28.11.18
Venha o Teu Reino.
MT 6:10 “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;”
A frase que mais temos ouvido em nossos dias é "estamos correndo perigo!"
Deus ao longo da existência humanidade, tem dito para esta Humanidade, "O Homem corre perigo" existe neste ponto um paradoxo eterno, vida carnal x vida espiritual.
- A tendência natural do homem ao longo da história é se afastar dos princípios de Deus, desde Adão o homem assim tem feito, começa bem e naturalmente se desvia destes princípios.
Então o que fazer para permanecer?
Precisamos entender a vontade de Deus e aplicá-la em nosso dia a dia.
Vamos entender a construção deste Reino de um forma bem suscinta.
- Em Gen. 1:1 Diz que no princípio criou (no hebraíco Barah) Deus. O Rei (Elohim) estabelece um reino natural.
- Em João 1:1 Diz que no princípio agora (Arche) no grego. era o Verbo e o Verbo (O Logos Jesus) estava e era Deus.
- Para o Grego ao qual João escrevia a vida para ter sentido dependia de 4 elementos:
- Arkhe – Raiz de Tudo
- Phisis – Natureza
- Ambiente – universo, cosmos
- Logos – propósito, sentido, o logos era o sentido da vida.
Jesus é a voz de Deus, como um ANTROPOFORMISMO (aparição e manifestação de Deus ao homen). J e s u s é voz encarnada de Deus, Jesus manifestação física do Rei Yavé.
E nós somos a voz encarnada de Jesus, ou deveríamos ser (como por espelho - 2 Cor 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor).
Estabelecemos então parâmetros para o Reino. Rei, Ambiente e servos.
Agora sim Reino de Deus (Mc 15:43) e Reino dos céus, ( Mt 6:10) Venha o teu Reino terrena devido
Reino de Deus na terra, Reino visão terrena entendida devido a presença do Exército Romano em Jerusalém. (Força bélica, para conquistar e libertar)
Precisamos estabelecer este Reino através de nossas ações. Rom. 14:17- 19. (A força é para mudar o “status quo” do mundo, o nosso dinheiro é para mudar o mundo, tudo que Deus colocou em nossas mãos é para promover a paz, NÃO DEVEMOS REPRODUZIR AS AÇÕES DO REINOS DAS TREVAS. Não seja um canal de destruição.
Este convite foi feito por Deus desde o A.T Ex 19:6 Reino sacerdotal e santo.
Se você é de Jesus deve ser promotor deste Reino.
1PE 1: 20-23 - A vinda do Reino espiritual de Jesus se dá em nós quando entregamos nossas vidas em suas mãos, somos reinados por ele voluntariamente, nos tornamos escravos de Jesus de uma maneira voluntaria.
Entenda que escravidão era uma situação normal e aceita naquela sociedade e ser escravo era não ter mais desejos e vontades (I Cor 7:22)
O meu Eu é crucificado na cruz com Cristo.
Entenda que todos os homens Estão destinados a morte física sendo bons ou não,e aí está o grande segredo, como chegaremos lá.
19.10.18
Uma palavra de Alinhamento
Texto Base: Amós 9:11 “Eis, que portanto, naquele dia levantarei a Tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver danificado, e restaurarei as suas ruinas. Eu mesmo a reerguerei, para que seja tão exuberante quanto foi nos dias antigos.”
Vivemos o tempo onde o Espírito Santo de Deus chama a atenção da Igreja atual para o momento de evangelho não muito singular que se vive, mais que está muito próximo da realidade que vivia o povo de Israel no tempo do profeta Amós, o mesmo povo dividido entre nações Egito, Síria e Assíria, divido entre Israel e Judá, entre Samaria e Jerusalém (LOCAIS DE ADORAÇÃO), entre Síria e Assíria (Alianças políticas).
Um tempo de muitas alianças sociais, religiosas e politicas que desagradavam ao Senhor Deus; conforme Amós 6:1-2.
Um tempo de covardia de sua liderança teocrática contra a população conforme Amós 2:7-8.
Um tempo de humilhação, desigualdades, permissividade a degradação sexual, hipocrisia... tudo isto partilhado no meio do povo e em entre todas as classes sociais. Conforme cita Amós 8:4
É preciso que estejamos atentos a esta realidade. O que devemos fazer? Como devemos proceder? Qual a orientação profética?
Atente querido que ao longo da história da humanidade a igreja tem recebido um ensino equivocado no que se refere à vontade de Deus e sua prática litúrgica congregacional.
Nosso entendimento era que se bastava ter uma prática litúrgica pautada pela pontualidade e frequência as atividades da igreja e estaríamos assim agindo corretamente e de maneira agradável ao Senhor Deus.
Na verdade aprendemos direitinho, tudo aquilo que nos foi ensinado pelos nossos patriarcas, e chegamos até aqui, como um povo muitas vezes obediente, e zeloso com a tradição a nós confiada e protegida por nós mesmos, mas infelizmente negligenciamos a outra parte do ensino ministrada pelos apóstolos e pelo próprio Senhor Jesus Cristo, que é fazer a vontade de Deus e não a nossa.
Então por que a igreja se encontra em descrédito com a sociedade e estamos morrendo e falindo como instituição? Observe o tipo de rotina praticamos:
- Vamos ao culto as quartas e aos domingos.
- Entregamos dízimos e ofertas.
Seguimos o ritual bem certinho e por que estamos falindo? Por que estamos à míngua? Assim como o povo de Israel?
Deus então levanta então um cuidador de ovelhas e de sicômoro ou para alguns um pesquisadores, um boiadeiro, para anunciar a sua verdade. Amós 7: 13-14. Querido entenda que Deus usa Amós por ser do campo, ter uma linguagem do campo, uma linguagem acessível ao povo, desprezando neste momento os intelectuais que assessoravam aos Reis e líderes de Israel, para ficar bem claro que a Glória, era única e exclusivamente Dele.
Neste tempo de hoje, cheio de alianças humanas e políticas, onde acreditamos que o nosso conhecimento cultural, científico e tecnológico, ou até mesmo uma liderança que coaduna com nossas ideologias pessoais e particulares resolverão os problemas do Brasil e sua igreja, digo a vocês com muita segurança e certeza em meu coração, que tudo isso não resolverá, assim como não resolveu na história do povo de Israel, relatada nos textos bíblicos.
Deus levanta neste tempo a sua igreja santa, pura e verdadeira, para anunciar a sua verdade, através de nossas vidas.
Entenda que assim como uma lagoa precisa romper suas barragens e correr para o mar, para renovar e oxigenar suas águas, a igreja precisa exercer a sua prática vivenciada e aprendida no templo, precisamos ir para fora para que Deus, renove o nosso espírito.
