24.1.22

Estudo 03 da célula chácara dos Anjos do dia 25/01/2021

  Tema: O amor perdoador de Deus

Texto Lucas 16:11-32

 Jesus conta uma determinada para parábola a uma grande multidão que o seguia, discípulos, fariseus, cobradores de impostos e muitos pecadores.

            No verso 11  É declarado que os dois irmãos participam de toda a história desde o início;

No verso 12 a palavra declara que o mais moço pedia parte de sua herança (mesmo que inconscientemente o que pedia parte da herança ao pai o desejava, vê-lo morto, pois só se tem herança de quem esta morto). Hebreus 9:17, perceba que pela tradição se podia dar 2/3 de sua herança sendo o progenitor vivo, mas que também enquanto ele viver o requerente não receberia mais nada;

            No verso 13 indica que ele parte para uma terra distante (longe dos olhos de tudo aquilo que o cercava, longe de tudo aquilo que tinha formado seu caráter), o cristão é chamado a viver responsavelmente. (não cabe a nós viver despojando e destruindo todas as benção que Deus tem nos dado).

            No verso 14 indica que longe da paternidade de Deus tudo fica fora do lugar (começa a padecer necessidade)

            No verso 15 demonstra que a proposta do mundo a ajuda é sempre precedida de um trabalho, sempre valendo o principio da troca, em Cristo somo ensinados a nos entregar, e em tempos de fome o trabalho sempre é escasso.

            No verso 16 revela ao mais baixo nível que um homem pode chegar sem Deus, de fato ao fundo do poço, o judeu em sua cultura repudia comer a carne de porco, imagina estar junto deles participando de sua refeição na verdade, nem a tendo, desejava, (Alguns fazem a conjectura que, visto que ninguém lhe dava nada, deve ter furtado para manter-se vivo. Se for assim, estava afundado na degradação moral bem como na física.

No contexto espiritual porcos indicam demônios, ele estava totalmente envolvido e encantado por fábulas demoníacas, neste estado se encontram diversas pessoas em nossa sociedade. Maldito o homem que cria porcos” (Baba Kamma 82b). 0 porco era imundo (Lv 11:7) e o judeu, em circunstancias normais, não teria absolutamente nada a ver com ele.

            No verso 17 A adversidade nos faz refletir.

       No verso 18, 19 entendo como estou e ajo, precisamos ter coragem e força para reagir, reconhecesse seu pecado e abre mão daquilo que outrora fora seu por direito, sentimento de humilhação diante do Deus Pai.

            No verso 20 O Pai o vê e corre em sua direção e o beija, Este último verbo, katephilesen, pode significar “beijou-o muitas vezes”

            No verso 21 O filho assume a sua condição, como é difícil assumir quando erramos.

            No verso 22-24. O pai mandou os servos correrem.

A melhor roupa era um sinal de posição, bem como o anel, especialmente se, conforme muitos sustentam, ha alusão a um anel de sinete (cf. Gn 41:42). Um anel deste tipo outorgava autoridade. Na sua indigência, o filho andava descalço. Mas isto era apropriado somente para um escravo, e as sandálias o marcariam como um livre. O novilho cevado era claramente um animal cuidado, preparado para uma ocasião muito especial.

No verso 25, 26. Durante as boas-vindas o pai deu ao filho mais moço, Jesus esta ensinando que o Pai celestial dá as boas-vindas aos pecadores que voltam e reconhecem que precisam do seu amor.

No verso 27 – 30 O filho mais velho ainda não entendia a profundidade do amor de Deus, e não achava justo a ação de seu pai com a volta de seu irmão, pois ele era o filho certinho, é interessante perceber que o seu coração também estava longe do pai, pois ao final do vers 29 ele quer o cordeiro para celebrar com seus amigos e não com o Pai.

No verso 31 -32 Todo homem e mulher que se encontra com DEUS REVIVE.

20.1.22

PENSAMENTOS PARA 2022


 

Texto Base: Gal 6:14

 “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.”

 

         Precisamos no início de nossa caminhada de ano refletirmos  sobre tudo aquilo que vem acontecendo conosco nos últimos anos de 2019, 2020, 2021 e no início de 2022. Vivemos um tempo de afirmação pessoal, um tempo de afirmação como filhos de Deus, se pararmos para observar todos os contextos em que estamos inseridos, seja social, emocional ou espiritual, notaremos que o cristão também precisa se auto afirmar, e quando Deus me deu esta reflexão fui pergunta-lo o por que da necessidade do Ap. Paulo escrever sobre a necessidade de nos gloriarmos somente na cruz de Jesus?

         E se traçarmos um paralelo sobre a vida vivida pela comunidade de Gálatas aquela época e a nossa vida hoje, nos surpreenderemos que a vida e suas dificuldades são iguais, abra sua bíblia em Gal 1:6-9 e você entenderá o que Deus revelou par mim neste texto a inconstância dos Gálatas parafraseando a inconstância do cristão brasileiro “...Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado...!”

         Um confronto entre o conhecimento humano e viver mortificado por Jesus.

Precisamos estar atentos qual a mensagem de Cristo tem chegado a nós, leonard ravenhill, vai dizer que só tenta mudar o evangelho aqueles que não foram mudados por ele. Meus queridos como filhos de Deus precisamos a todos os instantes estarmos vigilantes quanto a nossa postura de vida ante a Criador.

