15.8.18
Curando as feridas da Alma
Tema: Curando as feridas da Alma
Texto: Lucas 13:10–17.
“Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas,...”
SAUDAÇÃO
Meu querido eu consigo no início deste texto, imaginar Jesus bem tranquilo, sorrindo sentando ensinando a sua palavra cheio de amor e atenção, coração sincero e pronto a amar, com um sorriso cativante em seus lábios.
Que expressão alegria e paz, mas algo salta aos seus olhos em determinado momento e chama a sua atenção.
O texto se inicia dizendo. Em um sábado qualquer…Isso indica que não existe tempo específico para a cura em Jesus, ela pode acontecer em qualquer lugar, ou em qualquer dia ou hora.
Poderíamos conjecturar assim “em um domingo qualquer, em um templo batista, onde o SENHOR JESUS, habita por promessa na vida de seus filhos, Existiam pessoas com...”
…Estava Jesus ensinando numa sinagoga “povo reunido” no exílio babilônico sem seu templo os judeus se reuniam em casas… (Sinagoga que servia de encontro aos sábados e serviam de escola para os filhos dos judeus a iniciarem na leitura da Torá. Jesus freqüentou o Templo e a Sinagoga (Jesus não descredenciou o templo, participou como criança e manteve o costume como adulto). Sabemos que os Romanos no ano 70 d.C. destruíram o Templo em Jerusalém. Daí por diante a Sinagoga adquire forças e passa a ser o lugar do culto.), para alcançar a graça de Jesus você precisa estar nele.
O Novo Testamento relata que Jesus ia de cidade em cidade (Mt 9:35), ensinado, curando todas as doenças e enfermidades…
Precisamos entender e estar atentos a diferentes ações de Jesus, neste caso entre doença e enfermidade.
Doença de origem Biológica. (Byos)
Enfermidade de origem sobrenatural (Pneuma) ou emocional (Psiquê).
A palavra relata que, a mulher estava refém de Satanás nesta enfermidade a 18 anos,
E que de forma alguma conseguia endireitar-se vers 11, o texto revela que ela tinha tentado todas as possibilidades humanas para resolver o seu problema, e com isso imagino que tenha gastado muito dinheiro, tempo, fé e sua esperança. Existe a possibilidade de você ter vivido ou estar vivendo este quadro de utilizar todas as possibilidades naturais, para ter o seu problema resolvido, mas entenda Jesus é um ser SOBRE NATURAL e para a sua supresa nós temos a mesma essência somos sua imagem (duas palavras hebraicas tselem e demut, refletem o sentindoe retratam a palavra sombra no texto original) e a mesma palavra imagem é utilizadada em Salmos 39:6 vã aparência– sombra, na verdade somos natureza essencial de Deus ou de sua mesma natureza de Deus.
E mulher nesta história? Perceba que mesmo assim ela ia voluntariamente ao templo, e ainda continuava refém do diabo. Sábado após sábado ela procura conhecer mais sobre o eterno, mas algumas bençãos vão além do conhecimento da pessoa de Deus, você precisa ter um relacionamento mais profudo com Ele, para entender a sua essencia.
Talvez você se enquadre neste tipo de situação e o seu dia da libertação chegou.
Podemos estar na casa de Deus reféns do diabo em muitas aréas de nossas vidas que nem suspeitamos, mas que causam dor e sofrimento a nós e a nossos próximos ao longo de anos, uma palavra mal dita ou recebida, uma agressão, uma violência doméstica na infância ou no casamento, uma discussão na igreja.
Um pecado acostumado que praticamos escondido, um demônio, uma ferida profunda em nossa alma, de ordem emocional ou de orde espiritual.
Precisamos entender que Jesus veio nos trazer vida em plenitude em toda a sua forma de compreensão, vida Bios, remete a uma vida temporal, finita (ver Lc. 8:14 aparece 11 vezes no NT), vida zoe vida no espírito de Jesus (ver Jo. 10:10 aparece 134 vezes no N.T) e vida psique é esta a vida do homem em sua totalidade (ver Mc. 8:35 aparece 101 vezes no N.T).
Ele quer nos libertar plenamente nesta noite.
Assim como no vers. 14 alguns membros da sinagoga ou do círculo religioso em que ela vivia ficaram indignados, no seu círculo religioso alguns também poderão ficar.
Acredite quatro vozes sempre falam em nossa vida
1º A voz de Espírito de Deus.
2º A voz do nossa Alma.
3º A voz da multidão.
4º A voz do diabo.
Que voz você dará ouvido nesta noite.
Note que ela buscava a presença de Deus, pois estava no dia de descanso na sinagoga e que busca Deus sempre busca alguma coisa, o que você busca a qui neste lugar?
Mas ela só foi curada, por que ela quis o vers 12, Jesus a chamou e tudo nos leva a crer que ela obedeceu e foi( ELA PODERIA NÃO ATENDER AO CHAMADO DO CRISTO). Se seu coração arde, se você sente a presença dele, se ele te constrange nesta noite, você precisa ir E SE FOR AO CONTRÁRIO você também precisa ir.
