25.3.25
PASSE A BOLA PARA DEUS
TEXTO: I Pe 5: 7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” .
TEXTO: I Pe 5: 7 “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade (GR. Merimna - preocupação)), porque ele tem cuidado (Importa) de vós” .
Como gosto muito de futebol e todos os assuntos que envolvem o nosso dia a dia nos causam impressões boas e ruins entendo que compreender este texto da palavra de Deus usando uma de nossas expressões ou verbetes linguísticos facilitam por demais a compreensão do texto bíblico.
A epístola foi escrita, provavelmente, entre 62 e 64 d.C. , segundo a tradição, a carta teria sido escrita nos anos sessenta do primeiro século da era cristã, numa região que, na época, se chamava Ásia Menor (onde hoje fica a Turquia), entre a Europa e a Ásia, O movimento cristão, que por esse tempo já tinha seus trinta anos de existência, já se espalhara, aqui e ali, também por esta região. Vários deles tinham se convertido à nova fé, e, ao regressarem aos seus lares, começaram a testemunhar do evangelho de Cristo nas redondezas.
A civilização romana da época experimentava um alto grau de desenvolvimento, e poucas províncias ficaram isoladas desse processo. Alguns problemas típicos de um processo de modernização acompanhavam esse desenvolvimento, em todos os setores (religioso, político, econômico). A sociedade era dividida em classes, o que sempre representava um fermento de insatisfação entre as classes mais marginalizadas, que se movimentavam em busca dos seus direitos.
Esta afetuosa epístola reforçava a ajuda espiritual dada eles, e os ensinava a centralizar as suas vidas em Cristo e a estar contentes em todas as situações, a permanecerem fortes em oração e imitar com alegria o exemplo de seu Salvador, Jesus Cristo.
Trazendo para os nossos dias perceba que já caminhamos para o meio do ano, estamos quase em abril e vencemos o primeiro trimestre do ano de 2025 e as ansiedades desta data já começam a respingar em nossas vidas, algumas pessoas já estão em crise, pois ainda não conseguiram dar início aos projetos preparados e prometidos no ano passado.
Mas o que isto tem a ver com este texto? O versículo em questão tem por primazia revelar que a expressão lançar, é um gesto de libertação possível, porque ele ( DEUS) tem cuidado de vós (que DO GREGO é . melei peri hymõn, “se importa com vocês”, “se preocupa com vocês”, “se importa com aquilo que se passa na vida de vocês”).
Que notícia reconfortante que ameniza as dores de nossas emoções, o Ap. Pedro nos Alerta que Deus está atento as nossas vidas.
Meus amados, nesta reflexão falo de nossas ansiedades, pensamentos cotidianos que invadem a nossa mente e nos levam a um sentimento e desejo errado de excluir Deus, deste pedacinho de problema.
Vejamos o que o apóstolo Pedro disse no início desta carta aqueles irmãos I Pe 1:1-2, perceba que ele não esquece de citar ninguém ele diz povo do Ponto, da Galácia, da Capadócia, da Ásia e Bitínia, todos vocês são eleitos de Deus. Se Pedro não esquece imagina Deus?
Irmãos, os habitantes daquelas cidades, viviam a mesma intensidade de problemas que nos vivemos hoje em uma cidade grande. Pedro se regozija nas suas conquistas em Deus, amados conquistar em Deus traz refrigério para as nossas almas, por isso eu te digo se envolva com Deus. Se envolva nos trabalhos e atividades de sua igreja, ganhe almas.
Se envolver com Cristo torna mais fácil reconhecer os amados que estão no livro da vida, o Espírito Santo vai testificar.
Todos que militam a causa do evangelho de Jesus são cooperadores do reino de Deus, encare todos os irmãos da Igreja como cooperadores do Reino de Deus, cada um em suas áreas específicas.
No vers 8 o Apóstolo nos relembra a sermos sóbrios, em nossas ações, palavras e pensamentos o diabo deseja apenas uma oportunidade.
No Vers 9, Mantenha se firme, você não sofre sozinho, peça ajuda a quem já passou por essa dificuldade. Veja o que diz I Pe 2: 18-20 “Que loucura … Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. ”. Sofrer faz bem, a dor em Deus amadurece.
Acredito que um dos pontos fundamentais deste texto vers 7. é Lançar realmente, SE LIBERTAR, pois falhamos neste ponto, não dissemos ao pai aquilo que realmente queremos e necessitamos e ele não poderá nos ajudar.
Querido desenvolva uma vida de diálogo com Deus, torne-se seu amigo confidente.
Finalmente no vers 10, Deus te chamou e entenda, padecer com ele significa crescer com Ele. Ele deseja te estabelecer em seu reino através de sua maturidade de Fé.
Meu irmão buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a suas justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas Mat. 6 - 33.