Assim como no livro de Amós 9:11 e Atos 15:14-18 “...Depois disso eu voltarei — diz o Senhor — e construirei de novo o reino de Davi, que é como uma casa que caiu. Juntarei de novo os pedaços dela e tornarei a levantá-la.”
... Deus deseja restaurar o tabernáculo de Davi, ELE QUER RESTAURAR O LOCAL DE ADORAÇÃO, local de adoração pura, verdadeira e sincera, isto por meio de seu amor, sua palavra, seu poder e nossa obediência.
Desta maneira Deus deseja alinhar o seu coração com o nosso coração.
Profeticamente no Antigo Testamento o tabernáculo era o Lugar onde a presença do Eterno Criador se Manifestava... onde havia vida e salvação.
Hoje você é este altar.
No livro de Amós 9:14, Ele professa que deseja restaurar o seu povo. Restaurar o Tabernáculo que esta quebrado, rasgado, sujo...
Hoje ele deseja por intermédio de Jesus Cristo e através do Espírito Santo, se manifestar, habitar e gerar vida em nós.
E como você está hoje? Você é templo? Você esta quebrado?
Permita Deus usar você.
12.10.18
Chegou a sua vez. PARTE II
Texto Base: Amós 9:9 “Vou dar ordem e vou separar os bons dos maus em Israel, como quem separa o trigo da casca, sem perder um só grão.”
SAUDAÇÃO.
Vivemos o tempo onde o Espírito Santo de Deus tem direcionado a Igreja atual, para um novo e bom momento do evangelho. Ao longo da história da humanidade a igreja tem recebido um ensino equivocado no que se refere a sua prática litúrgica congregacional e sua missão principal.
Foi nos ensinado que bastava-se ter uma prática litúrgica pautada pela pontualidade e frequência as atividades da igreja e estaríamos assim agindo corretamente e de maneira agradável ao Senhor Deus.
Na verdade aprendemos direitinho tudo aquilo que nos foi ensinado pelos nossos patriarcas, e chegamos até aqui, somos um povo obediente, e zeloso com a tradição a nós confiada guardada e protegida por nós mesmos, mas infelizmente negligenciamos a outra parte do ensino ministrada pelos apóstolos e pelo próprio Senhor Jesus Cristo que é o IR OU INDO.
Estamos vivendo hoje o tempo que chamo de “ Tempo da Obesidade Mórbida Espiritual”, a morte pela fartura.
Observe que nada nos tem faltado. Não nos falta o pão; Não nos falta o travesseiro; Não nos falta à paz; Não somos perseguidos.
Então por que estamos morrendo e falindo como instituição? Assim como uma pessoa morre pelo excesso de nutrientes nos estamos morrendo pelo excesso de informação sem a práxis devida.
A igreja instituição também morre, como assim? Assim como a pessoa natural precisa queimar suas gordurinhas a igreja também precisa queimar as suas.
Observe que, rotina praticamos regularmente:
- Vamos ao culto as quartas e aos domingos.
- Entregamos dízimos e ofertas.
Seguimos o ritual bem certinho e por que estamos falindo? Por que estamos a míngua? Entenda que assim como uma lagoa precisa romper suas barragens e correr para o mar, para renovar e oxigenar suas águas, a igreja precisa exercer a sua prática vivenciada e aprendida no templo, precisamos ir para fora para que Deus, renove o nosso espírito.
No livro de Atos 15:14-18 “...Depois disso eu voltarei — diz o Senhor — e construirei de novo o reino de Davi, que é como uma casa que caiu. Juntarei de novo os pedaços dela e tornarei a levantá-la.”... Deus deseja restaurar o tabernáculo de Davi, ELE QUER RESTAURAR O LOCAL DE ADORAÇÃO, local de adoração pura, verdadeira e sincera, isto por meio de seu amor, sua palavra, seu poder e nossa obediência.
Deus quer resgatar todos os restantes dos homens, toda a humanidade, como diz no vers 17 “ Assim todas as outras pessoas, todos os outros povos que eu chamei para serem meus,”... Como conseguiremos alcançar os homens que não querem, entrar dentro da estrutura igreja? Como alcançaremos estes, homens, mulheres, jovens, adolescentes, crianças no cumprimento da grande comissão de Mateus 28:19-20.
A resposta a este chamamento está em Rom 16:5. “Saudações também à igreja que se reúne na casa deles. Saudações ao meu querido amigo Epêneto”... Precisamos ir as suas casas. (Na verdade ir ao encontro deles, seja nas casas, seja na escola, seja na praia, seja no shopping)
Em Atos 2:46, Diz o seguinte que perseveram no templo... que ótima notícia não precisamos abandonar o templo mas agregar as casas. O templo passará a ser um lugar de celebração e colheita. A casa será o lugar de lançar a semente, mas não só na casa, mas em todo o lugar que pudermos nos reunir com regularidade e pontualidade para estudarmos a palavra de Deus.
Mas tudo isso só acontecerá se nos posicionarmos como em Atos 1:8, só teremos êxito se tivermos o poder (“Dunamis” ou “dynamis”em grego significa “poder”, “força) tem o sentido de energia constante. É a raiz das palavras “dinâmica”, “dinamite” e “dínamo”.) de Deus para sermos suas testemunhas. Precisamos estar conectados a fonte do poder, pois ele vem de Deus.
No livro de Amós 9:1, Ele professa que quer restaurar o seu povo. Restaurar o Tabernáculo que esta quebrado, rasgado, sujo...
Profeticamente no Antigo Testamento o tabernáculo era o Lugar onde a presença do Eterno Criador se Manifestava... onde havia vida e salvação.
Hoje ele escolheu por intermédio de Jesus Cristo e através do Espírito Santo, se manifestar, habitar e gerar vida em nós.
E como você está hoje? Ele professa quer restaurar você.
Deus esta a procurar alguém para enviar, mas que esteja restaurado e ele procura quem tenha o coração quebrantado e sedento por vidas.
Quem há de ir? Como diz em Mateus 28: 19-20 a missão é para todos. Meu querido chegou a hora de ir e lançar a semente, hora de ouvir e obedecer a voz de Deus.
15.8.18
Curando as feridas da Alma
Tema: Curando as feridas da Alma
Texto: Lucas 13:10–17.
“Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas,...”
SAUDAÇÃO
Meu querido eu consigo no início deste texto, imaginar Jesus bem tranquilo, sorrindo sentando ensinando a sua palavra cheio de amor e atenção, coração sincero e pronto a amar, com um sorriso cativante em seus lábios.
Que expressão alegria e paz, mas algo salta aos seus olhos em determinado momento e chama a sua atenção.
