28.11.24
Deus sempre nos renova
ISAIAS 40:29 – 31 “ Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”
Celebrar 75 anos, trata-se de uma data singular e muito importante que de fato deve ser comemorada, na casa do Senhor e realmente junto a amigos e irmãos, a pessoas amadas.
Quando olho e penso em completar também 75 anos e antes de analisar este texto profundamente chego a conclusão que ficar cansado não é problema somente daqueles que são idosos mas os jovens também cansam.
Pense e entenda se a juventude representa e simboliza, beleza, vigor, virilidade a bíblia vai deixar claro que se o jovem cansa todos nós podemos cansar.
Irmãos acima dos 40 anos não fiquem surpresos e nem lisonjeados por estarem cansados pois, este privilégio não é somente seu, por que os Jovens também cansam.
Esse contexto pode ser também analisado em Isaías 42:22 diz “ Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos em cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui”. PARECE O BRASIL HOJE!
Todos nós hoje estamos esgotados, fisicamente, espiritualmente e emocionalmente sem distinção de idade, crianças, jovens, adultos e idosos.
Olhe para a situação de Israel o povo está cansado, depois da escravidão perceba que situação o povo de Deus se encontrava, por mais de 200 anos escravos e além de escravizados eçes estavam cansados e o povo estava sofrendo muito.
Mas hoje não é noite de se falar em sofrimento e sim de vitórias e alegrias.
Estamos aqui diante daquele que dá força ao cansado da força a todos.
Me pergunto por que o irmão Valtencir cultuando e adorando ao Senhor? Resposta por que o Senhor dá força.
Querido pare de reclamar e olhe para a vida do Irmão Valtencir, converse com Ele, pergunte a ele como ele faz.
Esperar no Senhor é uma forma de exercer fé, que é proeminente na antiga dispensação, como dispensação da promessa, a vinda do Cristo.
Meu querido esperar confiadamente no Senhor te dá forças de uma águia madura, que ainda realizará altos voos. Está é a promessa do Todo Poderoso, os seus feitos em Deus honraram ao próprio Deus. Seja em tempos de alegria ou desafio, a promessa de renovar forças para aqueles que esperam no Senhor permanece inabalável.
Essa promessa não é apenas uma esperança vaga, mas uma realidade transformadora que toca as vidas daqueles que confiam nela.
18.11.24
A importância da formação teológica
TEXTO: Mateus 9:35 “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”.
Falar da importância da formação teológica neste tempo em que vivemos, torna-se algo essencial para o pleno sucesso da propagação do verdadeiro evangelho do Senhor Jesus.
Creio que seja sabido de muitos que, nós vivemos hoje a Era da Informação que é caracterizada especialmente pela popularização da Internet e de novas tecnologias.
Indústrias como genética, robótica e informática ganham muita relevância nesse contexto.
Isso trouxe enormes transformações sociais, religiosas, culturais, comportamentais e da maneira que consumimos os diferentes produtos ofertados pelos mercados e setores de todo o tipo negócio desta geração, a nossa maneira de ver e viver o mundo mudou.
A nossa liturgia de culto hoje é absurdamente diferente de 10 anos atrás, saímos da transparência no retroprojetor, para telões de Led de todos os tamanhos e formas em nossas igrejas, a comunicação hoje entre pessoas envolvidas na liturgia passeia pelas mídias sociais aos radinhos usados em diversas funções ministeriais, até na salinha das crianças usamos radinhos e abandonamos o flanelógrafo, e o bilhete de recado para o dirigente de culto.
Esta era louca e acelerada assim por mim apelidada é também denominada de Era Digital ou Era Tecnológica e sendo também conhecida como a Terceira Revolução Industrial.
Acredita-se que esse período iniciou-se entre a metade e o fim do século XX, mais especificamente entre as décadas de 1950 e 1970.
Mas o que isso tem a ver com Jesus Cristo em com a formação teológica atual do povo de Deus?
Quero que leiam comigo Mt 9:36 “ E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor”.
