25.4.20
Quem serei após a pandemia
Texto: Mateus 7: 13-14
A porta estreita vai nos dar uma boa reflexão no tocante ao problema que vivemos atualmente, que é a pandemia do covid 19. Diviremos o entendimento das reflexão em duas partes fundamentais.
(1) Entrar pela porta.
(2) Percorrer o caminho.
Na vida cristã não se pode separar ou excluir uma parte e ficar com a outra, seguindo o mesmo entendimento também aplicaremos este modelo pandemia.
Entrar pela porta significa passar pela crise da transposição de um fato novo, a porta sempre bloqueia o acesso e se faz necessário uma ação para transpô-la e por mais que seja espessa a porta, com uma simples pernada nós a atravessamos, ela é facilmente transposta.
Em apenas 1 minuto nós deixamos o lugar acostumado (Mito da caverna de Platão), para uma nova realidade, para um novo ambiente, de fato uma nova atmosfera.
É preciso que se estejamos atento para um detalhe muito importante, o cristão não deve tão somente atravessar a porta (CRISE), mas também percorrer o caminho.
O caminho com certeza vai exigir bastante tempo e esforço de vocês. Em Mateus 11:12 no grego original diz o seguinte “Desde os dias de Yochanan, o imersor, até agora o Reino do Céu tem sofrido violência! Os violentos tentam se apoderar dele.”
A FORÇA NESTE CASO NÃO É PARA SE CONQUISTAR, MAS SIM PARA SE MANTER, PORQUE A CONQUISTA FOI SACRAMENTADA NA CRUZ, Ef 2:8. (Precisamos suportar a violência)
O caminho vai exigir tempo e esforço de vocês, pense no seguinte exemplo o sonho de formar em um curso superior nasce na CRISE do vestibular (porta) até a conclusão do curso (Caminho).
Quando atravessamos a porta (crise) e percorremos o caminho e é surpreendente quantas imagens novas, ou quadros novos comtemplamos, novas nuances da vida. Para você passar pela nova jornada, precisará caminhar e observar atentamente cada novo cenário, se quiser vencer (lembrar do que se passou).
Talvez tivéssemos a falsa sensação que um pique, ou um tiro curto resolveria a travessia, mas perceberemos que será preciso caminhar também e lentamente, saboreie a caminhada.
Entenda o seguinte atravessar a caminha é progredir, guarde bem esta palavra PROGREDIR.
CORRENDO
PROGREDIR ANDANDO
SE ARRASTANDO
PROGREDIR gera a Proficiência que vem do Latim PROFICERE, “progredir, apresentar aproveitamento, avançar”, de PRO- “à frente”, mais FACERE, “fazer”.
Entenda cada nova situação exigirá de você uma maneira de proficiência, logo em primeiro momento vem à crise e depois a progressão, sem crise não se progride em qualquer área da vida.
Na vida cristã sempre é nos apresentado a Porta e o Caminho juntos, (NA VERDADE ELES SÃO JESUS), isto fica claro quando atentamos para dois princípios.
De acordo com o Pr. Watchman Nee, no seu livro vida cristã equilibrada.
(1) FÉ
(2) OBEDIENCIA.
A fé se dividindo entre crer e confiar. Que ele denomina ATO DE FÉ (ENTRAR NA CRISE). E atitude de FÉ (PERMANECER NO CAMINHO).
Para que o ATO E A ATITUDE andem juntos, nos afiançamos no texto de Ef 1:3 “todas as nossas bênçãos estão nele...”
Quanto pandemia em si, O Filosofo Zigmund Bauman, que faleceu no ano de 2019 definiu muito bem, Nós vivemos em uma sociedade líquida.
Que precisa de pouco tempo e que tem muita fluidez para se adaptar as novas propostas do rei deste século.
E isto é um grande perigo para o cristão, que tem a sua base e seu alicerce firmado na rocha, entenda rocha não se molda com fluidez.
Temos então o famoso duelo Petrus (Pedro) x Petra (Jesus) Mateus 16:18.
Finalizando, como sairei da PANDEMIA? Para responde me apropriarei das palavras do meu amigo, Pastor e Psicólogo Raul Mathias, uma referência pra mim. “ ...eu serei o que pretendo ser, dependendo da divina graça, porque sem graça só tem desgraça e ego” .