         O Ap. Paulo vai dizer aos Gálatas, me surpreendo, me admiro, fico assustado com as propostas que tem chegado a vocês e os tem impulsionados para longe do puro evangelho de Jesus.

         O evangelho de Jesus representa modificação, morte, ressignificar a vida, transformar, metanóia, trocar a direção e a proposta que temos recebido é de acomodação, satisfação, comodidade, de relativizaras coisas do senhor em prol do mundo, mas a bíblia a palavra do Senhor em Mt 24:35 ela é imutável, e o Ap. vai dizer longe de mim a não ser gloriar-me na cruz e Jesus e o significado de cruz pra nós cristãos é:

Morte, dor, incomodo, exposição, vergonha, vitupério e humilhação, a cruz nunca apontou ou indicou a humanidade que ele deveria ser balizada pelas ppráticas do mundo. EF 4:22-24.

         

 A CRUZ SIGNIFICA MORTE PARA REDENÇÃO, e é esse evangelho que nós cristão precisamos apresentar ao mundo.

         Qual é o evangelho que vivemos hoje ou seja qual é o evangelho que você vive hoje?

         As imposições do mundo, não podem me incomodar, as propostas do mundo são loucas em relação ao que a bíblia diz, a igreja precisa entender que a segurança que Deus dá esta na sua palavra.

         Não precisamos ficar preocupados, não precisamos defender  a Deus e a sua palavra, cabe somente a nós a gloriarmos na cruz de Jesus, e entender que o mundo esta morto para mim e eu para o mundo.

         Tudo esta registrado na palavra, cada acontecimento, cada detalhe, amado a nossa postura para o mundo deve ser uma postura diferenciada, de quem entende que ele esta morto e precisa ser influenciado por nós para poderem ver a Jesus e ressucitarem.

 

Estudo 02 da célula chácara dos Anjos do dia 18/01/2021

 



Tema:             Que tipo de grão eu sou

Texto Lucas 8:4-15

            5. " "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram..".

            Jesus sempre preferiu as coisas simples neste caso grãos para exemplificar suas verdades.

            O que é uma parábola? Uma história para fazer os homens entenderem o que Jesus explicava.

            O ato de semear promovido pelo semeador é totalmente voluntário e intencional, o grão cair é um descuido (a nossa vida é recheada de situações fora de nosso controle), nem todo plano dá certo.

            Tudo que esta a beira (a margem, ficar marginalizado) do caminho em primeiro lugar é pisado. (Jo 14:6 não devemos deixar o caminho).

            - a margem, na calçada pisado;

            - Aves dos céus (nos atacam por cima) dêmonios.

            - Terreno pedregoso, coração de pedra, existe uma proposta de troca de coração Ez 36:26.

            - Espinhos ou arroz vermelho, nos sufocam, nos roubam, nos influenciam para o mal, I Cor 15:33.

            NA BOA TERRA, NO TERRENO PRÓPRIO, IREMOS FRUTIFICAR ALÉM DAS PROBABILIDADES, iremos superar todas as expectativas, nossas e externas.

           

Estudo 01 da célula chácara dos Anjos do dia 11/01/2021

 


Estudo 01 da célula chácara dos Anjos do dia 11/01/2021

Tema: Nicodemos

Texto João 3: 1-2

            17. "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.".

 

            Na época em que Jesus viveu sobre a terra, aos seis anos de idade os garotos de Israel começavam a ser enviados às Sinagogas para estudar a Torá, para se preparar para o Barmitzvah, e aprendiam a ler, escrever e até aos dez anos deveriam ter todo o Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia) decorado.

            Passavam, então, pela primeira fase do sistema educacional judaico: o Beit Sefer e de acordo com o seu aproveitamento alguns eram convidados a continuar os estudos. Aqueles que não eram aprovados voltavam para suas casas e passavam a desenvolver o ofício de suas famílias.

            O segundo estágio era chamado de Beit Talmud, dos 10 aos 14 anos, os garotos memorizavam todas as escrituras sagradas. Decoravam os textos históricos, proféticos e os salmos. Eram submetidos a mais um teste entre os doutores da Lei.

            Novamente, apenas os melhores alunos continuavam para o terceiro estágio. O jovem, então, submetia-se ao exame de algum rabino a fim de ser aceito como seu discípulo, em hebraico: talmidim. Essa etapa era chamava de Beit Midrash. Onde passava a caminhar lado a lado com eu tutor.

Contudo, se não bastasse toda esse processo de seleção. O jovem precisava também ser descendente de alguma família nobre da sociedade israelense. Ou, ser da linhagem hereditária de Aarão, conhecida como a linhagem sacerdotal.

            Nicodemos teria uma posição equivalente à um Juiz Federal, Senador, ou um professor doutor de Universidade Federal.

 

1. Ver 3 Este foi ter de noite (escondido) com Jesus;

2. ver 3 porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes (reconhecimento do poder de Jesus);

3. Ver 5. nascer da água (Líquido amniótico e também representava purificação)e do Espírito;

4. Ver 16-18. (ler e refletir verso por verso)

VALE A PENA?

  TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...