Atente que Jesus quebrará todos os padrões se você for na direção dele e de sua vontade, no versículo 16 Jesus a chama de filha de Abraão, Ele quebra um paradigma, dando-a nome e a colocando na linhagem do Pai Abraão, saiba que em toda história bíblica nenhuma mulher é chamada assim, você entende isto? Em que contexto da história da humanidade Jesus Cristo faz esta menção?
Qual o paradigma você precisa quebrar hoje?
O de deixar Jesus te tocar,
O de chorar,
O de perdoar,
O do tradicionalismo, qual o paradigma?
Percebo muita gente boa, fazendo muita força para guardar um rancor, uma mágoa, uma falta de perdão, e etc, entenda em Cristo diexamos de ser naturais e devemos andar e agira como sobrenaturais.
Exerça muita força em Deus, para também gerar vida e seja liberto.
14.8.18
7.8.18
Descobrindo verdades que fazem diferença Escola Bíblica
Lição nº 4/18 –
Prof: Fatimo
(Fl 1/2)
Roteiro de Estudo
Introdução
Descobrir o meu lugar no projeto de Deus.
Sistema Religioso?
Mathetes = Aprendiz = disciípulo , mas aprendiz de quem? Da Doutrina?
Cristo? Seguidor. Mt 12:50
Por isso existe a dificuldade em saber a quem, seguir nós não sabemos quem somos.
Somos mais catequizados do que seguidores.
1. A aflição causada pelo testemunho do Evangelho é recompensa pela expansão do Reino de Deus.
Sofrimento lembra martírio que remete a palavra grega "martyria" designa o testemunho ou testemunha; alguém convocado para dar perante o povo e autoridades o relato do que viu em relação ao que está sendo julgado. A testemunha deve estar disposta a garantir a todo custo, inclusive com a própria vida, a verdade de seu testemunho. Desta expressão ou do correlato "martys", procede em nossa língua portuguesa a expressão "mártir". Pois, no mundo grego-romano, no tribunal, a testemunha dava testemunho garantindo a verdade com a vida (diferentemente de hoje quando jura com a mão sobre a Bíblia!). Muitas vezes uma testemunha podia perder a vida se, com seu testemunho alguém fosse incomodado.
Testemunho é contar algo que você viu, que ocorreu com você ou com outra pessoa. Testemunho é o que Paulo faz perante o Sinédrio (o Conselho de Israel, presidido pelo Sumo- Sacerdote) Atos 23:1 “Paulo, olhando atentamente para o Sinédrio, declarou: “Caros compatriotas, até o dia de hoje tenho cumprido meu dever perante Deus com toda a boa consciência!”
O SOFRIMENTO PARA O DISCÍPULO NÃO É EXPIATÓRIO, VISÃO EQUIVOCADA DA IGREJA NO SÉC XV É A QUE UTILIZAMOS MUITO HOJE.
A Idade Moderna, após o concílio de Trento, reforça-se a ideia da punição divina, estreitando-se a correlação entre a ideia de doença e pecado. Exemplo disso pode ser observado em Pascal em Priére pour le bom usage de maladies (oração para o bom uso de doenças), escrita em 1654, transcrita por Herzlich:
Fazei-me conhecer que os males do corpo não são outra coisa senão a punição e a figura ao mesmo tempo dos males da alma. Mas Senhor, fazei também que sejam remédio, fazendo-me considerar, nas dores que sinto, aquela que não sentia na minha alma, embora toda pessoa doente esteja coberta de úlceras...Fazei-me senti-las fortemente e que o que me resta de vida seja uma penitência contínua para lavar as ofensas que cometi.
Não sabemos viver o cristianismo fora do contexto da religiosidade. (“Na visão da religião do mundo moderno, o sofrimento transforma em mérito a graça de Cristo, assim a graça se trasnfigura em desgraça...” Fatimo Junior)
I – Os Objetivos do testemunho do discípulo.
Transformação da Natureza humana e aperfeiçoamento das estruturas sociais.
Conteúdo – como obtê-lo?
Crer no poder trasformador (Fl 2/2)
II – Condições para um testemunho efetivo
- Ser genuinamente convertida.
- Ter uma prévia ocorrência de uma experiência pessoal com Jesus.
- O encontro com Jesus proporciona possibilidade de testemunho instantâneo.
- Estar preparado até para a morte.
- Estudo Sistemático e criterioso
III- Condições para que o testemunho produza o efeito desejado
- A primeira condição é a nossa convicção sincera
- Comportamento ser coerente com a fala
- Faça o que falo e não o que faço
- Testemunhar é ser Martir, algo ainda não entendido pela igreja.
2. O discípulo fiel sempre assume seu papel dado por Deus.
Identifique e assuma o seu papel – Col 1:25. … de acordo…
3. Jesus é a maior revelação do Pai.
Col 1: 26 – a palavra mistérios usada pelos gnósticos, estava sendo manipuladas e é revelada em 1 Pe 1:20 – conhecido desde… Col 1:26 faz alusão direta a Col 1:14.
4. O Evangelho genuíno deve ser anunciado em sua totalidade.
- Deve ser anunciado a tempo e a fora de tempo, como? Falando sem parar? Não, deve sim ser através de um viver diário ligados nele.
- Metanoia.
- A toda a criatura.
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...