O texto se inicia dizendo. Em um sábado qualquer…Isso indica que não existe tempo específico para a cura em Jesus, ela pode acontecer em qualquer lugar, ou em qualquer dia ou hora.
Poderíamos conjecturar assim “em um domingo qualquer, em um templo batista, onde o SENHOR JESUS, habita por promessa na vida de seus filhos, Existiam pessoas com...”
…Estava Jesus ensinando numa sinagoga “povo reunido” no exílio babilônico sem seu templo os judeus se reuniam em casas… (Sinagoga que servia de encontro aos sábados e serviam de escola para os filhos dos judeus a iniciarem na leitura da Torá. Jesus freqüentou o Templo e a Sinagoga (Jesus não descredenciou o templo, participou como criança e manteve o costume como adulto). Sabemos que os Romanos no ano 70 d.C. destruíram o Templo em Jerusalém. Daí por diante a Sinagoga adquire forças e passa a ser o lugar do culto.), para alcançar a graça de Jesus você precisa estar nele.
O Novo Testamento relata que Jesus ia de cidade em cidade (Mt 9:35), ensinado, curando todas as doenças e enfermidades…
Precisamos entender e estar atentos a diferentes ações de Jesus, neste caso entre doença e enfermidade.
Doença de origem Biológica. (Byos)
Enfermidade de origem sobrenatural (Pneuma) ou emocional (Psiquê).
A palavra relata que, a mulher estava refém de Satanás nesta enfermidade a 18 anos,
E que de forma alguma conseguia endireitar-se vers 11, o texto revela que ela tinha tentado todas as possibilidades humanas para resolver o seu problema, e com isso imagino que tenha gastado muito dinheiro, tempo, fé e sua esperança. Existe a possibilidade de você ter vivido ou estar vivendo este quadro de utilizar todas as possibilidades naturais, para ter o seu problema resolvido, mas entenda Jesus é um ser SOBRE NATURAL e para a sua supresa nós temos a mesma essência somos sua imagem (duas palavras hebraicas tselem e demut, refletem o sentindoe retratam a palavra sombra no texto original) e a mesma palavra imagem é utilizadada em Salmos 39:6 vã aparência– sombra, na verdade somos natureza essencial de Deus ou de sua mesma natureza de Deus.
E mulher nesta história? Perceba que mesmo assim ela ia voluntariamente ao templo, e ainda continuava refém do diabo. Sábado após sábado ela procura conhecer mais sobre o eterno, mas algumas bençãos vão além do conhecimento da pessoa de Deus, você precisa ter um relacionamento mais profudo com Ele, para entender a sua essencia.
Talvez você se enquadre neste tipo de situação e o seu dia da libertação chegou.
Podemos estar na casa de Deus reféns do diabo em muitas aréas de nossas vidas que nem suspeitamos, mas que causam dor e sofrimento a nós e a nossos próximos ao longo de anos, uma palavra mal dita ou recebida, uma agressão, uma violência doméstica na infância ou no casamento, uma discussão na igreja.
Um pecado acostumado que praticamos escondido, um demônio, uma ferida profunda em nossa alma, de ordem emocional ou de orde espiritual.
Precisamos entender que Jesus veio nos trazer vida em plenitude em toda a sua forma de compreensão, vida Bios, remete a uma vida temporal, finita (ver Lc. 8:14 aparece 11 vezes no NT), vida zoe vida no espírito de Jesus (ver Jo. 10:10 aparece 134 vezes no N.T) e vida psique é esta a vida do homem em sua totalidade (ver Mc. 8:35 aparece 101 vezes no N.T).
Ele quer nos libertar plenamente nesta noite.
Assim como no vers. 14 alguns membros da sinagoga ou do círculo religioso em que ela vivia ficaram indignados, no seu círculo religioso alguns também poderão ficar.
Acredite quatro vozes sempre falam em nossa vida
1º A voz de Espírito de Deus.
2º A voz do nossa Alma.
3º A voz da multidão.
4º A voz do diabo.
Que voz você dará ouvido nesta noite.
Note que ela buscava a presença de Deus, pois estava no dia de descanso na sinagoga e que busca Deus sempre busca alguma coisa, o que você busca a qui neste lugar?
Mas ela só foi curada, por que ela quis o vers 12, Jesus a chamou e tudo nos leva a crer que ela obedeceu e foi( ELA PODERIA NÃO ATENDER AO CHAMADO DO CRISTO). Se seu coração arde, se você sente a presença dele, se ele te constrange nesta noite, você precisa ir E SE FOR AO CONTRÁRIO você também precisa ir.
Atente que Jesus quebrará todos os padrões se você for na direção dele e de sua vontade, no versículo 16 Jesus a chama de filha de Abraão, Ele quebra um paradigma, dando-a nome e a colocando na linhagem do Pai Abraão, saiba que em toda história bíblica nenhuma mulher é chamada assim, você entende isto? Em que contexto da história da humanidade Jesus Cristo faz esta menção?
Qual o paradigma você precisa quebrar hoje?
O de deixar Jesus te tocar,
O de chorar,
O de perdoar,
O do tradicionalismo, qual o paradigma?
Percebo muita gente boa, fazendo muita força para guardar um rancor, uma mágoa, uma falta de perdão, e etc, entenda em Cristo diexamos de ser naturais e devemos andar e agira como sobrenaturais.
Exerça muita força em Deus, para também gerar vida e seja liberto.
14.8.18
7.8.18
Descobrindo verdades que fazem diferença Escola Bíblica
Lição nº 4/18 –
Prof: Fatimo
(Fl 1/2)
Roteiro de Estudo
Introdução
Descobrir o meu lugar no projeto de Deus.
Sistema Religioso?
Mathetes = Aprendiz = disciípulo , mas aprendiz de quem? Da Doutrina?
Cristo? Seguidor. Mt 12:50
Por isso existe a dificuldade em saber a quem, seguir nós não sabemos quem somos.
Somos mais catequizados do que seguidores.
1. A aflição causada pelo testemunho do Evangelho é recompensa pela expansão do Reino de Deus.
Sofrimento lembra martírio que remete a palavra grega "martyria" designa o testemunho ou testemunha; alguém convocado para dar perante o povo e autoridades o relato do que viu em relação ao que está sendo julgado. A testemunha deve estar disposta a garantir a todo custo, inclusive com a própria vida, a verdade de seu testemunho. Desta expressão ou do correlato "martys", procede em nossa língua portuguesa a expressão "mártir". Pois, no mundo grego-romano, no tribunal, a testemunha dava testemunho garantindo a verdade com a vida (diferentemente de hoje quando jura com a mão sobre a Bíblia!). Muitas vezes uma testemunha podia perder a vida se, com seu testemunho alguém fosse incomodado.
