31.1.16
COMO SER UMA ESCOLA BÍBLICA MULTIPLICADORA
A Igreja multiplicadora não pode desprezar os dois princípios básicos que estão intimamente ligados e relacionados com uma escola bíblica Multiplicadora que são:
Preparar cristãos para uma evangelização discipuladora, e Formar líderes discipuladores.
Em conformidade com o Plano diretor da Educação Religiosa no Brasil, “o funcionamento da educação deverá estar inserido no planejamento global estratégico da igreja”
É preciso despertar a intencionalidade de cada ato evangelístico e doutrinário dentro da Ecclesia, ou seja deixar claro a intenção de gerar discípulos.
Ampliando o pensamento educacional da igreja local é preciso deixar claro que todas as ações educacionais da Escola Bíblica Multiplicadora é transformar freqüentadores em discípulos e discípulos em líderes multiplicadores, para que isso aconteça o currículo paralelo da EBD não deve ser abandonado em detrimentos aos RDs e PGM, mas sim permitir que este currículo capacite e amplie o potencial de cada discípulo do corpo.
Não permitindo que a Escola Bíblica perca o seu viés pedagógico e educacional e nem o seu currículo cíclico de estudos das Escrituras Sagradas.
Membros ou Discípulos
Mt 9:35 – 38 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
36 E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
38 Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.
É interessante perceber que o Senhor Jesus já percebia a carência de pessoas qualificadas e empenhadas para realizarem a colheita, na verdade as pessoas precisam saber o como fazer, o por que fazer e o para que fazer.
Porque estamos aqui nesta manhã e para que estamos aqui, esta pergunta precisa ser respondida em nosso interior.
Membros tomam postura de sócios, muito são bem treinados e capacitados em sua vida profissional com formação acadêmica e carregam a grande ilusão que serão bem sucedidos no serviço do Reino, este treinamento não é suficiente para garantir o sucesso.
A garantia do sucesso da empreitada da obra de Deus é permitir que este membro torne um obreiro um discípulo, passe a se envolver de fato com as atividades discipuladoras passe a ter cheiro e identidade de ovelha isto sim dará a garantia do sucesso.
Igreja local ideal para forjar o caráter do Líder servo.
É preciso entender que toda capacitação oferecida fora da igreja local não é o alicerce do conhecimento mas deve ser encarado como complementação do treinamento oferecido na Igreja. Todos devem estar envolvidos com os Relacionamentos Discipuladores (RDs), Pequenos Grupos Discipuladores (PGMs) e paralelamente freqüentando suas classes da Escola Bíblica, para que possam entender a dimensão em que se vive e trabalha o líder servo. Por isso todo o foco do processo cognitivo deve ser o de formar um líder servo e não somente um líder.
Jesus se valia do convívio diário com seus discípulos e muitas da vezes pegando nas mãos de cada para os ensinar as peculiaridades de ser pescador de homens. “Mateus 4:19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”
No reino de Deus a liderança cresce lado a lado com o serviço, precisamos levar as pessoas além do batismo, precisamos entregar ao reino um discípulo multiplicador ou discípulo frutífero.
Sementes da Multiplicação
“E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles,...”
Jesus alerta que os campos estão prontos, mas onde estão os ceifeiros estão sentados dentro de templos e casas inertes esperando a hora do não sei o que...
A Escola Bíblica Multiplicadora tem por desafio dar ferramentas para que cada discípulo em ação nos RDs e PGMs estejam aptos e capacitados a suprir as demandas que irão aparecer em suas jornadas.
Para que a Igreja viva plenamente este momento a SEMENTE DA COMPAIXÃO E GRAÇA deve nascer em cada coração. “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias” JESUS CRISTO NÃO ERA EXCLUDENTE. O contato dele com cada pessoa permitia saber quais eram suas dores e necessidades.
Segundo a SEMENTE DA INTERCESSÃO POR LÍDERES, quem iria cuidar das pessoas pois eram muitas? “Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara” A ceara é de Deus então se faz necessário pedir a ele a mão de obra, perfeita e qualificada.
Terceiro a SEMENTE DO CUIDADO INDIVIDUAL, “Ora, um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus”. João 13:23. Nos Rds e PGMs você terá a oportunidade de amar e ser amado igual a Jesus.