Apesar do discurso de que esta tecnologia visa nos dá conforto, paz e tranquilidade, o mundo nunca esteve tão cansado e esgotado.
Nunca se viu tantas pessoas desiludidas, deprimidas, tristes, enganadas, infelizes e com o desejo de morte em seus lábios.
Nunca se viu na história da humanidade, tantas pessoas e jovens se suicidando ou tentando tirar a sua própria vida.
Jesus percebeu esse clamor.
O Versículo 35 inicia dizendo que Jesus percorria...
Jesus sempre vai aonde existe a necessidade; Ele identificava, planejava e ia.
Mas perceba que sua primeira ação sempre era a de ensinar, existia um objetivo internalizado ali.
E é neste ponto que começamos a entender a importância da Educação Teológica, não ensinar, é melhor do que ensinar errado.
Nunca se viu tanta asneira gospel espalhada por ai, a necessidade de obreiros sempre esteve presente, não só nos dias de Jesus, mas também no Antigo Testamento, nos dias de Eliseu, e nos nossos dias de hoje. Jesus vai dizer “A seara é grande, mas, os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara” – Mateus 9.37 e 38.
Nunca se houve tanta heresia, idolatria e apostasia que cresce a cada dia mais a passos galopantes.
Para se ter ideia quanto tempo custava formar um profeta Eliseu andou com Elias aproximadamente 8 (oito) anos desde seu chamamento ministerial, ele foi um seminarista na escola dos profetas conduzida por Elias.
Entenda que Os discípulos dos profetas eram chamados de seus «filhos», o que explica a expressão «filhos dos profetas».
Quando ainda era jovem, Eliseu foi chamado por Elias para tornar-se um de seus filhos», isto é, discípulo. Elias fizera isso a mando do Senhor, e pôs seu manto de pêlos de carneiro sobre os ombros de Eliseu, como sinal de sua nova ocupação. Eliseu foi despedir-se dos seus pais, ofereceu uma festa aos seus amigos, e passou a acompanhar Elias, como seu criado e aprendiz. Ver I Reis 19:19-21.
Elias chamou e Eliseu o atendeu. Seguir a um mestre não garante uma vida fácil e brilhante.
Com Jesus seus discípulos andaram com ele por 3 (três) anos e junto com Jesus sofreram perseguições e todos eles, antes mesmo da morte libertá-los, tiveram muitas tribulações.
É preciso ensinar certo, mas é preciso aprender certo. Só se pode dar aquilo que se recebeu.
Depois do ensino a pregação ganha o seu verdadeiro sentido.
Depois do ensino a cura ganha seu verdadeiro sentido.
Depois do ensino se entende a necessidade de ser um verdeiro discípulo de Jesus na sua ceara.
Em João 10:10 e já caminhando para o final Jesus nos deixa uma palavra simples que é equivocadamente pregada em nossos dias.
“ O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância “
Quem é o ladrão em João 10:10? O ladrão de Jo 10.10 entenda que embora satanás tenha o papel de assolador, neste texto Jesus não se refere a ele. O texto está falando de falsos pastores, falsos profetas, falsos discípulos de Jesus, falsos ensinos das Boas novas, esses mercenários são comparados com Jesus ou com seus discípulos, pois Jesus é o pastor modelo, que dá a vida pelas ovelhas.
Mas o que mais me assusta neste texto e demonstra a necessidade de termos uma boa formação teológica é a sua parte “B”, Em que Jesus nos promete uma vida abundante…
Essa vida tem sido pregada como um vida de vitória e sucesso, uma vida de cura e etc, a Palavra vida na bíblia NO GREGO KOINE é apresentada como BIOS, Psique e Zoe, e cada uma delas deve ser traduzida com a aplicação correta e verdadeira.
Bios no sentido de vida Biológica saudável;
Psique no sentido de vida emocional saudável;
E Zoe no sentido de vida espiritual saudável, irmão desejo que todos entendam a vida que Jesus nos oferta é uma vida espiritual plena e abundante, que nos dará a capacidade de resistir as ausências e frustrações da vida psique e vida Bios.
