26.1.24
Eu preciso entender meu chamado
Texto: I João 3:9 “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.”
A primeira carta de João é um tratado teológico e verdadeiramente uma epístola pastoral, enviada por um pastor a seu rebanho ou a uma parte dele, a carta, com muita segurança pode ser atribuída a João pois tem sua reivindicação como testemunha ocular que se acha em suas palavras iniciais (I Jo 1:1, 3). Aí João está anunciando a sua de modo particular o que vimos, ouvimos e tocamos, João escreve aos fiéis espalhados pela Ásia menor, seria hoje território da turquia e cercanias.
João faz uma declaração contundente sobre a realidade daqueles que abraçam a fé em Jesus, os nascidos de DEUS. Não nascidos do ventre novamente como Nicodemos questionou, mas aqueles que nasceram do seu Espírito.
Ele afirma que a semente de Deus está em todos eles que recebem a Jesus Cristo como senhor e salvador, e semente marca e identifica quem, a semente de Jesus protege, a semente cresce em nós gerando vida.
É interessante correlacionar com o Antigo Testamento, pois Deus não muda o seu discurso o Livro de Levítico por exemplo, tem o objetivo singular de convocar o povo de Deus para santidade pessoal, isso no Antigo testamento, esse alinhamento nos leva a uma reflexão sobre qual tem sido a nossa conduta diante do Senhor, a nossa santidade e a nossa devoção perante o Deus Santo, nos dias atuais, pois o seu anseio é que “a fim de que todos sejam um . . . também sejam eles em nós” (Jo 17:21). Unidade em santidade com Ele.
Observe o Cenário religioso do Antigo Testamento
Recém saídos do Egito idólatra, os Israelitas com marcas em suas vidas sociais e profissionais, passaram o primeiro ano nas montanhas desertas de o Sinai. Os teólogos chamaram este ano de “teológico”, pois nele o povo recebeu uma quantidade enorme de verdades religiosas (pequena semelhança com o que estamos começando a viver e aqui em 2024). Em vez de irem diretamente para Canaã, foram levados pela coluna de fogo e a nuvem de fumaça rumo ao Sul, para o Sinai antes de encontrarem um inimigo num conflito armado, precisavam de uma comunhão especial com o Senhor. Para que isso acontecesse. Deus proveu para eles comida, água, vestiário e saúde, a fim de afastá-las da idolatria e ensinar-lhes os caminho e o caráter do Deus único e verdadeiro.
Havendo recebido a lei e o tabernáculo, precisavam ser instruídos quanto à adoração e culto no santuário, e quanto à maneira de ter uma vida de santidade.
Santo Por Que Eu Sou Santo
A Sagrada Escritura tem seu ensino sobre santificação sempre levando para a necessidade de separar-se do mundo, por isso, Deus chama a atenção do seu povo: “Fala a toda congregação dos filhos de Israel e diga-lhes: sede santo porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2), trata-se de uma necessidade para se relacionar com Ele, uma credencial de acesso direto ao PAI, SER SANTO! Deus não está falando no sentido literal de “santo”, mas sim do nosso comportamento, da nossa reverência, da nossa entrega total e plena e do nosso desejo de buscá-lo.
Faltando a santificação o crente começa a perder a reverência diante das coisas de Deus.
A Santidade é uma exigência Divina?
Sim. Pois como nós vimos, é o próprio Deus que nos chama a essa santidade, e não o pastor ou o nosso líder de ministério, que são apenas instrumentos que Deus usa assim como usou o seu profeta Moisés. (Lv. 19:1); Deus exige que seu povo seja santo. A santidade bíblica significa separação para o uso e posse de Deus, isto é, o crente em Cristo passa a pertencer a Deus e também a servi-lo (At. 27:23) O Anjo de DEUS quer ter acesso a nós.
A Santidade é um objetivo divino?
Sim, porque quando tirou o seu povo do Egito, Deus tinha um objetivo muito especial, pois este mesmo povo deveria ser um exemplo para que todas as nações vissem quem era grande Deus, que se fazia presente na vida de Israel. (Lev 19: 35-37). Isso não é diferente hoje, porque Deus quer que sejamos exemplo, diferentes em uma sociedade corrompida na qual o que é errado passou a ser certo, e o certo, errado. Será que temos sido esta geração que o apóstolo Pedro diz em I Pe 2:9 “ Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
No texto inicial indica que nos somos nascidos de Deus e precisamos assumir o nosso papel e chamado de I Pedro
Nos entendermos como Geração Eleita (escolhida) João 15:16,
Sacerdócio Real assim como Cristo é – Hebreus 4:14
Uma Nação (um povo) Santo
Um povo com uma missão de anunciar, não somente dentro das igrejas, somos pulverizados em várias famílias para anunciar;
E como estamos preparando a terra em 2024, precisamos melhorar a qualidade de nossa semente para que nossa colheita seja perfeita em Deus.
24.1.24
A Igreja que Deus espera.