Testemunho é contar algo que você viu, que ocorreu com você ou com outra pessoa. Testemunho é o que Paulo faz perante o Sinédrio (o Conselho de Israel, presidido pelo Sumo- Sacerdote) Atos 23:1 “Paulo, olhando atentamente para o Sinédrio, declarou: “Caros compatriotas, até o dia de hoje tenho cumprido meu dever perante Deus com toda a boa consciência!”
O SOFRIMENTO PARA O DISCÍPULO NÃO É EXPIATÓRIO, VISÃO EQUIVOCADA DA IGREJA NO SÉC XV É A QUE UTILIZAMOS MUITO HOJE.
A Idade Moderna, após o concílio de Trento, reforça-se a ideia da punição divina, estreitando-se a correlação entre a ideia de doença e pecado. Exemplo disso pode ser observado em Pascal em Priére pour le bom usage de maladies (oração para o bom uso de doenças), escrita em 1654, transcrita por Herzlich:
Fazei-me conhecer que os males do corpo não são outra coisa senão a punição e a figura ao mesmo tempo dos males da alma. Mas Senhor, fazei também que sejam remédio, fazendo-me considerar, nas dores que sinto, aquela que não sentia na minha alma, embora toda pessoa doente esteja coberta de úlceras...Fazei-me senti-las fortemente e que o que me resta de vida seja uma penitência contínua para lavar as ofensas que cometi.
Não sabemos viver o cristianismo fora do contexto da religiosidade. (“Na visão da religião do mundo moderno, o sofrimento transforma em mérito a graça de Cristo, assim a graça se trasnfigura em desgraça...” Fatimo Junior)
I – Os Objetivos do testemunho do discípulo.
Transformação da Natureza humana e aperfeiçoamento das estruturas sociais.
Conteúdo – como obtê-lo?
Crer no poder trasformador (Fl 2/2)
II – Condições para um testemunho efetivo
- Ser genuinamente convertida.
- Ter uma prévia ocorrência de uma experiência pessoal com Jesus.
- O encontro com Jesus proporciona possibilidade de testemunho instantâneo.
- Estar preparado até para a morte.
- Estudo Sistemático e criterioso
III- Condições para que o testemunho produza o efeito desejado
- A primeira condição é a nossa convicção sincera
- Comportamento ser coerente com a fala
- Faça o que falo e não o que faço
- Testemunhar é ser Martir, algo ainda não entendido pela igreja.
2. O discípulo fiel sempre assume seu papel dado por Deus.
Identifique e assuma o seu papel – Col 1:25. … de acordo…
3. Jesus é a maior revelação do Pai.
Col 1: 26 – a palavra mistérios usada pelos gnósticos, estava sendo manipuladas e é revelada em 1 Pe 1:20 – conhecido desde… Col 1:26 faz alusão direta a Col 1:14.
4. O Evangelho genuíno deve ser anunciado em sua totalidade.
- Deve ser anunciado a tempo e a fora de tempo, como? Falando sem parar? Não, deve sim ser através de um viver diário ligados nele.
- Metanoia.
- A toda a criatura.
4.7.18
Escolhas que não agradam o coração de Deus
Texto: I Samuel 9: 1-3
Saudação
Mensagem dividida em 4 momentos
Primeiro momento identificando quem sou eu?
Quem sou eu? Vers 2.
Filho de um pai com muitas posses. Vers 2.
Boa aparência. Vers 2
Obediente ao Pai Vers 3.
Sabia que em Deus se tinha resposta Vers 9.
Em Deus nossas expectativas são sempre superadas Vers 16.
Em vez de encontrar jumentos encontra uma coroa.
II – Para servir a Deus as coisa não são da nossa maneira
Precisamos de unção (azeite) Cap 10:1.
Somos transformados - Cap 10:6.
O mundo não acreditará, nem entenderá.
III – A soberba nos afasta de Deus Cap 11:6
Precipitação medo dos Filisteus (inimigo do povo de Deus), leva a escolha errada. {Apesar disto Deus ainda deixa reinar} Cap 13:12 – 14
A benção duraria para sempre - Cap 13:13
Outra Decisão errada - Cap 15:3-9
Ni-Ham Lamentar Cap 15:11
Humilhação e adoração é o caminho - Cap 15:27-31.
Adoração Proskuneo.
IV – Quem andou com Deus sabe, que sem ele não dá para viver em paz.
Cap 31:4-5
Qual será a sua decisão?
25.6.18
Restaurando Relacionamentos
Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas do mesmo cíclo.
- Regido por normas comportamentais implícitas.
- Traz em si bagagem cultural. (Prov 22:6)
- Relacionamento destrutivo não deixa de ser um relacionamento. (Efésios 4:31).
- O relacionamento começa em Deus. Gen 3:8 “8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se...”
- A restauração começa em Deus. (Ef 1:4-11)
1. Passos para a restauração entre irmãos.
Confrontação pessoal
Buscar Testemunhas
Confrontação comunitária
O mundo propõe que o sucesso do meu relacionamento pessoal esta em manter e ter um networking qualitativo quanto para contribuir com o clima positivo dentro do meu crescimento.
Ef 4:1-5, isto ocorre entre MATHETES (discípulos).
CASO contrário I Cor 5:11.
Buscamos o crescimento do corpo, “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Efésios 4:13”.
Unidade da Fé + Conhecimento do filho de Deus = PLENITUDE DE CRISTO
Unidade da Fé = Fé única
Conhecimento do filho de Deus = Sua revelação
II - Temos que ter fé - Igreja comunidade terapêutica
Precisamos desenvolver e praticar:
- Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro.
- Respeito ao próximo.
- Abordagem inteligente.
- Ouça e esteja atento e aberto a tudo o que ele lhe passar de informação.
- Exponha suas opiniões, desde que estejam dentro do contexto, e mostre suas ideias e sua preocupação com o outro.
- Observe e entenda que personalidades diferentes umas das outras podem contribuir de maneira efetiva no ambiente de relacionamento.
O que é a igreja?
Organismo vivo em terra fértil cresce e frutifica, organismo morto em terra fértil apodrece.
EKKLESÍA = chamados para fora. (ideia de preparação para depois ir)
1. Koinonia = comunhão ( dar honra Rm 12:10)
2. Deus é que faz tudo (1 Cor 3:7)
III – Aperfeiçoando a unidade da comunidade - Uma igreja é um corpo
Não existe comunidade sem diversidade, nem diversidade sem divergência.