A apresentação de um estudo teológico assertivo encontra então em Jesus o respaldo, para ensinar, pregar e curar.
Que Deus abençoe sua vida.
14.11.24
Amadurecimento Espiritual - Baseado no Livro uma igreja com Propósitos
2 C0RÍNT10S 13.9 “Nossa oração é que vocês sejam aperfeiçoados.”
O Novo Testamento deixa bem claro que Deus deseja que todo cristão seja espiritualmente maduro. Ele quer que cresçamos. Paulo diz, em Efésios 4.14: “O propósito é que não sejamos [...] jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro”.
O alvo maior do crescimento espiritual é se tornar como Cristo (pequenos Cristos). O plano de Deus desde o princípio é que sejamos como o Senhor, “pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29). Deus quer que todo cristão desenvolva um caráter semelhante ao de Cristo, para poder se relacionar livremente com ele.
A grande pergunta é: “Como o crescimento espiritual acontece?”; ou: “Como posso me tornar maduro em Cristo?”.
Algumas fábulas
1. O crescimento espiritual é automático após você nascer de novo, Isso não é verdade. O crescimento espiritual não acontece após você ser salvo, mesmo que frequente todos os cultos. As igrejas estão cheias de pessoas que assistem aos cultos durante toda a vida e, ainda assim, são bebês espirituais, membro integrado não é o mesmo que membro maduro.
2. O crescimento espiritual é místico, e a maturidade é alcançada por poucos
Mencionar o termo “espiritualidade” hoje em dia faz que as pessoas imaginem alguém com uma beca branca, sentado numa posição de ioga, queimando incenso e gemendo com os olhos fechados.
3. A maturidade espiritual pode ocorrer imediatamente, se você usar a “chave’' certa, alguns livros prometem” 4 passos fáceis para a maturidade” ou oferecem “a chave para a santidade instantânea” reforçam a lenda de que o caráter cristão pode ser conseguido da noite para o dia.
Muitos cristãos sinceros que conhecemos, passam a vida inteira buscando uma experiência espiritual, uma conferência, um reavivamento, um livro, um podcast ou uma verdade que possa transformá-los instantaneamente em cristãos maduros. Essa busca é inútil.
4. A maturidade espiritual é medida pelo conhecimento bíblico - Tiago: 3-13
A verdade é que a maturidade espiritual é demonstrada mais pelas atitudes que pelas crenças.
O perigo de ter apenas conhecimento, é que “o conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica” (ICo 8.1).
O conhecimento deve ser temperado pelo caráter
Respostas bíblicas
1. A verdade é esta: o crescimento espiritual é provocado - Filipenses 2:12-13
2. O crescimento espiritual que leva à maturidade começa com o compromisso - Rom 6:13
3. A verdade é que o crescimento espiritual é bastante prático. Qualquer cristão pode crescer e alcançar a maturidade, - ITm 4.7,8 - Nosso caráter é formado pelos hábitos que desenvolvemos,
4. A verdade é que o crescimento espiritual é um processo que leva tempo. Assim como Deus levou Josué e os israelitas a conquistar a terra prometida “aos poucos” (Dt 7.22),
“Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tg 4.17). Com o conhecimento mais profundo da Palavra, vem o julgamento mais forte, se falharmos em aplicá-la.
Conclusão
Em Efésios 4.13, lemos: “... até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. Isso significa que a maturidade é um destino aonde chegamos, ou seja, é precedido por uma jornada. Mesmo com o desejo de acelerar o processo, o crescimento espiritual é uma caminhada que dura toda a vida.
Os cristãos necessitam de relacionamentos para crescer. Não crescemos isolados uns dos outros, pois nos desenvolvemos num ambiente de comunhão.
João afirma que a prova de que andamos na luz é que temos “comunhão uns com os outros” (IJo 1.7). Se você não mantém um relacionamento regular com os outros cristãos, considere seriamente a possibilidade de estar se afastando da luz.
“Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte” (3.14).
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...