18.4.20
Na Vida Cristã avançamos quando paramos
Texto Efésios 2: 8 - 9
“8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 9 A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. 10 Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós”.
Quais os ensinamentos que temos neste texto para os dias de hoje escrito pelo apóstolo Paulo aos cidadãos de Éfeso por volta dos anos entre 60 e 63 d.C, durante sua primeira prisão em Roma? (PAULO TAMBÉM PASSAVA POR UMA CRISE, ESTAVA PRESO) O Livro de Efésios é considerado uma das mais maduras produções do apóstolo Paulo pela Academia, pois esta carta trata da relação entre Judeu e Gentio de uma maneira profunda e muito peculiar, pois o próprio apóstolo viveu imerso nas duas realidades.
A Carta vai discorrer sobre eleição; filiação por adoção; redenção, perdão e a percepção dentro do propósito de Deus, tanto para judeus quanto a gentios, de se tornarem povo de Deus.
A Carta deixa claro que como filhos de Deus somos edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de Jesus que é o Senhor da Igreja. (Ef 1:22, cabeça da igreja)
E que fomos feitos para o louvor de sua glória, se nós de fato esperamos e confiamos em Cristo.
E desta maneira a ministração começa a tomar a forma desejada, pois de fato em Cristo avançamos, quando aprendemos a parar.
A fala parece meio antagônica e paradoxal, mas é a pura verdade que tentaremos demonstrar nesta reflexão.
O texto vai revelar a necessidade plena de se confiar cegamente em Deus, o versículo o 8 vem dizendo que somos salvos pele graça de Deus e isto é um presente Dele para nós.
Meu amado entenda que um dos tesouros mais procurados pelo homem ao longo da história cristã, é ir morar nos céus, ter um cantinho ao lado de Deus, e isto nos é dado gratuitamente por Deus, sem qualquer esforço humano algum.
Pense comigo quantas batalhas travadas ao longo da história da humanidade para se ter um lugar nos céus e o Apóstolo Paulo revela a Luz do Espírito Santo de Deus, que a Salvação é um presente gratuito de Deus para nós e como presente ela dá para quem ele quer na hora que Ele quiser.
No versículo 9 o Apóstolo continua dizendo que a salvação não é um produto de mãos humanas, muito menos de seu intelecto ou de sua capacidade cognitiva.
Não é resultado de nossos esforços...
Desejo que você entenda que a única coisa que você tem que fazer é crer e confiar em Deus.
Saiba o seguinte, Deus o criador já trabalhou por você, acredito piamente que Deus tem um senso de humor maravilhoso e que Ele criou Adão no sexto dia após a criação de todas as coisas Gen 1:27, e depois disto descansou, o homem não teve participação efetiva em nada no transcurso da criação.
Adão passa a ter trabalho quando se afasta de Deus no capítulo 3 de Genesis, particularmente no versículo 19 “No suor do teu rosto comerás o teu pão...”. Até então era vida de gestor.
O HOMEM perde seu relacionamento direto com Deus, assumindo plenamente a sua humanidade caída e no versículo 22 é expulso do paraíso, pois se torna igual a Deus, “Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós...” e poderia assumir a eternidade sem estar preparado.(existe uma mensagem subentendida aqui, o homem não está preparado para viver uma eternidade sem Deus)
Deus trabalhou por Adão e por nós, Deus se preocupa com Adão e o expulsa do paraíso para que ele não provasse da Árvore da vida colocado por ele no CENTRO DO JARDIM E TIVESSE UMA ETERNIDADE COMO UM CONDENADO, ele foi expulso do paraíso, entenda querido eternidade longe de Deus é condenação.
O homem desde a criação já estaria condenado a uma eternidade sem Deus, sempre trabalhou a nosso favor então mudaria seu propósito agora “ Eu o Senhor não mudo, Mal 3:6”
Deus plantou a árvore da vida no centro do Jardim e no livro de João cap 15: 1-5, o Apóstolo João chama DEUS de Agricultor e Jesus de árvore, a videira verdadeira,
Avançamos quando paramos, quando entendemos que Deus já fez tudo por nós e nada foge o seu agir, e nem a enfermidade.
E parar significa crer e confiar, você confia e crê?
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...