Uma EB Multiplicadora permitirá que cada novo crente seja adotado por um discipulador para ir além do batismo, Ela vai Gerar UMA PATERNIDADE ESPIRITUAL. Ef 4:11-13
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,”
Isto evitará que nasça uma geração de líderes e discípulos estéreis, A EBD Multiplicadora fará com que líderes gere líderes multiplicadores.
E.B.D.M PRECISA CRIAR UMA CULTURA DISCIPULAR QUE FORME LÍDERES MULTIPLICADORES
O alvo principal da Escola Bíblica Discipuladora é formar bem os ceifeiros que o Senhor enviará a Seara, o DNA básico de uma EBD destinada a formar líderes multiplicadores foi apresentado que são as sementes da compaixão e graça, Vida de intercessão por mais líderes e paternidade espiritual.
A Escola bíblica com uma visão Discipuladora, como o coração da visão multiplicadora, precisa impulsionar para toda a igreja o sonho de liderar pessoas e de desenvolver RDs que sejam frutíferos.
O maior desafio está em reunir o conhecimento obtido na Escola Bíblica Discipuladora com a prática de liderança vivida no estilo de vida discipular.
Ser também o coração que impulsiona a visão multiplicadora, ensinando a revelação bíblica, entendendo que a qualidade da Escola Bíblica definirá a qualidade dos líderes da igreja.
CONCLUSÃO
A escola Bíblica com uma visão discipuladora cumpre seu propósito quando leva cada pessoa a amar e frutificar. João 13 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
A Educação cristã visa bombear para o corpo o oxigênio do amor por meio dos RDs e PGMs, para que ele chegue a cada pessoa, para que elas possam FRUTIFICAR, pois em João 15 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Desta maneira Deus transformará membros freqüentadores em discípulos multiplicadores.
TRABALHO BASEADO NO LIVRO ESCOLA BÍBLICA DISCIPULADORA – formando líderes multiplicadores – Marcos Paulo Ferreira – Missões Nacionais CBB
27.1.16
Hoje te um presentinho para você
Texto: Mateus 2:11.
Acredito aqui que todos nós concordamos que Jesus é o Senhor, é dono do ouro e da prata, pode curar, pode libertar, pode resolver qualquer tipo de situação, fico muito tranqüilo, pois sei que as pessoas em sua grande maioria acreditam nisto.
O Texto base diz que o menino Jesus recebeu presentes que simbolizam a sua grandeza, sua majestade e sua santidade.
O Ouro representava a sua realeza Jesus é Rei. O Incenso sua divindade Jesus é Deus. A mirra seu sacrifício Jesus morreu na cruz e ressuscitou.
Apesar de muitas pessoas admirarem estes presentes nos presépios expostos em shoppings, igrejas, praças públicas, escolas, universidades em todos os lugares, percebo que elas ainda não descobriram a importância deles para a sua própria vida. Muitas pessoas não tem vivido, a plenitude da vida abundante que Jesus planejou e projetou para cada uma delas, observe que apesar de Jesus receber todos esses presentes ele estava deitado em uma manjedoura em meio a um estábulo e não em um esplendoroso berço de marfim em um palácio real.
Você precisa entender que viver a plenitude da vida que Deus projetou e planejou para nós, não irá nos isentar de problemas e dificuldades que serão apresentadas a nós durante nossa caminhada de vida aqui na terra no mundo teremos aflições, mas sim viver estas situações e ser feliz em meio a elas.
Quando nos tornamos filhos de Deus recebemos do Senhor dádivas preciosas que vão nos ajudar a vencer estes momentos, assim como Jesus gosta de receber ele também ama nos presentear.
Quais são estas dádivas, vamos abordar apenas três que te darão um ponta pé inicial na certeza que existem muitos outros que Jesus já liberou para mim e para você.
Primeira dádiva a fé. Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” A Fé vem de Deus, diversas situações cotidianas em nossas vidas são superadas somente pela fé. Doenças, concursos, brigas, desafios e etc.
Segundo a Alegria Neemias 8:10 “Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Amado não importa o que ou quem tirou ou o que esta roubando a sua alegria entenda que ela vem de Deus.
