21.8.24
Jovens Eleitos
Texto: 1 Pedro 2:9 “ Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
Nesta carta, escrita por volta dos anos sessenta do primeiro século da era cristã, numa região que na época, se chamava Ásia Menor (onde hoje fica a Turquia), localizada entre a Europa e a Ásia, o apóstolo Pedro, escreve trinta anos depois da instauração do movimento chamado de cristão, as igreja que ali nasceram em uma região de grande trânsito de pessoas de diversas culturas, uma região multicultural, conforme cita 1 Pe 1:3, povo eleito.
O Ap. Pedro vai elencar as consequências de ser escolhido e ser transformado em nova criatura pelo poder de Deus. ( II Cor 5:17).
Pedro vai usar de termos neste texto, como geração, sacerdócio, nação e ser adquirido, pois ele entendia o contexto particular de cada povo que transitava pela região, ali existiam, Judeus, gregos, romanos, livres e escravos,
Pedro exorta e chama a atenção de todos os novos cristãos nascido pelo poder da CRUZ, naquela região.
Naquele contexto, os cristãos são apresentados como participantes da realeza de Cristo, para tanto um povo único, perceba comigo que este entendimento de ser um povo único é uma grande dificuldade vivida por nós hoje e por nossos irmãos da Ásia Menor, COMO SOMOS DIVIDIDOS.
Pedro vai alertar a necessidade de nossa unidade e não da necessidade de nossa uniformidade. Apesar de sermos jovens, necessitamos que estejamos todos unidos em um mesmo propósito, unidade x uniformidade x idade.
Dentro desta visão de ser e de se entender como uma nova nação, traz pra nós a necessidade de uma mudança radical, Metanoia, isto nos leva ao texto de Rom 12:2, com todas as suas implicações conhecidas por muitos de nós e não praticadas.
O texto de Romanos 12:2 extraído do grego original vai dizer “Em vez disso, continuem – se transformando.
1. ... transformação é um processo continuo de mudança forçosa, a mudança não surgirá espontaneamente.
2. ... mediante a renovação de sua mente... uma ação de se fazer novo todos os dias... se reinventando em CRISTO, meu irmão renovação é uma palavra que nos move desde o início de nossa jornada cristã, um novo momento, um novo tempo e uma nova oportunidade.
3. ... para que saibam o que DEUS deseja... o que Deus deseja de nós como uma nova nação, como povo escolhido e separado?
ELE DESEJA o que diz o livro de I Isaías 1:16-17 “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.”
Querido está é a vontade de Deus, 1 Tessalonicenses 4:3 “porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;”
Não tem jeito não se relaciona com um Deus santo, não se torna uma nação de um Deus, quando não de busca santidade.
4. Esse desejo de Deus é de fato bom, pois cuidaremos de nossas vidas em santidade e de nosso próximo em devoção e em amor, e de acordo com a promessa é satisfatório e fadado ao êxito. Em Deus nossos projetos e nossas vidas sempre encontrarão vitória.
Sabendo quem somos e tomando posse do que somos, precisamos entender que uma nação santa, um povo escolhido, nós estaremos em um ambiente hostil e que de todas as maneiras o diabo irá tentar nos fazer dar um passo atrás, pois o sistema deste mundo nos odeia João 15:18-19 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim...”
O grande problema neste tempo é que Deus é soberano e nos diz o que fazer, e isso incomoda muito a esta geração rebelde que diz meu corpo minhas regras.
Deus tem que entender quem sou e o que desejo ser, Mas eu não quero entender quem é Deus e o que ele quer que eu seja.
14.8.24
O que o mundo oferece a igreja de Cristo
Texto1 Tessalonicenses 3: 1-13
v.3 “para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso”
Nesta palavra o Espírito Santo nos deseja tornar cônscios dos resultados de nossas ações como filhos fiéis a sua palavra e os resultados positivos e negativos de nosso chamado.
Muito de nós servos do Senhor Jesus, temos deixado de ser observadores dos exemplos das igrejas do Novo Testamento.
O que as primeiras igrejas fizeram?
O que acontecia com elas?
Há vários modelos nas Escrituras de Igrejas Néo testamentárias.
As igrejas de Jerusalém, a de Corinto, a de Filipos, a de Tessâlonica, as 7 igrejas da Asia.
Precisamos ser bons observadores, perceba que a igreja em Jerusalém era bem diferente da igreja em Corinto, assim como a de Filipos tinha características diversas da igreja em Tessalônica. Cada comunidade tinha sua característica e particularidade, nós como igreja jamais seremos cópias fieis de outra igreja.
Para tanto nós devemos criar, criar não, descobrir quem somos, descobrir qual é a nossa identidade como igreja plantada aqui nesta comunidade.
1. Por que a igreja existe aqui?
2. Quem somos?
3. O que Deus quer que façamos aqui em JG?
4. Como vamos fazer isso?
Esses questionamentos devem permear a nossa mente e ser aquela força natural para nos motivar a seguir cada vez mais a frente, crendo na promessa e no nosso chamamento divino.