Precisamos compreender:
a) Auto-imagem equilibrada (bom senso – Rom 12:3)
b) O que a bíblia me permite odiar? (Rom 12:9)
c) Casa espiritual – no A.T I Pe 6:12 tinha regras
d) I Cor 3:17 Qual a nossa responsabilidade hoje ( I Pe 2:5).
28.5.18
Sabedoria o segredo das famílias de Sucesso
Texto: “Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento... Provérbios 2:6”
Saudação
Fico a me perguntar quem não desejaria ter uma família de sucesso, acredito que todas as pessoas normais, desejam ou desejariam ter uma família de sucesso, um filho ou filha bem sucedido na vida, na sociedade, um casamento feliz, um casamento abençoado?
Percebo que o segredo de se conquistar este objetivo, está na nossa capacidade de detectar as falhas e frustações em nosso projetos famíliar, em nossas decisões erradas e tentar corrigi-los e concomitantemente entrega-los nas mãos de Deus.
A ideia de Sabedoria ganha um grande peso quando a associamos a pessoa do Rei Salomão em 1 Reis 3:1-9, percebemos alguns pontos importantes que devem ser observados para a nossa futura tomada de decisão, na verdade a decisão de ter sucesso é única e exclusivamente sua, “diga o meu sucesso não depende dos outros depende só de mim e de Deus”, entenda antes de receber a sabedoria do Eterno, Salomão já tinha com certeza uma capacidade intelectual acima da média, o texto de 1 Reis 3, logo no seu início enfatiza que ele iria casar com uma princesa Egípcia entendemos que ele não iria usar um tradutor para falar com sua esposa, Salomão falava Egípcio.
Salomão teve uma criação de um futuro Rei de Israel.
O Egito tinha sido um dos maiores impérios do mundo, seus conselheiros dentro de uma visão lógica e humana, com certeza o incentivaram a esta aliança política com o Egito, Salomão desejava construir o templo do Senhor e precisava de um tempo de paz e é ai que eu ouso a dizer que Salomão quebra um princípio bíblico divino para se agarrar a uma decisão humana.
“Judá tem sido desleal, e abominação se cometeu em Israel e em Jerusalém; porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com a filha de deus estranho.” Malaquias 2:11, Neste contexto fala justamente de aliança política, Salomão se casou e se aliançou.
A Sabedoria humana ou o intelecto, não irá levar você a ter o sucesso que Deus espera que você tenha.
De acordo com a Revista Exame, Sigmund Froid e Thomas Edison (usavam cocaína), Steves Jobs (LSD), Cazuza e Renato Russo, eram considerados intelectuais e gênios segundo a nossa sociedade, morrerão drogados e com HIV. Os padrões do mundo que tentam quebrar princípios divinos sempre levam o homem a morte longe de Deus e ao insucesso.
No versículo 3 mostra que Salomão apesar de amar a Deus ainda tinha muita confusão de como adorá-lo e servi-lo, ele queimava e permitia que o povo adorasse nos montes, uma prática pagã.
No versículo 9 ele pede a Deus um coração entendido, em algumas traduções ele pede sabedoria ao Senhor, e a bíblia nos dias de hoje nos exorta a pedir sabedoria direta ao Senhor, conforme cita Tg 1:5.
Mas voltemos a questão do Sucesso, Salomão nos mostra que quebrar princípios divinos nos leva a ter uma vida de INSUCESSO e aí esta o cerne de nossa mensagem, nossa sociedade, homens e mulheres tem quebrados princípios bíblicos instituídos no início do jornada da humanidade.
Em Gênesis 2:18 Deus estabelece um princípio fundamental de proteção da Família, Deus cria uma ajudadora para o Homem, Deus coroa a criação com a Mulher, e a chama de ajudadora idônea, íntegra, sensata, aquela aquém posso confiar meus filhos, meu dinheiro, minha vida, aquela ao qual coordenaria tudo, aquela quando o meu trabalho não é suficiente sai para trabalhar me ajuda nas finanças ou até mesmo sustenta o homem em momentos difíceis e não se corrompe, IDÔNEA.
E ao homem disse Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24
A sociedade Judaica era uma sociedade patriarcal e nós temos tido muita dificuldade como homens em entender isto, deixará ler Sl 128 :3.
Ser uma só carne é ordenança divina, não se agride a própria carne, não se diverte só, eu quero comer do melhor, e etc…
Precisamos identificar os princípios bíblicos que estamos passando por cima em detrimento das verdades deste tempo, a igreja não foi chamada para negociar princípios e sim para vivê-los.
Para se ter sucesso é preciso aprender a lidar com as frustações, neste ponto nós devemos entender que as frustações nos fortalecem, penso em um bebe que desconhece quente e o frio, e a mamãe fala tá quente e ele insiste em pegar o objeto,
Lembro da Luiza que hoje é o centro das atenções no lar e na igreja, mas isto vai passar, penso no esposo e esposa que precisam aprender a se conhecer e entender que cada um tem suas particularidades.
Penso que precisamos a aprender a recomeçar, pois “Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal”. (Provérbios 24:16), daí vem o cair é do homem e o levantar é de Deus.
Uma família de sucesso sabe recomeçar, um homem de sucesso sabe recomeçar, uma mulher de sucesso sabe recomeçar, um filho de sucesso sabe recomeçar, então tome posse desta oportunidade e recomece.
22.4.18
Aprendendo a viver sob riscos
Texto: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” Eclesiastes 11:1
Saudação
Existe algumas interpretações bíblicas para a visão do escritor do livro de Eclesiates relativa a este versículo, uma das interpretações passa pela visão na relação entre isca e pescador, uma outra a interpretação diz que a alusão aqui possa ser a respeito do comércio marítimo de trigo. Salomão estaria apresentando essa modalidade de comércio como algo sábio e recompensador, apesar de arriscado. Esse comércio seria o lançar o pão (trigo) sobre as águas e, depois da viagem longa e perigosa por mar, obter o seu lucro. Apesar da demora de muitos dias, o lucro seria achado (recebido), bastando que houvesse tranquilidade para fazer o investimento no tempo certo e a paciência de esperar. Uma oura na questão de saber assumir os riscos positivos ou negativos de nossas decisões.
Na verdade pão alimento básico em todas as culturas. Produto de subsistência básica na formação do homem. (Ele é o pão desceu do céus. “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.” Jo 6:51.
Água – Necessidade humana, o ser humano não consegue viver sem ela. (o corpo decreta falência após o 3º dia sem o seu consumo, Jesus se ausentou 3 dias comentar)
Jesus é a água da vida. (Ap. 21 vers 6.) “E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.”
A palavra de Deus no texto, lido metaforicamente representa que devemos jogar, lançar, entregar nas mãos de Jesus, tudo aquilo que é importante para a nossa vida.