Terceiro A Paz – João 14:27 “ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Como o mundo a tem procurado, mas só irão achar em Jesus pois também é dele. Entenda não reclame mas por falta de paz, peça a ele Ele já nos deu a sua paz. Ele diz a minha paz vos dou.
Tome posse, aproprie-se faça da maneira que quiser, grite, cante, mas peça a ele aquilo que ELE JÁ te deu.
O mundo ficará mais colorido e mais divertido para você, você vencera o mundo por que ele venceu, com certeza você também vencerá. João 16:33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
20.1.16
REPOSTADO A Grande comissão
Mateus 28: 16-20
Um grande encontro em lugar determinado por Jesus. Tudo se inicia com a obediência ao Mestre, Jesus havia determinado o local de encontro. Ele aparece no monte Tabor na Galiléia (575m) bem próximo do 40º dia após sua ressurreição. Este relato também encontramos em I Cor 15 de 4 a 8. A Cefas, aos 12, a 500 cristãos, a Paulo e hoje a você.
Amados a obediência é a fundamental para a pregação do evangelho.
Aquém devemos obedecer hoje:
Em 1º lugar aos pais, Ex 20:12. (Explicar) honre ao teu pai... A vida de sucesso cristã começa no lar, obediência gerada em amor. Satanás deseja destruir a primeira fase do crescimento do homem.
2 º Aos líderes carnais Ef 6:5 obedecei como a Cristo. Relação patrão e empregado é fundamental para o nosso crescimento espiritual. SUBMISSÃO RESPEITO HUMILDADE.
3 º Líderes Espirituais – Ef 4 11-13 – para o aperfeiçoamento dos Santos. No versículo 18 do texto de Mateus 28, o Mestre Jesus declara que ELE É DADO TODO O PODER NOS CÉUS E NA TERRA, a palavra Grega para poder e autoridade representada no texto EXOUSIA que significa autoridade, poder próprio, poder de reger e governar, Aleluia todo poder pertence a Ele. Nenhuma autoridade citada acima esta acima do Senhor Jesus.
Amados a Igreja precisa obedecer aquele que detém todo o poder, você precisa obedecer a Ele. Ele diz no versículo 19 de Mateus 28, indo e fazendo. Quantos discípulos você já formou? Indo e fazendo discípulos. É chegado o tempo de você frutificar, amado é hoje.
Mas como é possível saber de tudo isso e ainda não frutificar? CONTINUAR IMPRODUTIVO.
A resposta se encontra no livro de Lucas cap 18 v18 ao 30. O Jovem rico O Mestre Jesus encontra um jovem que aos olhos da sociedade da época reunia todas as condições para herdar a vida eterna e passar a ser um discípulo de Jesus. Mas o que faltava? O Jovem sabia e cumpria todos os pré requisitos humanos ele praticava e os tinha, vers 21 de Lucas 18.
Mas ainda lhe faltava uma coisa, Jesus diz para você nesta noite ainda te falta uma coisa.
Amado você precisa deixar a sua própria vida para seguir a Jesus, querido larga tudo. Seus SONHOS, EGOÍSMOS, ACHIMOS, RAZÃO, VERDADES, LARGA TUDO. Sabemos que nem todas as pessoas são ricas como aquele jovem, mas a riqueza daquele rapaz representava o mundo em nós, vers 24 Mas existe uma afirmativa na I epístola de João 2:15, que todos que estão sem Cristo amam ao mundo e tudo que nele há. Não ame o Mundo, renúncie tudo pelo amor de Cristo, pela sua verdade, por sua obediência é como o dilema do amor daquele jovem por sua riqueza. Você esta disposto a renunciar tudo e ter uma nova postura diante do cordeiro? LARGUE TUDO E VENHA PARA JESUS.
O versículo 30 de Lucas 18 diz que quem fizer desta maneira receberá muito mais neste mundo e no mundo vindouro.
Assinar:
Postagens (Atom)
VALE A PENA?
TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...

-
Texto: Lucas 24: 47 - 49 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais...
-
Texto: II Timóteo 1:7 O apóstolo Paulo no 1º versículo da II carta escrita a Timóteo, inicia seu texto realizando sua ap...
-
Texto Base : Lucas 7: 36 a 50. “Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco...