30.8.09


Cada passo Andre e Tiago Arrais

Eu nunca fui aquele filho que você sonhou
sempre fugi do seu olhar;
Mas cada vez que lembrava do seu imenso amor
Eu começava a chorar

Mas mesmo assim sempre me amou demais
Na vergonha do meu erro me acolheu
Junto para o lado seu
me escolheu

Em cada passo que eu der em cada estrada que eu trilhar
Todo caminho que escolher a sua mão me guiara
E cada vez que eu desviar Senhor me ajude a te encontrar
Pois cada vez que me chamar eu quero seguir

Mesmo quando eu esqueço o que o Senhor falou
Sua palavra mostrará
E sigo em frente caminhando com muita oração
pra ver se vai escapar

Mesmo ali eu sei que cuidará de mim
Faca chuva faca sol sempre estarás
Pronto a me amparar, me iluminar

Em cada passo que eu
der em cada estrada que eu trilhar
Todo caminho que escolher
a sua mão me guiara

E cada vez que eu desviar
Senhor me ajude a te encontrar
Pois cada vez que me chamar
eu quero seguir

Sabendo que tudo posso em Seu poder
escolho crer
Debaixo de suas asas quero estar

Em cada passo que eu der em cada estrada que eu trilhar
Todo caminho que escolher a sua mão me guiara
E cada vez que eu desviar Senhor me ajude a te encontrar
Pois cada vez que me chamar eu quero seguir.

Cd com uma pegada forte e jovem nas cordas, boa pedida para curtir numa tarde de sábado, Cd pop Muito bom vale a pena conferir. Em cada passo...

11.8.09


Muito Preocupante

Acredito não somente Eu, mas grande maioria dos cristãos brasileiros, ou até mesmo mundial, imaginariam que satanás iria utilizar da ferramenta do governo, como forma de perseguição, para bloquear o acesso dos cristãos aos templos de forma à impedi-los de adorarem a Deus em coletividade, mas como a serpente é astuta e voraz utilizou-se de uma artimanha muito eficiente que é este vírus H1N1 (chamo de um novo gafanhoto ceifador de vidas), amados devemos levantar um clamor ao Senhor dos EXÉRCITOS para que Ele afaste de vez este novo tipo de gafanhoto que vem roubar a nossa paz, nossa saúde e nossas vidas. Queridos irmãos entremos em concordância em oração para que o Senhor repreenda de vez esta maldição, busquemos a presença do Deus Santo em jejum, quebrantamento e sinceridade, para que Ele se compadeça de nós (leia II Cron 7 V 14). Leia a carta abaixo com bastante atenção.
carta do Presidente da CBP (Convenção Batista do Paraná).

Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.? Gl 6:10. Amados irmãos em Cristo Nas últimas semanas estamos acompanhando a pandemia através do vírus A(H1N1) causador da gripe suína. Nesta semana a Secretaria de Educação doParaná cancelou as aulas em todas as escolas estaduais, prorrogando apartir de hoje esta data até o dia 17 de agosto. Em Curitiba, e outras grandes centros urbanos de nosso estado (ex. Londrina, Cascavel, Foz doIguaçu) já são alarmantes os números de óbitos ou casos suspeitos decontaminação pelo vírus. Algumas igrejas batistas por já terem sofrido com óbitos de irmãos queridos ou por compreenderem a necessidade de prudência neste momentoatípico, cancelaram os cultos de grande acesso de público a fim de diminuir a incidência de transmissão do vírus. Nesta semana tivemos uma palestra nas dependências da CBP com o irmão Newton Duarte, membro da I.B. do Bacacheri - Curitiba, médico daSecretaria de Saúde do Paraná. O doutor Newton nos informou sobre as principais características do vírus influenza. A H1N1 e de cautelas necessárias neste momento de grande mobilidade do vírus em nosso estado. Os irmãos podem acessar esta palestra no link http://ibb.org.br/mensagem/. Como líderes e formadores de opinião entendemos nossa responsabilidadede informar adequadamente o povo batista paranaense dos fatos que afligem a saúde pública de todo o país. Precisamos nos informar para nos prevenir!!! Sugerimos também o site da Secretaria de Educação do Paraná http://www.diaadia.pr.gov.br/gripe/ . Este link tem vídeos informativos sobre este tema. Conclamamos os batistas deste imenso Paraná para clamar a Deus por misericórdia, sabedoria e proteção. Interceder por consolo para aqueles irmãos nossos, amigos, conhecidos que sofrem com a perda de entes queridos, vitimas desta calamidade. Que o Senhor nos guarde e nos dê a paz neste tempo!!!

Pr. Hilquias da Anunciação Paim Presidente da CBP Lidiane X. I. QuerinoCoord. Adm. da CBP http://br.mc1105.mail.yahoo.com/mc/compose?to=cbp@batistasparana.org.br(41) 3362-7878 r. 21

Segue um estudo positivo e proveitoso sobre a Influência da Música na Igreja. (Não deixe de buscar as referências)

MÚSICA

A música sempre teve um papel importante na adoração a Deus.

Há muito tempo atrás, no início da Criação: “as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam.” (Jó 38:7).