19.3.25
O cristão que precisa completar a missão deve
(Mensagem por base estudo Liderança Avançada Haggai 2024 )
Texto: I Tm 3:7 “Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo”.
Em João 3:16 podemos entender e compreender a profundidade, do que Deus espera de nós ao nos demonstrar o nível de amor que habita em seu ser.
Perceba que a preocupação do Apóstolo Paulo com a vida e com o que falam os cristãos, pois precisamos ter crédito perante a comunidade que nos cerca, para que possamos ter sucesso na ministração da palavra de Deus.
Devido a essa colocação de Paulo nossa palavra deve se portar conforme Mateus 5:27 em ser sim, sim e não, não, pois o que o passa disso torna-se ferramenta do maligno,
Desejo lembrar que todos nós como um servos que desejamos completar a missão, não devemos nos ater a vãs conversações e estarmos atentos ao que é citado em II Tim 2: 16 “ Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior”,
Percebendo que a cilada do diabo é igual a ser ferramenta do maligno que nos leva a praticarmos uma impiedade ainda maior.
Um ponto importante a elencar é que o nosso bom relacionamento com os nossos vizinhos, tende a favorecer a provisão milagrosa de Deus nas áreas que mais necessitamos, assim foi com a Viúva de II Reis 4:1-7, tudo se deus por sua boa reputação com a vizinhança, Lembro de minha infância que muitas mulheres, também devido a boa reputação com a vizinhança complementavam a renda familiar com venda de sacoles, bolos e tuppwear.
Mas dentro do contexto de completar a missão conforme a campanha de missões mundias, vamos nesta ministração abordar três pontos importantíssimos para que tenhamos plenas condições de completarmos a missão que Cristo nos delegou.
1. O cristão que Deus deseja completar a missão precisa ter um bom testemunho na sociedade.
Para que possamos completar a missão que o criador nos designou e anunciar a sua palavra pelo mundo, precisamos entender que o bom testemunho de vida com as pessoas que nos cercam é muito relevante para esse sucesso.
Paulo escreve a sua carta a Timóteo e destaca esse ponto como fundamental para o pleno êxito de sua missão de evangelização, Ap. Paulo indica a Timóteo que a sua vida e suas ações precisam falar mais alto a sociedade, do que apenas as suas palavras’’ Palavras convencem exemplos arrastam.
2. O cristão que deseja completar a missão precisa ter comprometimento com a grande comissão. Essa relação é sine qua non.
Não existe viver apenas de discurso, cada um de nós deve fazer a sua parte de ir e fazer discípulos. (a igreja precisa se movimentar, não é o pastor é você)
Devemos ir as nações - Mt 28:19-20
Devemos pregar o arrependimento - Lc 24:47
Devemos crer que somos enviados e comissionaremos também – Jo 20:21
Devemos ser testemunhas – At 1:8
Precisamos ter o prazer de abrir as portas da eternidade para os que não tem a cristo (Assim como Pedro em Mateus 19:16, nós também temos as chaves da porta dos céus, você tem usado a sua?)
3. O cristão que deseja para completar a missão deve se adaptar para alcançar mais pessoas para Cristo. I Cor 9:19-22.
Ap Paulo se fez de escravo, Paulo buscou entender o mundo ao qual ele desejava ganhar, nossa vida está infestada de evangeliquês e não compreendemos como o mundo, vê, fala e ouve atualmente. OS MORAVIANOS NO SÉCULO 18 NA ALEMANHA, SE VENDIAM COMO ESCRAVOS PARA GANHAR OS ESCRAVOS, ELES NÃO ORAVAM POR AQUILO QUE NÃO DESEJAM SER RESPOSTA.
Paulo entendia que devia proceder para os Judeus, como os Judeus para ganhar os Judeus, Amados no Senhor cada caso deve ser entendido a sua luz.
No livro Costumes e Culturas (Uma Introdução a Antropologia Missionaria) de Bárbara Burns, Décio de Azevedo e Paulo Barbero de Carminat, cita que homem, com suas crenças, costumes, comportamento e organização social, em suas mais variadas manifestações nas culturas através do mundo, representa um objeto de estudo fascinante e indispensável a quem deseja comunicar-se bem situações transculturais.
Eu preciso me aprofundar no homem local para evangelizar o homem local.
Quem melhor entende o Jardim Gramacho é o morador de Jardim, Gramacho ou sua igreja local.
Ap. Paulo ainda vai enfatizar que ele se faria de tudo para com todos a fim de que, por todos os modos possa salvar alguns. Paulo demonstra que alguns se perderam mas ele investe em todos, Em João 6:39 expressa o desejo de Deus “E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia”.
Devemos investir em todos.
O Grande desafio é despertar você a entender que grande problema de ser morno é que o morno está esfriando e não esquentando.
Deus deseja aquecer você, ativar em você novamente o desejo de ganhar almas.
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...