30.9.24

CULTO E A ADORAÇÃO QUE DEUS ALMEJA

TEXTO Isaias 29:13 Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído –  Mc 7:6 “E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim”;  Poucos têm parado para perguntar Qual seria o objetivo principal das reuniões na igreja? Adorar? Evangelizar? Aprender? Ainda não entendemos  Uma criança, ao ver um grande anúncio à entrada de uma cidade, convidando as pessoas a cultuarem na igreja de sua escolha, perguntou ao seu pai: "O que significa cultuar?" O pai respondeu-lhe: "Significa ir à igreja e escutar o sermão do pregador1'. Provavelmente a maioria dos membros das nossas igrejas responderia de modo semelhante. "esquizofrenia espiritual" G. Verwer, diretor-fundador da Operação Mobilização  Em nosso mundo evangélico, repleto de reuniões, estudos bíblicos, bons livros, música sacra, mensagens, conferências, retiros, deveria se esperar que os cristãos refletissem o efeito destas atividades em vidas caracterizadas pela santidade. Isso não é o que acontece.  Deus quer verdadeiros adoradores  Temos Vida secular?  Dividimos nossas vidas em dois compartimentos. Um, envolvendo nossas atividades religiosas, exemplificadas pelo nosso cantar, orar, falar e testemunhar outro, envolvendo todas as atividades não religiosas: nossa conversa, sociabilidade, tempo de trabalho e lazer, sentados à mesa, ou atentos aos programas de televisão. Uma dicotomia notável caracteriza a vida daqueles que reivindicam comunhão com Deus, afirmando ser residência do Seu Espírito.  Arrancando a máscara da hipocrisia  Foi o Filho de Deus que estourou o balão de pretensões, espiritualmente oco, dos escribas e fariseus. Quando ocorre a espiritualidade genuína e agradável a Deus, é arrancada a máscara da hipocrisia. Mc 7:6  I COR 3:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.  UNIDADE, MESMA ESSÊNCIA.  confissão e catecismo no Século XVII  Os teólogos de Westminster que compuseram a famosa confissão e catecismo no Século XVII criam que o principal alvo do homem era glorificar a Deus e alegrar-se nEle eternamente. Para essa finalidade fomos criados. Cf. R. Hession, Queríamos Ver a Jesus, Liv. Independente, S. Paulo, p.12.  Mas a verdade é bem outra. Deus é perfeito em santidade (Mt 5.48), Criador e Juiz do universo (Tg 4.12). Devemos-Lhe tudo o que exalta a Sua dignidade. No céu, onde o pecado não existe e a influência da rebelião do homem não se aproxima, os seres viventes dão incessante "glória, honra e ações de graças" (Ap 4.9).