A música hebraica era predominantemente vocal. Havia bem poucos instrumentos nos primeiros dias de sua história. A voz humana era o instrumento mais acessível e popular com o qual a música podia ser feita.

A primeira menção bíblica de música e cânticos encontra-se em Gênesis 31:27 e associa-se com a expressão de júbilo. A adoração com cânticos é primeiramente mencionada em Êxodo 15:1-21. Moisés e os filhos de Israel cantaram ao Senhor, Miriã e todas as mulheres, com pandeiros e danças, responderam ao cântico de Moisés.

-A escavação do poço em Beer foi celebrada com cânticos (Nm 21:17,18).
-As mulheres de Israel celebraram a vitória de Davi sobre Golias com cânticos (1 Sm 18:6,7).
-Os discípulos cantaram hinos juntos. (Mt 26:30; Mc 14:26).
-Paulo e Silas cantaram louvores a Deus na prisão (At 16:25).
-O Apóstolo Paulo instruiu a Igreja com relação aos cânticos ungidos. Eles deveriam cantar:
a. Salmos (os Salmos musicados).
b. Hinos (cânticos de louvor a Deus).
c. Cânticos Espirituais (cânticos espontâneos dados pelo Espírito).

-Quatro mil levitas louvaram ao Senhor com instrumentos quando Salomão foi levantado como rei sobre Israel.

“E os filhos de Israel... celebraram a festa dos pães asmos sete dias com grande alegria: e os levitas e os sacerdotes louvaram ao Senhor de dia em dia, com instrumentos fortemente retinintes ao Senhor.” (2 Cr 30:21).


“E disse Davi aos príncipes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, para que se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria”. (1 Cr 15:16).


É obvio que a música e os cânticos são uma parte vital do louvor e adoração a Deus. Isto é retratado em toda a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Hoje em dia ainda é assim. É uma expressão vital, gloriosa e positiva de louvor a Deus.

Quero chamar sua atenção neste ponto: “A música e os cânticos para o louvor da glória de Deus”. Você pode entender isso?

Ela é exclusivamente para Deus.
“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém”. (Rm 11:36)
SATANÁS E A MÚSICA

É também verdade que Satanás usa a música de uma forma muito eficiente para alcançar os seus propósitos. Antes de sua queda, Lúcifer era um chefe dos músicos. Ezequiel 28:13 nos diz: “a obra dos teus tambores e de teus pífaros estava em ti: no dia em que foste criado foram preparados.” Lúcifer era um músico mestre. Ele deveria usar a música para a glória de Deus, mas quando se rebelou contra o Senhor foi expulso do Céu. Ele começou a usar a música para o mal ao invés do bem. Ele até os dias de hoje tem feito isto e muitos de nós temos caído nas garras dele.

Quando Moisés voltou do seu encontro com Deus na montanha, ele descobriu que os filhos de Israel haviam se afastado de Deus e voltado à adoração de ídolos. Estavam dançando e cantando ao redor do bezerro de ouro. O som de suas músicas era tão confuso aos ouvidos de Moisés que ele não podia discernir imediatamente o significado daquele som.

Este tipo de música, cheio de confusão, tem a marca registrada de Satanás, pois ele é um enganador. Muitas músicas modernas estão repletas de confusão. Transtornam e perturbam as pessoas.

Nabucodonosor, rei da Babilônia, usava instrumentos musicais de várias espécies para induzir as pessoas à adoração da imagem de ouro que ele havia erigido (Dn 3:5-7).

A música devota, piedosa tem um efeito exatamente oposto. Ela acalma ao invés de confundir. Talvez ela nos motive, mas nunca faz com que percamos o controle das nossas emoções. Ela nos fortalece, ao invés de nos enfraquecer.


A dança sedutora da filha de Herodias o seduziu tolamente Herodes que ordenou a morte de João Batista (Mt 14:6).

“Herodes sucumbiu à música. Ele havia prendido e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão, porquanto João lhe dizia: Não te é permitido viver com ela. Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo, porque este o considerava profeta. No aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu sob juramento dar-lhe o que ela pedisse”. (Mt 14:6)

A música pode influenciar a vida das pessoas a ponto de nos fazer tomar decisões tanto para vida quanto para morte.

A música satânica inspirada da Babilônia será finalmente destruída quando a cidade da Babilônia for derribada. O som de sua música não mais será ouvido. (Ap 18:22).

A MÚSICA NA ADORAÇÃO A DEUS

O Espírito Santo também pode usar a música para a glória de Deus e para a edificação das pessoas.

Observe o poderoso efeito terapêutico que a música ungida tinha sobre Saul (1 Sm 16:23). Davi havia sido ungido por Deus (vv.13). Ele era um músico habilidoso e um grande compositor. Quando tocava sob a unção do Espírito, o espírito maligno se retirava de Saul, o qual passava a se sentir renovado e melhor.


Aqui você pode perceber a influências que a música têm sobre a vida de uma pessoa. Mas a um ponto importante a se destacar. Davi estava submisso à vontade de Deus e a todo tempo sendo usado pelo Espírito Santo. Deus não ungiu a harpa que Davi tocava. Deus ungiu a Davi e com isso a unção estava sobre Davi e não no seu instrumento.