Nesta Epístola o Ap. Paulo estava respondendo a acusações específicas feitas pelos judeus de fora e de dentro da igreja, aos cristãos comprometidos, numa tentativa de desfazer sua obra ao caluniarem os pregadores,
Note que os cristãos estava sendo caluniados por tudo que faziam naquela comunidade, apesar de só fazerem o bem eles encontravam resistência dentro e fora da igreja I Tess 3:3.
Querido isto em muitas ocasiões, estava desmotivando grande parcela daqueles que trabalhavam por amor a causa do evangelho.
Paulo então alertava o povo a continuar, pois Jesus já tinha avisado sobre isto em ( João 16:33 tenham bom animo),
Paulo já havia passado por isso em Atenas, Atos 17:32, mas orientava aos cristãos que eles continuassem, isso não era algo novo pra ele e não será prá nós.
O encorajamento ele lhes dá nas suas aflições, para evitar que sejam inquietados por elas, e lembra que perseguição é um dos destino dos cristãos (cf. Fp 1.6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo).
A perseguição é algo inerente a carreira da Fé, meus amados não se sintam privilegiado mais aprovados por cumprir este santo ministério. Vers 4.
Paulo envia Timóteo para lembrar do que já foi construído e feito por eles, o Espírito Santo nos traz esta mensagem aqui para lembrar onde nós chegamos como igreja instituída nesta comunidade e que aqui ainda não é a última estação da SIB.
Precisamos continuar a descobrir e desenvolver os propósitos comunhão, maturidade espiritual nos ministérios da igreja e entre cada um de nós.
8.8.24
O que Cristo oferece ao mundo, por meio da Igreja
Texto: Efésios 2:19-22 “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, 21 no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. 22 Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”
É preciso ter em nossas consciências de uma forma bem clara e definida que a igreja é de Cristo, e não nossa.
Ele fundou a igreja, morreu por ela, enviou o Espírito Santo e um dia virá para buscá-la.
Nossa missão não é criar os propósitos para a igreja, mas descobrir quais são eles e que Deus deseja usá-los neste tempo. Em I Cor 3:11 fecha esta questão “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (Os propósitos já estão definidos).
A igreja não foi feita para ser um fim em si mesma, as suas instalações não são para trazer apenas conforto para a membresia.
O seu dinheiro não é para ser investido em seus anseios pessoais, mas para ser administrado com mordomia, a sua canção o seu louvor não é para a sua satisfação pessoal.
A igreja não pode ser do seu jeito, ou do meu jeito, mas sim do jeito e da maneira de Deus, eu e você precisamos entender que cada coisa deve estar em seu devido lugar, funcionando com harmonia e equilíbrio. Cada um exercendo o seu chamado com qualidade, verdade, sinceridade, amor e buscando sempre o aperfeiçoamento conforme Ef 4: 12- 13 “com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”.
Eu não devo estar atuando onde acho que eu devo atuar, mas onde Deus entende que eu seja necessário.
Neste Texto, Paulo se dirige a igreja de Éfeso e declara a todos os pulmões em meio a uma comunidade repleta de costumes e culturas de diversas nações declarando, Ei, nós não somos diferentes, não somos de fora, não somos estrangeiros, tudo isso em um tempo onde a cultura judaica prezava tão somente que os judeus eram especiais, um tempo onde as conquistas de Roma viravam o foco para Roma e os fazia se entender melhores do que os outros povos.
Em Cristo todos nós somos iguais, com atividades e funções específicas, Paulo vai dizer concidadãos dos Santos (somos da mesma pátria), eu e você de uma maneira sobrenatural em Jesus nos tornamos membros da família de DEUS.
Todos os homens foram feitos à imagem de Deus, para viver como filhos em Sua família, o direito dos santos não é mais superficial, somos agora da família da fé.
O CERNE DE NOSSA FÉ É o fundamento dos apóstolos, novamente é expresso, que não é o que penso, ou o que eu acho ser certo, mas sim a palavra de Deus, eu preciso conhecer a palavra para não incorrer em erros e equívocos.
Unidos em Cristo pela palavra e a Deus por Cristo, onde ele é a pedra principal da igreja e nós temos a honra de completar a massa em Cristo, tudo o que é construído no edifício é bem ajustado. Cada pessoa descobre seu verdadeiro lugar e a cada medida que vai sendo edificada nEle.
Na Igreja o trabalho ainda está se desenvolvendo; a Igreja não pode ser considerada como um edifício terminado enquanto não chegar o dia final quando o Senhor virá (Ap. 21). Ela está crescendo mais e mais até que venha a ser o que está no propósito de Deus.
A igreja é identificada como um corpo formada por edifícios individuais. O mundo precisa entender por meio da igreja, que Cristo o convida a ser morada de Deus, e ninguém pode tomar lugar algum no eterno edifício de Deus, a menos que tenha achado vida em Cristo.
Nós precisamos nos achar em Deus, para guiarmos o mundo.
Em Mateus 15:14b vai declarar “... Se um cego guiar outro cego, cairão ambos em um buraco”. Eu preciso achar o meu lugar e me entender com filho e ser canal de Deus para este tempo.
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...