Texto: I Pe 1: 15-16 “ Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Acredito que nenhum homem ou mulher que sejam sensatos e com um pouquinho de amor próprio, não escolheriam casar com um parceiro com grandes possibilidades de traí-los, NINGUÉM ESPERA ISSO!
Albert Bandura, psicólogo , sua teoria Teoria do aprendizado social
Bandura procurou confirmar tal teoria ao fazer um experimento com um joão-bobo. Três grupos de crianças foram submetidos a um filme diferente cada, nos quais adultos agrediam os bonecos. No primeiro filme o adulto era recompensado por agredir o boneco, no segundo filme era punido e no terceiro filme não sofria nenhuma consequência. Depois do filme, as crianças foram colocadas em uma sala onde podiam ser observadas sem perceberem. Na sala havia diferentes brinquedos, dentre eles um joão-bobo. Relatou-se que o grupo que viu o adulto sendo recompensado tendia a repetir com maior frequência as agressões quando comparado aos dois últimos grupos. Sua conclusão é que comportamentos agressivos se tornam mais frequentes ao ver outros serem recompensados por sua agressividade.
Deus deseja resgatar a noiva - Os 3:1-2, Deus tenta evitar que Israel seja levada cativa pela Assíria por volta de 722 a.C.
1° ponto
A igreja de Deus é chamada por Ele;
É preciso conhecer a voz de Deus;
Ter um tempo de qualidade com Deus é difícil, por que o inimigo sabe que Deus encontrará você;
A igreja de Jesus precisa fazer a vontade Dele;
Em Jesus não existe espaço para relativização com a palavra de Deus;
Deus não negocia.
Toda a malícia, toda a maneira de viver.
2° Ponto
Você como igreja precisa se posicionar;
Todos que passaram por Jesus tomaram atitude positiva ou negativa;
Mc 2:12 Paralítico do telhado;
Mt 9: 28-29 Os cegos são curados;
Mt 18:22 você deve perdoar
3° Ponto
Fariseus, Uma igreja sem máscara, limpa por fora e suja por dentro - Mt 23:25;
Uma igreja que trata a todos com igualdade - Ez 34:15-21.
Conclusão
Sede santos por eu sou santo I Pe1:16
Meus queridos amados, por que Deus é Santo, ele somente se relacionará com uma igreja Santa.
21.1.24
Tendo uma boa saúde Mental
Texto: I Reis 19: 1-5 “Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo, e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”. Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu.”
1. Ter Medo
Medo estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência ao se sentir ameaçado", denota temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio, o medo nem sempre tem uma causa.
2. Fugir - ação de defesa
Existem várias formas de fugir: Fisicamente, (Mudança de endereço, de igreja, de trabalho e etc;
Emocionalmente (depressão e solidão), Salmos 32:2 Davi se escondeu;
Espiritualmente, se afastar de Deus, Gen 3:8 Adão, foi o primeiro homem a tentar se esconder de Deus;
- Quais os motivos que te levam a você fugir?
- Quem ou que será afetado com a sua fuga? Não se iluda alguém próximo a você será prejudicado.
- A fuga é um processo natural pois, o ser humano não gosta de enfrentar problemas, precisamos ser treinados.
3. Salvar sua vida – O desejo de Elias era louvável, mais demonstrava ainda falta de confiança em Deus.
A instabilidade emocional nos faz andar em círculos por imagens e lugares iguais, sem a resposta que precisamos, Elias caminhou pelo deserto acerca de um dia com a mesma imagem, areia, areia e mais areia, não encontrando solução, cansou-se, sentou-se e desejou morrer, você já percebeu que sempre é assim?
Assumimos a condição de Deus e desejamos morrer como último estágio de nossa fuga e declaração de falência mental e neste ponto precisamos pedir ajudar.
Mas a ajuda pode estar mais próximo do que você imagina.
No versículo 6 a palavra diz um pão cozido sobre as brasas, imagine e sinta o cheiro de um pão quentinho, fresquinho em meio a brasa feito por Deus?
Elias comeu, bebeu e dormiu, apesar de Deus providenciar algo sobrenatural em sua vida ele ainda desejou fugir.
Mas Deus novamente e pela segunda vez realiza o milagre e ele acontece, mas ele insistentemente ainda reluta e tenta fugir, encontra uma caverna, sinônimo de uma depressão escura, fria e profunda, apesar de Deus estar conduzindo a sua vida ele ainda deseja a morte.
Qual estágio você se encontra?
Do primeiro pão?
Do segundo pão?
Ou da caverna?
No lugar de morte, Deus diz pra Elias o que fazes ai?
Nesta noite, Deus pergunta pra você o que fazes ai?
Elias a partir do versículo dez como a dar explicações ao Senhor, querido Deus não que suas explicações, ele quer curar você.
Deus vai dizer pra você assim como disse a Elias, Elias tem mais sete mil que não dobraram os joelhos a Baal e nem beijaram a sua boca.
Deus que curar você.
Em Mateus 11: 28-30 Jesus convida a você “ 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...