Poderíamos aqui citar diversas coisas ou atividades que julgamos de vital importância paras as nossas vidas, assim como cada pessoa tem identidade própria, cada um dentro de sua escala de valores poderia classificar em grau de importância aquilo que acha em entende ser imprescindível para a sua vida, por exemplo: família, trabalhar, lazer, prazer e etc.
A palavra de Deus manda que lancemos em Deus as necessidades e esperemos em Deus a resposta as nossas necessidades. Vejamos Lucas 9 Vers. 57 a 62. (Não podemos se dar o luxo de olharmos para trás)
É interessante notar e observar neste texto o por que que não alcançamos, pleno êxito na nossa caminhada cristã (alcançamos em nossa vida social, mas somos frustrados como cristãos) , seguir o chamado de Cristo, assim como lançar o pão sobre as águas remota a confiança plena e total a Jesus.
Observo que muito de nós temos coisas a resolver, e assim seguimos a Jesus pela metade. Temos mortos a enterrar, relacionamentos a tratar e etc.
Precisamos não mais olhar atrás, não podemos mais, olhar para trás, devemos avançar e conquistar.
Amados para que possamos de uma forma verdadeira demostrar confiança em Jesus e abraçar a causa do evangelho, precisamos estar atentos a um conselho do próprio Jesus que disse em Jo 15 vers 5. “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5
Amado a nossa vida deve girar em torno de Jesus, tudo deve girar em torno dele para Ele. Cristo é o Nosso SOL, ele é o Sol da Justiça.
Ele nos Lava (Jo 13:10)
Ele nos purifica (Jo 2Cor 5:17)
Ele nos Perdôo (1 Jo 1:9)
Ele nos capacita ( Jo 20 vers 20:23)
Se continuarmos Nele, Ele mesmo diz que a Seara é grande e que devemos pedir ao Pai que envie ajuda (Lucas 19:2) , e que estaríamos em meios a lobos e que não deveríamos nos preocupar, pois se fossemos amaldiçoados, mal recebidos, humilhados a paz de Deus, voltaria para nós.
A influência da EBD na sociedade.
Texto: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.” Mt 9:35 (Mt 4:23)
Saudação
Robert Raikes (14 de Setembro de 1735-5 de Abril de 1811), filho de Robert e Mary Raikes, foi quem originou o Movimento de Escola Dominical. Anglicano, Raikes foi batizado na infância na Igreja (Anglicana) de Santa Maria da Cripta e educado na Escola da Cripta, ambos na Rua Southgate, em Gloucester, e, mais tarde, na Escola dos Reis. Tornou-se aprendiz de Jornalismo com seu pai, dono do Diário de Gloucester. Quando seu pai faleceu, em 1757, Raikes assumiu a editoria do jornal, aumentando o tamanho do jornal e melhorando o layout.
Raikes se interessava pela reforma prisional inglesa, por causas das condições terríveis a que os presos eram submetidos. Certo dia, procurando um jardineiro na Rua Saint Catherine, no bairro de Sooty Alley, ele encontrou um grupo de crianças maltrapilhas brincando na rua. A esposa do jardineiro disse, então, que aos domingos a situação era pior, pois as crianças que trabalhavam nas fábricas, de segunda a sábado, durante horas muito longas, ficavam desocupadas nesse dia, quase abandonadas, passando o tempo brincando, brigando e aprendendo toda espécie de vícios. Elas extravasavam toda sorte de violência nesse dia. Essas crianças, constatou Raikes, estavam a um passo do mundo do crime e ele chegou a ver o destino de muitas delas, ao visitar as prisões de Gloucester.
Raikes resolveu estabelecer uma escola gratuita para esses meninos de rua. Então, Raikes contratou uma equipe de quatro mulheres no bairro para lecionar, recebendo um xelim e seis pence, cada uma. Com a ajuda do Rev. Thomas Stock, Ministro Anglicano, Raikes pôde logo associar cem crianças, de seis aos doze ou quatorze anos, nestas escolas dominicais. A primeira foi instalada na Rua Saint Catherine. Seu objetivo principal não era ensinar a Bíblia, mas alfabetizar os alunos e ministrar aulas de religião com o propósito de reformar a sociedade. O objetivo último era modificar-lhes o caráter usando os ensinamentos bíblicos.
Síndrome da Galinha e da Vaca, a galinha quer dar leite e a vaca por ovos.
Estamos no momento de uma grande crise de identidade institucionalizada
- Crise na Teologia – Teologia moderna introduzindo heresias.
- Crise na Música – nossa música não revela a Cristo.
- Crise na área afetiva e moral – quem é não quer ser e quem foi quer voltar a ser.
Vivemos o evangelho que não entendemos, assim como uma escola bíblica que não conhecemos.
Observações ao ministério de Jesus:
Não era local. (Andarilho um verdadeiro missionário, não estava estagnado)
Ele estava de fato preocupado com a ampla divulgação do Reino de Deus (Todas as terras).
Não estava preocupado com status social, pregava tanto na cidade como na aldeia, (No apartamento ou no barraco). No luxo ou no lixo.
Nas sinagogas (local de culto Judáico) Jesus estava ensinando a igreja da época, estava anulando o legalismo Lc 11:37.
Jesus estava ensinando um caminho mais excelente I Cor 12:31.
Jesus não era cientista, rsrs Ele anunciava o Reino (porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo – Rom 14:17) o reino era espiritual já estava definido e sua mensagem também, hoje o reino parece ser terreno.
Dotado de tremenda intimidade com o pai, não fui de problemas ia de encontro a eles, curando as curando toda sorte de doenças (As doenças são de cunho patológico) e enfermidades (É de cunho espiritual, ou seja, tem sua causa em uma ação espiritual demoníaca), logo, doente é o que sente dor, o que sofre, o que padece; enfermo é o que está debilitado, enfraquecido pela enfermidade.
Como então a escola bíblica dominical pode influenciar positivamente a sociedade ao qual vivemos? Andando segundo os preceitos e ensinamentos de Jesus e entendendo quem ela realmente é,
precisamos de uma Escola Bíblica para este tempo, precisamos estar com nossos olhos atentos assim como o de Robert Raikes.
Quais são as crianças de nosso tempo?
São somente crianças?
Nossas preocupações?
Acredito que estejamos no momento ideal para sentarmos e discutirmos a nossa maeira de fazer escola.
Segundo o Dr. McDAniel “Precisamos entender que se tirarmos da igreja o espírito missionário , seremos como um navio sem porto, um atleta sem alvo, uma vida sem objetivos, e um soldado sem quartel. Nos tornaremos uma casa deserta.”
