará.
Tudo isto foi decretado como a falido na palavra do apóstolo Paulo, as coisas velhas já passaram. Não importando se são frustações nas áreas físicas, emocionais ou espirituais, querido já passou, viva o presente.
Mas então por que Deus, permitiu que eu vivesse algo tão profundo em minha vida?
Chega a ser até engraçado quando o Espírito Santo, traz luz a sua palavra para nós, No Salmo de Davi 144:1 Ele agradece a Deus por treinar os seus dedos para a batalha e adestrar a sua mão, para a guerra, pense comigo quando qualquer profissional se considera pronto? Quando deixa de ser aprendiz, quando passa a tomar decisões, Davi entendia que cada dificuldade de sua vida era como um processo de capacitação promovido pelo Espírito Santo.
Mas voltando a falar de coisas passadas, perceba que assim como as más recordações congeladas em nossos corações, congelam as nossas vidas, e param todos os nossos processos de vida: amizades tão boas, sorrisos e conversas tão sinceras, lembranças que esvairam por nossos dedos, o amor de um pai, irmão, filho, esposa, amigos. (nos trazem dor)
A bíblia nos exorta a trazer descongelada as boas recordações, as boas lembranças, as boas memórias, ela diz em Lam 3: 22, que devemos trazer a memória aquilo que nos dá esperança.
Meu amado querido nesta noite, se alie ao Messias, A JESUS CRISTO, permita que ele te torne uma nova criação, deixe no passado o passado, experimente a viver o presente, pare de se alimentar do passado, mesmo que pareça ser bom pra você, digo não é.
Liberte-se!
A bíblia chama o nosso coração de enganoso, em Jer 17:9 cita isto, ele engana você, ele tem enganado você.
Deus quer que você cresça, e para que isto possa acontecer, você precisa viver o presente, com tudo que ele tem pra você.
Atente você não está sozinho nesta, o Espírito Santo está com você.
Faça como Paulo “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim”, Fil 3:13
Assinar:
Comentários (Atom)
Em Ziclague, a Dor Precede a Restauração
Texto: 1 Sm 30.1-8. ⁸ e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? " E o Senhor respo...
-
Texto João 21 1- 14 “ Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram n...
-
Texto: Juízes 6:11-16 Podemos perceber que ao longo de textos bíblico do Antigo e do novo testamento o nosso Deus, utiliz...
-
TEXTO: Marcos 3: 13-15 0 melhor método para discipular outros e o do Discipulador Mestre, devemos olhar para ele a fim de descobrir a ...