28.9.24

JESUS TRANSFORMA

Texto Tito: 2: 11- 14 “12Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,” Essa palavra é uma palavra que vai de encontro aos nossos corações e necessidades neste tempo. Querido vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,” Vamos viver bem, vamos ser felizes e vamos fazer a todos a nossa volta felizes, querido este é o seu chamado. A palavra traz pra nós nestes versículos três verdades apresentadas e discutidas a seguir: 1º JESUS TRANSFORMA A TODOS QUE ASSIM O PERMITIREM Atos 10:1 – Não existe em Deus diferença de classe social, o evangelho é para todos que são tocados por Ele (Cornélio Centurião da Corte Italiana), em Isaías 55:1, vai alertar, todos os que buscam ao Senhor devem ouvir e seguir, o binômio ouvir e seguir não podem andar separados é de fato ouvir e seguir. 2º O pecado as paixões mundanas são abandonadas com o ensino da palavra, Perceba no versículo 12 que não se aprende nada, da noite para o dia, é preciso dedicação e foco para se aprender. Alibertação a cura é algo a ser aprendido, mas a grande questão é que muitos de nós não desejamos. Quando vejo e ouço testemunhos de ex adictos percebo a força e o foco no pensamento e o desejo intenso de se abandonar as cadeias da mente, da alma, do espírito e do corpo. É em Deus que a libertação acontece II Cor 10:5, levando cativo… Em jesus caminhamos e seguimos para o alto, mas cada dia de nossa vida sem Jesus andamos um degrau para baixo. Por mais honesto, justo, leal, sincero que você seja, você só conseguirá ter uma forma piedosa de viver se você abandonar as paixões deste tempo pelo poder da palavra de Deus. É um grande desafio proposto por Cristo, viver uma nova vida, uma vida justa e piedosa, viver com em II Cor 5:17, as coisas velhas já passaram, pare de viver então do jeito que você quer, é um desafio que necessita, de fé, foco e determinação. 3º Jesus quer para si um povo especial O desejo de Jesus é ter um povo que compreenda a profundidade e os desejos de seus planos, ele vai dizer não quer que sejamos servos, escravos, órfãos, mas ele nos deseja ter como irmãos, João 15:15 “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Esse chamado do Senhor é para começarmos a reinar em vida com ele apartir de hoje até a eternidade Rom 5:17 “ Pois, se pela transgressão de um só homem, a morte reinou por meio desse, muito mais os que recebem da transbordante provisão da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por intermédio de um único homem: Jesus Cristo!”

24.9.24

Uma coisa peço ao Senhor

Texto: Salmos 27:4 “ Uma coisa peço ao Senhor e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.” Uma coisa peço ao Senhor, E a buscarei, buscarei Que os meus pés estejam em tua casa, Para sempre, Para sempre Seu amor me sustenta, Nas minhas fraquezas, Nas minhas fraquezas ( bis) Senhor Tua graça me basta Senhor Tua presença me sustenta Senhor 4 x Oh, oh, oh Tua graça me basta, Senhor O teu amor se aperfeiçoa nas minhas fraquezas Senhor sua graça me basta Senhor sua presença me sustenta Senhor sua graça me basta Senhor Tua presença me sustenta Oh, oh, oh Esta oração do cantor Fernandinho, da voz ao Salmo de Davi que declara: uma coisa Senhor eu te peço. Eu ccredito que não somente Mário mas todos aqui ao longo de sua caminhada de vida vive em meio a crises, perseguições, lutas e doenças. Cada aniversário celebramos a vida e as vitórias que o Senhor Deus tem nos dado. Amados todos nós passamos ou passaremos por isso, o grande diferencial que assim como o Rei Davi, Mário ou O Rei Mário entendeu (2 Tim 2:12 se perseverarmos, com Ele igualmente reinaremos; se o negarmos, Ele também nos negará) é que em Deus sempre encontraremos refúgio, fortaleza, esperança e segurança. Davi escreveu este salmo quando era “um fugitivo nas rochas e cavernas” (Ed, 164). Ele revela seu espírito de confiança absoluta em Deus em meio aos perigos. Foi chamado “O salmo restaurador” da confiança O Mundo que vivemos é feito de rochas e cavernas e somente há um lugar seguro para nos refugiarmos e é na presença do Senhor. Querido desejo que preste atenção no vou lhe dizer, existe neste tempo um grito desesperado, conquistas, vitórias e sucesso, mas quero te alertar que a maior vitória é estar na casa do Senhor. Lá o amor dele te sustentará nas suas maiores fraquezas. Nas suas maiores lutas e dificuldades e isso se dará para sempre. Mario neste dia, tão especial agradece ao Senhor por todas as vitórias e lutas conquistadas aos 54 anos na presença e também ouso a dizer que ele também celebra as usas derrotas durante seus 54 anos de vida por que tudo coopera para o bem Rom 8:28. Talvez você ainda não tenha percebido mas o desejo do Mario é contar pra você o grande segredo da vida é que esse mesmo Deus que foi a segurança de DAVI, que é a segurança do Mario nesta noite deseja também ser a sua segurança. E mais do que isso ele deseja ser seu amigo João 15: 15 “ Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco.” Receba essa palavra e celebremos ao SENHOR esse mais um ano de que vida que o Senhor agracia ao Nosso Irmão Mário de Jesus.

