Texto: I Sm 1
vers 1 ao 8.
Meus queridos quem era Penina?
Ela
era uma mulher casada com Elcana, servo de Javé, pai futuro, do profeta Samuel, seu nome
significa Pérola. (pedra preciosa). Era
uma mulher frutífera, de ventre abençoado, tinha filhos e filhas, seu marido
ofertava anualmente por ela e por seus filhos. Na verdade era aparentemente
completa e realizada, pois segundo a tradição judaica, muitos filhos
significava uma vida bênçãos com Deus e aos olhos dos homens ela tinha de tudo, por que tinha tudo que uma
mulher sonhava ter, Penina deveria ter aproximadamente 10 filhos, pois Elcana
faz menção a eles no vers 8 do cap 1, leiamos.
Portanto vers 2 - tinha filhos e filhas.
Vers 4 - Elcana ofertava por ela e
pelos filhos de seu ventre.
Vers 5 - não era amada, perai! Não era amada
observe.
No caso de Ana expresso no versículo 6 a bíblia relata que o Senhor lhe tinha cerrado a madre, isto traz uma indagação como pode uma desafortunada ser invejada? Fato que se reflete hoje na vida de muitas pessoas, o cerne desta reflexão e exposta.
Parece impossível explicar que uma pessoa bem sucedida, vencedora, poderia ter inveja de uma pessoa considerada miserável?
Observe que este fato, do rico ter inveja do pobre ocorrerá em um futuro bem próximo e é mais comum do que se pode imaginar, e acontecerá em um evento próximo no livro de II Samuel 11 vers 2 e 3 e cap 12 1 ao 6.
Estamos
hoje no primeiro domingo do ano de 2021, dia 3 de Janeiro e nada mais oportuno,
que uma reflexão deste tipo logo no início do ano e nós não podemos nos furtar
a fazer grandes planos e sonhar com grandes conquistas em 2021, você precisa
crer nisto, mas te digo cuidado!
Meu querido. Quem não quer prosperidade este
ano? Quem não quer vencer?
Amados o duelo neste texto é entre duas mulheres, Ana x Penina, observe vers 6 ... a sua rival..., a luta do século, a batalha pelo início de uma nova geração, a geração de Samuel, geração profética, a geração de Adoradores comprometidos com as verdades do Senhor, a geração do cumprimento de votos e promessas feitas ao Senhor.
Note bem, o profeta Samuel nasce FRUTO de uma promessa, cumprida ao Senhor Jeová.
Nas entrelinhas das palavras, Deus começa a revelar o seu segredo, veja ANA = GRAÇA PENINA= PÉROLA (logo prosperidade - riqueza). Graça x Prosperidade, a luta do início de uma nova geração.
Ana simboliza graça, o favor de Deus por você.
Penina representa as prosperidades e as riquezas deste mundo: o sucesso, a realização profissional, o dinheiro, o status.
Podemos ver muitas pessoas bem sucedidas, vivendo uma vida de amargura e frustação (e a bíblia fala sobre raiz de amargura, Hb 12:15) uma vida estéril apesar de ter vários filhos uma vida sem perspectiva nenhuma.
Qual será a sua escolha e o caminho que você escolherá? Amado, o caminho na verdade já existe, perceba que há uma dualidade de caminhos, Ana ou Penina, graça ou prosperidade.
Será? Que o caminho da Prosperidade é o melhor caminho para nascer uma geração de homens comprometidos com Deus? a geração de Samuel? ou o caminho da graça torna mais suave esta difícil missão?
Entenda algo, Deus muitas vezes mandará Peninas, para te forçar a passar pela cruz E buscar respostas no Cordeiro Santo, meu querido reveja seus conceitos, planeje melhor e vença em 2021.