25.3.18
EU SOU ESPERANÇA AS NAÇÕES
Texto: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6”
Tema: Eu sou esperança as Nações
Texto: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6”
Saudação
O Senhor Jesus começa o versículo com uma declaração dizendo que ele é o caminho a verdade e a vida, Jesus afirma que ele é o caminho.
Foi muito bem explanado e pregado durante o mês de missões mundiais aqui em nossa igreja, que o nosso Deus o soberano ele é o grande Eu sou, o todo poderoso. (Deus sabe muito bem quem ele é)
Mas o Espírito Santo me conduz a entender que nesta noite, quem é esperança a nações sou eu e você.
É preciso entender que Deus nos tem por preciosos instrumentos de propagação do seu reino, o livro de Isaias no cap 49:2 O profeta fala de Aljava e flecha, Aljava (equipamento pessoal) lugar de flechas especiais e preparadas para uma finalidade, Flechas destinas a cumprir o objetivo final, polida, limpa e afiada.
Precisamos descobrir quem realmente somos neste tempo, quem eu sou de fato, você precisa trazer a luz do seu entendimento quem você é.
é importante saber que no século XVIII a Conveção Batista do Sul do Estados Unidos da América incentivava a terem escravos para auxiliar em sua nobre missão, este mesmos americanos batistas de hoje defende a pena capital de morte, talvez tenhamos neste templo pessoas que da mesma maneira são favoráveis a pena de morte e até mesmo ao aborto (conforme Langston e m seu esboço de teologia sistemática - o homen pode existir sem o corpo, o corpo sem o espírito é pó da terra).
Isso nos trará algumas surpresas agradáveis e desagradáveis, pois talvez eu seja aquilo que não esperava ser. Como cita em Ef 4: 22- 23 “ Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente;” precisamos renovar a nossa mente para de fato sermos o que Deus quer que sejamos. Existe a possibilidade de estarmos cultuando o homem ao passado.
Precisamos realmente saber quem somos nós. Como diz o Ap Paulo em 2 Cor 3: 13-18. Rostos descobertos sabendo quem somos nós realmente.
Agora sim sabendo quem de fato eu sou, reconhecendo as minhas capacidades e deficiências, coloco tudo nas mãos do grande Eu sou, para que a ele seja dada toda a honra e glória pelos meus feitos, pois como diz em Mateus 28: 18-20 ele nos comissionou para darmos continuidade a seu ministério e sua grande obra “ E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder (exousia – autoridade) no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.
Você precisa identificar alguns pontos implícitos na grande comissão determinados para mim e você e devemos pô-los em prática:
- Propósitos - Significado de Propósito. substantivo masculino Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio: ser feliz é o meu propósito de vida. (Quais os seus).
(Você não pode mudar o que você fez, mas pode mudar o que vai fazer, estabeleça novos propósitos)
- exousia e não dynamis – autoridade. (É IMPORTANTE VOCÊ ENTENDER QUE DEUS SABE MUITO BEM QUEM ELE É (EU SOU) VOCÊ PRECISA SABER QUEM VOCÊ É)
- Portanto ide – πορευθέντες (poreuthentes) Having gone – Tendo ido
- Tenho sido relevante? Atos 19:15 Conheço a Jesus, sei quem é Paulo e vocês? Quem eu sou?
A BÍBLIA JÁ DIZ QUEM EU SOU Mt 5: 13 e 14 Sal e Luz do mundo. TOME POSSE AMÉM.
- Ir – aquém? Mt 11:19 (Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores" ’. Talvez a única bíblia que estas pessoas lerão em toda a sua vida será você. Conforme disse são Francisco de Assis.
Então mãos a obra e em Jesus Cristo seja relevante para as nações.
28.2.18
Tendo uma Visão Profética em Meio a Crise Atual parte 2.
Jeremias 1: 13-19
Ter uma visão aguçada ante a crise atual em que vivemos não nos isenta de passarmos por todas as provas necessárias para que nosso caráter seja moldado ao modelo de Cristo, Israel não conseguia entender e por isto Deus levanta Jeremias, para alertar o povo das dificuldades que surgiriam, mas Deus deixa claro ao povo que Ele tomaria conta de toda a situação desde que o povo não abandonasse a posição.
O que vê Jeremias? Vejo uma panela de barro, se fosse uma profetada, com certeza ele diria panela de barro é que faz comida boa.
A Visão da Panela ao Fogo. Vers 13. Ao fogo uma panela a ferver, quer dizer, não para de arder a tendência é piorar. A FERVER!
Observe que alguém mantém e sustenta o fogo para que o conteúdo da panela ferva, Isso dá uma ideia de constância, portanto, fervendo, sempre em ebulição.
Cuja boca esta inclinada para o Sul, a panela estava inclinada para o sul, despejava todo o seu furor fervente para a terra de Judá, do Norte (Israel 10 tribos) para o Sul ( Judá 2 tribos), (da cabeça para os pés) é importante perceber que os problemas e as lutas, as dificuldades tem um início e uma direção, você precisa identificar a zona de estrago por que onde será entornado e passará por uma área de Norte ao Sul de Israel.
VOCÊ PRECISA REALIZAR UM EXAME INTROSPECTIVO E IDENTIFICAR A ORIGEM DE SUAS LUTAS, POR ONDE ELA TEM PASSADO, VOCÊ PRECISA SER CIRÚRGICO EM SUA OBSERVAÇÃO.
Observe esses passos:
1. No caso físico uma anamnese - I Tm 5:23 … frequentes enfermidades...
2. Emocional – Processo reflexivo - Fil 4:6 … Por nada estejais ansiosos
3. Espiritual – Tempo de oração – I Pe 5: 8 – 9 … resisti firmes na fé
No caso da nação Israel existia uma causa (o afastamento de Deus) e com um efeito (Escravidão) tudo isso com a aquiescência de Deus.
Entenda que algumas situações em nossas vidas são tão impactantes que passam por marcos positivos ou negativos.
A pancada foi tão forte na história do povo de Israel, que o jargão, vem do Norte denota desgraça, tristeza e derrota.
A palavra passou a assustar. Observe que muitas das vezes não existem causas para que sejamos alcançados pelo caldo fervente dos problemas, Veja em Lucas 13: 1-5 quando uma torre cai e mata 18 pessoas, alguns problemas fazem parte do ensino da vida para que possamos pacientemente encontrarmos ao Senhor.
Fazendo a leitura do livro Os sons da fé, de Philip Yancey, o assunto do infortúnio sem um motivo prévio, cita o exemplo da morte de um menino no campo de concentração Alemã em Auschwitz os desafios à fé em meio à dor e ao mal do dia a dia nos fazem discutir o problema da dor e da moralidade, o sofrimento muitas vezes coloca em xeque a nossa fé, mas Deus deixará tudo isso em pratos limpos.