17.9.24

Perseverança e unidade, para se ter vitória

TEXTO: II Reis 13: 16-19 “ Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.” Jeoás reinou por 16 anos. Sua ascensão ao trono pode ser colocada por volta de 813 aC, Eliseu havia sido o profeta de Yahweh para Israel Durante os três reinados anteriores. Você precisa entender que por volta de 930 a.C. o reino se dividiu entre o Reino de Judá, ao sul, e o Reino de Israel, no norte a partir do ano 854 Israel entra em diversas batalhas contra os Assírios até ser totalmente destruído em 750 a.C Você precisa ter este desenho histórico em sua mente para entender a importância deste encontro do rei com o profeta e a necessidade de se ter fé, perseverança e unidade em Deus. Amado irmão entenda, Eliseu neste momento estava agora envelhecido e em seu leito de morte. Ao saber de sua doença, o jovem rei veio a Dotã, onde o profeta estava, e teve uma entrevista comovente com ele, para Jeoás, a presença de Eliseu era de fato muito mais importante que carros, cavalos e cavaleiros. Esta verdade foi demonstrada pela promessa, que o profeta moribundo agora lhe faz ao rei e Jeoás apesar de entender isso e ser um rei piedoso como podemos ver no relato ao “ Meu Pai, meu Pai” que reconhece a autoridade do profeta, comete os mesmos erros de seus antecessores, ele seguiu os passos de Jeroboão I ao permitir, e encorajar, a adoração dos bezerros de ouro, mas Jeoás sabia que com a morte de Eliseu tudo estaria perdido ao declarar “ Quando tu partires, de onde virá a sabedoria e o livramento? Voltando para o texto vamos abordar alguns pontos relativos à perseverança e unidade 1. em II Reis 13: 15 o profeta manda que ele pegue o arco e flechas, identifique as ferramentas que estão a sua mão, não planeje e não aja com o que você não tem, entenda também que arco se flecha não erve para nada. 2. em II Reis 13: 16 Eliseu põe a sua mão sobre a de Joás, o profeta simbolizava ali aliança em unidade e propósito, para que o sucesso seja pleno você precisa está alinhado com a vontade de DEUS, Deus não se afiança com nada que não seja lícito, perceba que o profeta toca deliberadamente no rei demonstrando carinho e relacionamento, e alinhamento com a decisão e ação que o rei iria tomar, e o próprio profeta dá a direção de Afeque até ferir os sírios, com Deus no comando não tem como dar errado. 3. No vers. 17 Elizeu determina que ele atire a flecha em um direção pré determinada e em um local específico, ele poderia dizer vá lá fora e atire para qualquer lado, meu querido a sua ação não pode ser a esmo, Deus deve estar direcionando cada passo seu, devemos seguir os passos de Jesus, andar após ele, devemos andar nos caminho dele Sl 128:1. 4. No versículo 18 e 19 se encontra uma grande chave para abrir grandes portas em sua vida, não se limite a sua visão humana, o rei fere a terra três vezes apenas, e depois cessa a sua ação indicando uma procrastinação, querido não procrastine! Muitas das vezes estamos alinhados com o Senhor, vendo o seu mover e seu agir e mesmo assim andamos inseguros e com medo, YAWEH TEVE QUE REMPREENDER JOSUÉ 3 VEZES SOBRE SUA RESPONSABILIDADE DE SE ESFORÇAR E DE PERSEVERAR. Amado faça a sua parte confie no senhor, o profeta apesar de estar doente observa que ainda faltavam 3 flechas a serem usadas, utilize todos os seus recursos, esgote todas as suas possibilidades e depois reconheça a sua dependência de Deus entregando a ele o seu limite. Renda-se e diga agora é contigo Senhor, caso o contrário abenção não será completa, Israel poderia ter destruído os Assírios mudando a sua história de cativeiro lá na frente, 63 anos depois Israel seria totalmente destruído pela procrastinação e falta de fé do rei, O Rei conhecia, vivia com o profeta, mais não tinha unidade ou intimidade para entender o seu modo de agir. Então tenha perseverança e unidade, para se ter vitória tão desejada em sua vida.