Precisamos ter cuidado pois Satanás tem se aproveitado dessa idéia de que a unção está nos instrumentos que usamos e não sobre nós. E dessa forma muitos de nós somos enganados por ele.

Quando Josafá precisou de um profeta numa ocasião de crise nacional, ele chamou Eliseu. O profeta chamou um músico. “E sucedeu que, tangendo o tangedor, veio sobre Eliseu a mão do Senhor. E disse: Assim diz o Senhor...” (2 Rs 3:11,15,16).

O rei Davi designou 4.000 homens para que profetizassem com harpas, saltérios e címbalos (1 Cr 25:1).

Foi somente quando Israel estava em cativeiro na Babilônia que eles cessaram de cantar e tocar. (Salmos 137). Quando os seus captores babilônicos os incitavam a que cantassem, replicavam: “Como entoaremos o cântico do Senhor em terra estranha?”

Somente quando a Igreja está em cativeiro espiritual que a sua música ungida cessa. Refiro-me a Igreja como um todo e a Igreja que você é templo do Espírito Santo. Quando este cativeiro é rompido e as pessoas novamente se libertam, a música, os cânticos, o louvor e as danças e os risos são todos restaurados.

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: O senhor fez coisas grandiosas por este povo. Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”. (Sl 126:1,2).


VOCÊ: INSTRUMENTO NAS MÃOS DE DEUS

Se hoje Deus chegasse até você e te tocasse, o som que sairia de você teria que tipo de influência na vida das pessoas? Espíritos malignos bateriam em retirada? A melodia ajudaria o seu pastor a ministrar a igreja? A curar?

São perguntas que a todo instante nós devemos fazer. A música não foi feita para atrair pessoas ou para produzir espetáculos que na verdade não fazemos para Deus e sim fazemos para satisfazer um prazer que temos. Enchemos a Igreja e quando o “show” acaba todos vão para casa sobre a influência de uma música que não trouxe edificação nenhuma para Igreja e muito menos para nós. Só um prazer de gritar, pular, dançar e só.

Os cânticos da Igreja Primitiva eram louvores ao Senhor. O seu objetivo primário nos cânticos era louvar e engrandecer a Deus. Não cantavam para causarem um impacto ou para entreterem os outros. Os seus cânticos não eram centralizados no homem. Eram dirigidos a Deus, para o Seu prazer somente. Este tipo de música e cânticos ungidos, dirigidos a Deus com louvor e adoração é muito raro na Igreja hoje. Contudo, Deus está restaurando este ministério ao Seu povo.

-A Igreja é baseada em relacionamentos e não em espetáculos.
-A Igreja não precisa de música nem de instrumentos musicais para sobreviver.
-A Bíblia nos desafia a viver na simplicidade que Jesus viveu e precisamos aprender esse caminho.
ONDE ESTÁ A GERAÇÃO PARA ENSINAR A TRANSMITIR A ADORAÇÃO A DEUS ???

Estamos preocupados em ter o melhor som, o melhor equipamento, instrumentos de última geração, excelentes músicos que por sua vez são “só” músicos. Nos tornamos animadores de igreja e colocamos pessoas no altar para ministrar e cantar sem qualquer envolvimento com o reino e com o Senhor pois o envolvimento que possuem é somente a música. Experimentemos tirá-los de suas posições e veremos o que realmente são.

Sempre ouvimos isso em todas as Igrejas: “..temos que ter cuidado, o mundo está entrando na igreja....”

Nós não devemos temer o mundo, somos a igreja de Cristo o filho do Deus vivo. O Deus de Abraão, Isaque e Jacó estão conosco. Aleluia!!!

“O mundo precisa estar é com medo com que a Igreja vai fazer quando entrar nele e não nós”

O que fazer com esta geração que está surgindo agora e que está vendo tudo isso?

Como igreja nós não podemos negligenciar:

-A Adoração a Deus;
-O conhecimento do poder de Deus;
-E o conhecimento do próprio Deus;

O desafio está lançado e está em Salmos 78.
“Povo meu, escute o meu ensino; incline os ouvidos para o que eu tenho a dizer. Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado; o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez. Ele decretou estatutos para Jacó, e em Israel estabeleceu a lei, e ordenou aos nossos antepassados que a ensinassem aos seus filhos, de modo que a geração seguinte a conhecesse, e também os filhos que ainda nasceriam, e eles, por sua vez, contassem aos seus próprios filhos. Então eles porão a confiança em Deus; não esquecerão os seus feitos e obedecerão aos seus mandamentos.”

Se queremos influenciar este mundo com a música que vem do céu e transformar a vida daqueles que trabalham com a música na Igreja só há um remédio:

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” (2 Cr 7:14)



Que Deus te abençoe e possa ouvir de você a música que Ele quer ouvir.

Wenderson A. da Silva
Ministro de música
PIB em Parque Amorim – Belford Roxo.

VALE A PENA?

  TEXTO: Lc 5: 15-25 Pense comigo nesta situação, um amigo que você preze muito não tem conhecimento de Jesus e nem recursos para ir ao en...