No versículo 15 diz o seguinte “Estou convocando todos os povos dos reinos do norte", diz o Senhor. "Cada um virá e colocará o seu trono diante das portas de Jerusalém, virão contra todas as muralhas que a cercam e contra todas as cidades de Judá.” diz, Eis que convoco.
Estou convocando agora. (CONVOCAÇÃO SOLENE) As entradas das portas (Porta tem o sentido de abertura ou direção e simboliza nossas vontades e orientação para as entradas em nossas vidas.) Comumente não existiam praças nas cidades antigas da Terra Santa, então as portas eram os lugares de maior afluência de pessoas para encontros ou até negócios.
O lugar aberto do lado de fora das portas da cidade,
Este era o cenário dos negócios públicos a época como cita (Rute 4:1,11);
Ali os reis faziam justiça (I Reis 22:10).
O cumprimento desta profecia está registrada em Jr. 39:3.
Na verdade tudo era para dar publicidade ao ato.
Deus dará publicidade e colocará tudo as claras, Ele resolverá todos os problemas encobertos as claras diante de todos, e todos verão que Deus está agindo em favor de seu povo e terão que glorificá-lo.
O Encorajamento que Deus da ao Profeta é extensivo a nós também. 1:17-19. Cinge os teus lombos.
Prepara-te, (esteja em vigilância espiritual, alerta, orando, jejuando, alinhado com a palavra pois você deve fazer tudo que o Senhor ordenar e nesta comunicação não pode haver ruídos).
A caminhada deverá ser longa, vai demorar mais a vitória chegará.
Não te espantes, pois o que Deus te surpreenderá é preciso guardar a fé para não ser envergonhado.
Deus te colocará como baluarte (referencial) para todos a sua volta (as pessoas contarão a sua história), você será como uma Cidade fortificada (Coluna de Ferro e Muralha de Bronze, na época em as construções eram de madeira e barro).
Conforme Jeremias cap 1: 18.
Tendo uma Visão Profética em Meio a Crise Atual 1
Texto Jeremias 1: 4-12
Israel vivia um momento de declínio político, moral e religioso constante, culminando com o exílio Babilônico, este era o período do profeta Jeremias, um momento onde Assíria, Egito e Babilônia lutavam pelo controle do mundo conhecido, onde a Babilônia sai vencedora com Nabucodonosor o seu Grande Líder, isso tudo por volta ano 606 a 587. Naquele tempo um homem podia ser sacerdote por direito de nascimento, mas só era profeta por vocação divina e Yahweh chama Jeremias.
E neste tempo a voz profética cabe a nós, precisamos dela para anunciarmos a Jesus a este mundo, conforme Efésios 4:11.
NESTA PALAVRA DEUS NOS APRESENTARÁ 4 (QUATRO) Princípios para despertar em nós uma visão profética adormecida em meios as dificuldades da vida. O Primeiro princípio é ser escolhido, Meu querido amado irmão, todos os que servem ao Senhor são escolhidos por ele, (João 15:16) “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”, regozije-se por isto.
Primeiro DEUS É QUEM ESCOLHE, Deus escolheu você, por isto você esta aqui. Perceba Jeremias também foi escolhido leiamos Jer 1:5 "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". Mas Pr. Fatimo, isto foi no Antigo Testamento, perceba que um dos pilares do evangelho em nosso tempo é o texto de Mateus 28:19-20 “ Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". O Espírito está falando com você ele te escolheu. O Segundo princípio é entender quem eu sou, no livro de I Pedro 2:9 “ Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. “Eu sou, o que a bíblia diz que eu sou”,
É Preciso saber, entender e diferenciar o que era o ministério profético e o sacerdotal. Moisés era profeta falava direto de Deus para os homens (face a face) e Arão era Sacerdote falava dos homens a Deus (levava as necessidades humanas ao conhecimento de Deus). Naquele contexto, era separado ação de falar com Deus e de DEUS aos homens, em Cristo assumimos ambas as funções. Deus sonda o coração do homem conforme Rom 8:29 ele te conhece por dentro, fomos convocados as sermos semelhantes a Cristo,.
O segundo é SER SEMELHANTE A JESUS.
E ONDE SE ENCAIXA A VISÃO DE JEREMIAS NO VERSÍCULO 11, MAS POR QUE AMENDOEIRA?
O profeta Jeremias vai nos ajudar a entender o porquê da Visão da vara de amendoeira. Em Jeremias 1:11 “ Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira”. Na tradição Judaíca a amendoeira tem um peso grande e muita influência na questão de esperança em Num 17:8 diz “Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.”
A amendoeira é considerada a “despertadora” no pensamento hebraico. A amendoeira é a primeira árvore que desperta do sono invernal e floresce antes do fim do inverno. Daí vem seu nome em hebraico – shaked – palavra cuja raiz significa se apressar. Deus estava dizendo que velava sobre a Sua própria palavra para a cumprir. Velar significa vigiar, apressar, antecipar, estar desperto, estar de sentinela, cuidar atentamente. A palavra do Senhor não cairá por terra e não voltará vazia! Nessa passagem, Deus faz um trocadilho em hebraico; Shaked = vara de amendoeira; Shoked = estou vigiando para cumprir a minha palavra, eu cumpro o que prometi!
O Terceiro princípio É PRECISO SER COMO UMA AMENDOEIRA A amendoeira é anunciadora de boas notícias, Eu preciso ser portador (ANUNCIADOR) de boa notícias ou (boas novas, Gospel ou evangelho). As suas folhas mortas (vermelhas) tem propriedades terapêuticas, eu preciso levar a cura espiritual, emocional, ou física. Os seus frutos frutificarão na impossibilidade e durante todo o ano, as sementes ficam por meses boiando em águas salgadas do mar e quando chegam na terra florescem , ELA TAMBÉM FRUTIFICA O ANO INTEIRO, precisamos viver o impossível e levar vida onde existe apenas existia morte.
O quarto princípio É PRECISO ASSUMIR O SEU CHAMADO devemos ter coragem de assumir o chamado de Deus, não se importando com a idade ou o tempo de igreja, saiba que Daniel começou o seu ministério profético com 14 anos (Dan 1:4-5) e em 603 a.C. com 20 anos de idade, Daniel foi declarado governador da província da Babilônia e chefe supremo de todos os “sábios”. “Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; I Pe 2:9” E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; (Atos 2:17). “E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galiléia” (Mt 21.11). Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. João 14:12. Meu querido assuma o seu chamado e cumpra a vontade de Deus.
17.1.18
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...