10.9.24

Desenvolvendo uma estratégia

TEXTO: Lucas 5:5 “ E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. Simão e mais alguns discípulos eram exímios pescadores, mas estavam vivendo ali um dilema, pois sua expertise e experiência de nada adiantava na sua prática profissional, eles haviam esgotado toda a sua capacidade e tecnologia humana na sua atividade profissional, já era cedo e eles limpavam as redes encerrando os trabalhos. Humanamente falando não se podia fazer mais nada para pescar. Entenda uma coisa a obediência traz resultado! Perceba o que acontece no versículo 5:8 “ E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.” Ali ele descobria quem de fato era Jesus, pois as palavras seguintes de Pedro: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador nos lembram da experiência dos grandes santos na presença imediata de Deus, tais como Abraão (Gn 18:27), Jó (Jo 42:6), ou Isaías (Is 6:5), Cf. a exclamação de Israel: “Não fale Deus conosco, para que não morramos” (Êx 20:19). De igual modo não somente Pedro, mas todos que pescavam entenderam o recado Lucas 5:9 “ Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.” Muitas vezes nós, em nossa jornada cristã nos achamos, incompetentes na arte de evangelizar e não sabemos como fazer, não é verdade? Temos o desejo, tentamos e não obtemos êxito, convidamos, chamamos mas ninguém nos dá uma resposta positiva e muita das vezes desistimos. Querido irmão precisamos fazer igual a Pedro, reconhecer nossa humanidade limitada e nos rendermos a Jesus,SERMOS HUMILDES E PERGUNTAR AO MESTRE COMO FAZER. Esse texto traz alguns ensinamentos práticos para aplicarmos em nossa metodologia de pesca: Desenvolvendo uma estratégia, PARA GANHAR ALMAS, I Cor 9:22 “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. Muitos de nós, infelizmente, não temos atitude diferentes quando se trata de pescar homens e mulheres, perceba que a maneira que você evangeliza hoje é a mesma de quando você foi evangelizado em nada mudamos nossos procedimentos. Meu querido os tempos mudam, e nós não gastamos o tempo necessário para entender essas mudanças e as pessoas deste tempo que queremos alcançar e não adotamos nenhuma nova estratégia. Desejamos ganhar pessoas para Cristo, desde que isso possa ser feito de forma confortável para nós (preparar uma estratégia demanda tempo de ensino e muito trabalho). O segredo do evangelismo efetivo não é somente compartilhar a mensagem de Cristo, mas também seguir a metodologia que ele usou e onde ela está? Vamos observar cuidadosamente o texto de Lucas 5 e atentar para 3 pontos destacados. 1. Conheça o que está pescando Não existe um método único de pesca. Você precisa saber o que está pescando! 2. Vá até onde os peixes estão mordendo cada tipo de peixe se alimenta em diferentes lugares, em diferentes horas do dia. peixes não estão com fome o tempo todo. “Mateus 10.14. “Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés quando saírem daquela casa ou cidade” 3. Aprenda a “pensar” como peixe Para que você possa fisgar os peixes, é necessário que entenda os hábitos, as preferências e a alimentação de cada espécie. Alguns gostam de águas calmas, outros preferem nadar em rios com correntezas rápidas, outros ainda preferem a profundidade ou gostam de se esconder nas rochas. Para ser um pescador bem-sucedido, é necessário pensar como peixe. Quanto mais tempo você passar dentro da igreja, menos será capaz de pensar como um não-cristão. Lucas 5:22, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações? Em Colossenses 4.5, lemos: “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades”. Devemos aprender a pensar como os não-cristãos para poder ganhá-los. Se você quiser fazer propaganda de sua igreja para os de fora, precisa aprender a pensar e falar como eles, sempre ouço de muita gente reclamando que o povo hoje está mais resistente ao evangelho. Não acho que isso seja verdade. Na maioria das vezes, a resistência é pura falta de comunicação. Ou de uma Nova Estratégia. Estamos vivendo o ano de Preparar a Terra (PGM’s,SEMINÁRIOS, CLARINATAS, EVANGELISMOS, MISSÕES E DIVERSOS CURSOS), vivemos um ano de capacitação e quebra de paradigmas, meu querido irmão abrace essa ideia e permita que o Espírito Santo ilumine e prepare a você. Vamos repensar nossa maneira de agir, vamos receber em nosso espírito e alma a palavra de Jesus em Mt 4:9 “ E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Não precisamos inventar nada, basta seguir após os passos de Jesus Cristo. Eles pescavam peixes vivos que morriam quando eram pegos. Agora, eles pescariam peixes mortos — pecadores — que viveriam quando fossem pegos.

3.9.24

Minhas responsabilidades como cristão

TEXTO: I Pedro 1:3 “ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”, Este mês de setembro estaremos ministrando sob a importância da UNIDADE na vida do corpo de Cristo, para seu crescimento e amadurecimento. Deus deseja que eu seja membro de sua família e tenha unidade com Ele com sua família e seus propósitos. Esse é o propósito da comunhão é exposto de forma pessoal. A Bíblia é bem clara ao dizer que seguir Jesus não é somente crer: inclui também pertencer. A vida cristã não é um ato isolado. Todos nós somos feitos para estabelecer relacionamentos uns com os outros. E TERMOS UNIDADE em Cristo Jesus. I Pedro 1: 3 diz: “ele nos deu o privilégio de nascer de novo, de maneira que agora somos membros da própria família de Deus”, o nascimento se dá na alma e no nosso espírito e muito de nós andamos pelo caminho de Nicodemos e não entendemos este milagre, João 3:4 “Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” Deus nos deu a igreja como família espiritual, para nosso benefício e crescimento, mas a família vem com o PACOTE completo com seu ônus e bônus. Efésios 6:19 diz: “Vocês são membros da própria família de Deus e pertencem à casa de Deus como todos os outros cristãos”. Deus quer que sejamos modelo de seu caráter. Essa é a meta personalizada do discipulado. Deus deseja que todo cristão cresça para se tornar semelhante a Cristo. Uma definição bíblica para “maturidade espiritual” é comunicar os propósitos semelhante a Cristo. Jesus estabeleceu um padrão para seguirmos: I Pe 2.21 “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”. Em 1 Timóteo 4.12, Paulo apresenta algumas áreas nas quais devemos nos modelar ao caráter de Cristo: “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza”. Note que a maturidade não é medida pelo conhecimento que alguém possua, e sim pelo estilo de vida que apresenta. E possível ser um grande conhecedor da Bíblia e ainda ser imaturo. Deus quer que eu seja ministro de sua graça. A terceira responsabilidade de cada cristão é personalizar o propósito do serviço, isto é, do ministério. Deus espera que usemos os dons, talentos e oportunidades que ele nos concedeu para beneficiar o próximo. Pedro escreveu em sua carta: IPe 4.10 “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. Deus deseja que cada cristão tenha um ministério. Essa é a missão que Deus tem para você”. “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Ef2.10), e nos ministérios podemos fazê-lo. Deus quer que eu seja mensageiro de seu amor. Esse é o propósito da igreja em relação ao evangelismo, exposto de forma pessoal, uma vez nascidos de novo, tornamo-nos mensageiros das boas-novas para o mundo. Paulo diz: “Não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus” (At 20.24). Essa é uma responsabilidade importante na vida de cada cristão.

VALE A PENA?

  TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...